Traduzir

Rádio Graciosa


17 outubro 2018

Campanha SOS Cagarro já arrancou

Entre 1 de Outubro e 15 de Novembro de 2018 decorre mais uma campanha SOS Cagarro, em todas as ilhas dos Açores.
SOS Cagarro é atualmente a maior e mais regular campanha de conservação da natureza e de educação ambiental do país e decorre desde 1995.
As brigadas científicas, organizadas pelos Parques Naturais de Ilha, por organizações não governamentais e por outras entidades, coligem dados relevantes que são usados pelos cientistas para se definirem estratégias mais eficazes para a conservação da espécie.
Este ano, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, no âmbito da campanha SOS Cagarro, vai distinguir os cidadãos e entidades que mais contribuam para o salvamento destas aves marinhas, através da atribuição do galardão ‘Cagarro D’Ouro’.
Os Açores acolhem todos os anos cerca de 200 mil casais de cagarros, que utilizam as ilhas do arquipélago entre Abril e Outubro para se reproduzirem.
Estas aves, que formam inúmeras colónias de nidificação nas falésias costeiras dos Açores, representam 75% da população mundial da espécie, que também se reproduz nos arquipélagos da Madeira e das Canárias e nas Berlengas.
Em 2017, a campanha SOS Cagarro permitiu salvar 2.839 aves em todo o arquipélago dos Açores.

Esta é uma iniciativa coordenada e dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, operacionalizada pela Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha, contando com o apoio da Azorina na vertente de educação ambiental.

Twitter Facebook Favorites More