Traduzir

Rádio Graciosa


19 outubro 2018

Resumo Semanal de 15 a 19 de Outubro de 2018

 
Unidade de Saúde da Ilha Graciosa promoveu o II Mercado da Saúde

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa promoveu nos próximos dias 16 e 17 de outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o II Mercado da Saúde.
Localizado na entrada da unidade de saúde, o Mercado da Saúde tem como objetivo reforçar junto da população, a importância do consumo de hortofrutícolas frescos, de produção local, que respeitem a sazonalidade e como tal, mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.






Dormidas subiram 9% em Agosto

Na Graciosa, foram registadas 2.417 dormidas em Agosto, representando um aumento de 9%, em comparação com as 2.218 dormidas verificadas no mês homólogo de 2017. Em Agosto, a taxa de ocupação na hotelaria Graciosense foi de 44,6%, uma variação homóloga de 3,7%, enquanto que a estada média desceu 2,3%.
De janeiro a agosto de 2018, as dormidas na região, registaram uma variação homóloga negativa de 0,3%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Agosto, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Corvo e do Pico, com variações respetivamente de, 25,2% e 4,3%. As ilhas da Terceira, de São Miguel, da Graciosa, do Faial, de Santa Maria, das Flores e de São Jorge, apresentaram variações negativas respetivamente de, 0,1%, 0,3%, 0,3%, 1,4%, 3,1%, 3,7% e 4,9%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, a redução de 0,3% registada na hotelaria graciosense, entre Janeiro e Agosto deste ano, resulta de menos 36 dormidas, ao passar das 11.038 de 2017, para as 11.002 dormidas deste ano.
No mesmo período, os proveitos totais foram de 416.103 euros, dos quais 34.874 euros de proveitos na restauração e 381.229 euros de proveitos de aposento.








Três propostas açorianas vencedores do Orçamento Participativo de Portugal e duas delas terão execução na Graciosa

Na segunda edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP), foram 3 as ideias açorianas vencedoras, que serão executadas em várias ilhas entre elas a Graciosa.
O projeto “Criação do Centro de Informação, Mediação e Arbitragem da Região dos Açores”, proposto por um grupo de 18 cidadãos, dispõe de uma verba de 300 mil euros e vai ser implementado em todos os municípios da Região.
Nas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, com uma dotação de 100 mil euros, vai ser executada a proposta “Filosofia para Crianças e Adolescentes: um instrumento potenciador de inclusão social”, apresentada por Ana Lúcia Ribeiro.
A terceira proposta açoriana vencedora do OPP 2018, denominada “Do Povo para o Povo - Centro de Interpretação Francisco de Lacerda”, foi apresentada por Filipa Lacerda, António Manuel e Alexandre Coelho, tem um orçamento de 200 mil euros e vai ser executada nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Faial.




Câmara Municipal aprovou apoios financeiros no valor de cerca 30 mil euros

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, reunido nos Paços de Concelho, aprovou vários apoios.
Entre eles destaca-se 24 mil 615 euros de apoios a coletividades da ilha, que concluíram as suas candidaturas aos apoios anuais do município. Estes apoios foram aprovados por maioria, pois os vereadores do PSD optaram pela abstenção, tal como já o fizeram anteriormente, como forma de protesto pelo fato de um vereador do PSD não fazer parte da comissão de análise. Recentemente saiu um dos membros efetivos, tendo a vice-presidente Conceição Cordeiro explicado que, tal como diz o regulamento, o membro foi substituído por um suplente, pelo que não houve necessidade de proceder a nomeação de novos membros.
Também por maioria, com abstenção do PSD, foi aprovado apoio de 6 mil euros à Academia Musical da Ilha Graciosa.




Abatidos 455 bovinos para consumo público até Agosto

No Matadouro da Graciosa, foram abatidos 455 bovinos, para consumo público até Agosto.
Os dados do Serviço Regional de Estatística, revelam ainda que o número de abates registados, resultou em cerca de 109 toneladas de carne.
O mês com mais abates foi Julho, com um total de 109 bovinos, seguindo-se Junho com 81 bovinos. Janeiro continua a ser o mês com menos abates, com registo de apenas 24 bovinos abatidos.




Secretário Regional da Saúde reconheceu que há melhorias a fazer na Unidade de Evacuações Aéreas nos Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou na Horta, que serão implementadas todas as normas e procedimentos para reforçar, cada vez mais, a eficácia da Unidade de Evacuações Aéreas nos Açores.
“Há melhorias a introduzir no sistema, melhorias de comunicação e melhorias de procedimentos, reforçando aquilo que eventualmente não esteja bem”, frisou Rui Luís, que falava na Assembleia Legislativa.
Numa referência às evacuações que ocorreram a 2 de fevereiro de 2017, reafirmou que foi uma situação que não correu bem, entre milhares de evacuações que correram bem antes e depois daquela data.
O Secretário Regional garantiu que será feita uma reflexão em conjunto com os profissionais que estão envolvidos nesta área, com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, com os centros de saúde e com a Unidade de Evacuações Aéreas, para reforçar medidas a implementar no sistema.
O titular da pasta da Saúde salientou ainda que é da sua competência intervir quando algum serviço não está a funcionar e tentar corrigir.
“Por vezes, quando as coisas não estão a funcionar o Secretário tem de intervir, e vai continuar a intervir” frisou.
“Não posso deixar de exercer o meu poder tutelar sobre a administração”, acrescentou Rui Luís salientando que uma das prioridades para melhorar o sistema de evacuações é a formação.





Graciosenses emigrados na América reúnem-se para o 15º Convívio Graciosense

O Campo do Espírito Santo, em Lowell nos Estados Unidos da América, acolhe novamente, este Sábado, o jantar "Convívio Graciosense" para celebrar o nome da Ilha Graciosa.
O evento que vai já na 15ª edição, tem este ano a banda convidada é os “Kontrabanda”, que se desloca da Graciosa para esta atuação. O evento vai contar também com as tradicionais modas de viola.
O município de Santa Cruz da Graciosa será representado pelo seu Presidente Manuel Avelar Santos.
A autarquia apoia sempre esta iniciativa, com o envio de produtos típicos graciosenses.




PS fez aprovar voto de pesar pelo falecimento de Victor Lobão

José Ávila, deputado regional eleito pela Graciosa, apresentou, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, um Voto de Pesar pelo falecimento do Graciosense Victor Manuel da Silva Gil Lobão (1934-2018).
“Homem livre, frontal e de espírito critico”.



Assembleia Legislativa aprovou voto de pesar pelo falecimento de Manuel Bettencourt Ramos

O voto de pesar destaca um homem que “desde cedo e após a formação básica demonstrou uma enorme curiosidade e interesse pela eletrónica e radiodifusão” e que foi imprescindível para o bom funcionamento das comunicações na Ilha Graciosa.
Em 1969 proporcionou à população Graciosense a primeira experiência televisiva com a construção e instalação de uma antena de receção de sinal na Casa dos Romeiros, no Monte da Nossa Senhora D´Ajuda, onde algumas dezenas de pessoas viram em direto a chegada do homem à lua, através do sinal emitido pela cadeia de televisão do Exército Americano.
Em 1975 foi o responsável pela instalação e manutenção do primeiro retransmissor da RTP/Açores.
No âmbito da participação cívica foi um dos fundadores da concelhia do PS na Graciosa e ainda candidato à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, nas eleições autárquicas de 1982, sendo eleito vereador, cargo que desempenhou até 1985, onde entre várias propostas se destaca a atribuição de bolsas de estudos a jovens que queriam prosseguir formação superior.
Foi ainda eleito deputado à Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa em 1985,1989 e 1993.

Foi ainda mesário da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, membro do conselho de administração do Hospital da Graciosa e fundador do Lions Clube.

Twitter Facebook Favorites More