Traduzir

Rádio Graciosa


19 outubro 2018

Assembleia Legislativa aprovou voto de pesar pelo falecimento de Manuel Bettencourt Ramos

Manuel José Ramos, deputado eleito pela Graciosa, apresentou em nome do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, um voto de pesar pelo falecimento do Graciosense Manuel Bettencourt Ramos.
O voto de pesar destaca a formação do guadalupense em Técnico de rádio, televisão, som e controlos eletrónicos, pelo Instituto de Rádio e Televisão de Hollywood dos Estados Unidos da América, efetuando os exames na Base Americana das Lajes e também fez o curso de Técnico de Telecomunicações Aeronáuticas, passado pela ANA – Aeroportos e Navegação Aérea.
Um homem que “desde cedo e após a formação básica demonstrou uma enorme curiosidade e interesse pela eletrónica e radiodifusão”.
A sua carreira profissional teve início no Rádio Farol, da ilha Graciosa, um serviço de apoio à navegação aérea no Atlântico, cuja principal tarefa era a manutenção dos equipamentos de rádio ajuda aeronáutica, sob a tutela do Exército Americano, passando mais tarde para a dependência do Exército Português e, nos anos 80, para a ANA.
Manuel Bettencourt Ramos, foi fundador da equipe de futebol do Sporting Clube do Guadalupe e membro da Direção daquela instituição em vários mandatos.
Em 1969 proporcionou à população Graciosense a primeira experiência televisiva com a construção e instalação de uma antena de receção de sinal na Casa dos Romeiros, no Monte da Nossa Senhora D´Ajuda, onde algumas dezenas de pessoas viram em direto a chegada do homem à lua, através do sinal emitido pela cadeia de televisão do Exército Americano.
Neste mesmo local promovia serões com a população, onde discutiam assuntos da atualidade e se alargava a visão sobre o mundo, através do sinal de televisão, numa altura em que a ilha vivia quase isolada, ligada ao exterior, apenas pelas ondas da rádio e por um navio que ali aportava de 15 em 15 dias.
Em 1975 foi o responsável pela instalação e manutenção do primeiro retransmissor da RTP/Açores.
No âmbito da participação cívica foi um dos fundadores da concelhia do Partido Socialista na ilha Graciosa e ainda candidato à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, nas eleições autárquicas de 1982, sendo eleito vereador, cargo que desempenhou até 1985, onde entre várias propostas se destaca a atribuição de bolsas de estudos a jovens que queriam prosseguir formação superior.
Foi ainda eleito deputado à Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa em 1985,1989 e 1993.
Foi ainda mesário da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, membro do conselho de administração do Hospital da Graciosa e fundador do Lions Clube.
A colaboração do Sr. Ramos, como era conhecido, foi imprescindível para o bom funcionamento das comunicações na Ilha Graciosa, nomeadamente as comunicações navais, e prestava-se a reparar e a manter outros equipamentos, como é o caso da radiologia do Centro de Saúde e até mesmo as máquinas de projeção de filmes, colaboração esta que, na maioria das vezes, era prestada a título gratuito.
Foi também um homem das artes, com grande interesse pela música, literatura e colecionismo. Autodidata musical abrilhantou vários serões na freguesia do Guadalupe ao som do seu acordeão.

Faleceu a 1 de setembro de 2018, em Ponta Delgada, com 82 anos, pouco tempo depois de ter visitado, pela última vez, a sua terra natal e os seus conterrâneos que tanto amava.

Twitter Facebook Favorites More