Traduzir

Rádio Graciosa


20 setembro 2018

Chumbado projeto de resolução do PSD que exigia a realização de ligações marítimas diárias da Atlânticoline no Grupo Central

Na agenda parlamentar do plenário de Setembro da Assembleia Legislativa dos Açores, o primeiro depois das férias de verão, consta três projetos de resolução do PSD, sendo que um deles exige a realização de ligações marítimas diárias da Atlânticoline no Grupo Central.

João Costa, deputado do PSD, eleito pela Graciosa, disse “ser infelizmente recorrente” trazer à Assembleia assuntos importantes para o desenvolvimento e futuro da Graciosa.
O deputado graciosense afirmou que o Governo PS disse “ausente”, quando os graciosenses estavam com expectativas com a chegada dos novos navios em 2010 e o mesmo se passou em 2012, apesar do anúncio de que iriam servir o Grupo Central.
Os graciosenses continuam de fora da Linha Lilás e continuam sem ver cumpridas as suas expectativas, de uma rede de transportes que fomente o mercado interno, denunciou João Costa, prevendo que o mesmo se vai passar cm a aquisição do novo navio.
O projeto de resolução foi chumbado pela maioria PS, com votos a favor dos restantes partidos, nomeadamente, PCP, BE, PSD, CDS e PPM.



Da bancada socialista, o deputado Ricardo Ramalho afirmou que os “Graciosenses constatam significativa melhoria nos transportes e acessibilidades à ilha”.
Na sessão plenária onde foi debatido o tema das ligações marítimas diárias da Atlanticoline a todas as ilhas do Grupo Central, o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, disse que “os graciosenses têm vindo a constatar, com enorme agrado e satisfação, uma significativa melhoria nos transportes e acessibilidades à ilha, nomeadamente, através do aumento de frequências, melhoria de horários e aumento de disponibilidade de lugares”.
Ricardo Ramalho realçou alguns factos: “Nos últimos anos, a Graciosa teve um aumento de escalas dos navios da Atlânticoline superior a 56 %, visto que em 2013 a ilha teve 53 escalas e no presente ano estão programadas 83, compreendidas entre 4 de maio e 26 de setembro, o que na prática significa que a ilha Graciosa será escalada em 2018 por um navio da Atlânticoline, em média, a cada 1,7 dias”.
Para além do “aumento do número de escalas” nos transportes marítimos, o parlamentar salientou a importância da programação deste ano ter tido, mais uma vez, em “consideração as maiores festas da ilha, ou seja, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.
Ricardo Ramalho garante que “a ilha Graciosa tem melhorado as suas acessibilidades, quer ao nível dos transportes aéreos, quer ao nível dos transportes marítimos de passageiros”, tal como demonstram os dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores: “Se formos comparar, por exemplo, o número de desembarques de passageiros entre os anos de 2006 e 2017, verifica-se que há um aumento superior a 47% no número de passageiros desembarcados”.
Para Ricardo Ramalho “este dado demonstra bem a evolução que se tem verificado nesta matéria nos últimos anos, desmentido assim aqueles que, nesta casa e na ilha Graciosa, só sabem puxar a Graciosa para trás”. No entanto, o deputado graciosense garante que “o Partido Socialista está e estará sempre inconformado com os seus próprios resultados e por isso trabalhará, junto com os graciosenses, para que seja aperfeiçoado o que for necessário aperfeiçoar, e alterará o que tiver que ser alterado para que a Graciosa continue a melhorar as suas acessibilidades aéreas e marítimas”.




Twitter Facebook Favorites More