Traduzir

Rádio Graciosa


03 agosto 2018

Resumo Semanal de 30 de Julho a 3 de Agosto de 2018

Exposição "Profiles" vai promover Graciosa

Profiles é um projeto de arte dedicado à Graciosa, realizado por Premiata Ditta com a colaboração dos habitantes da ilha.
A exposição consta de 10 cartas fotográficas, dos quais 8 de casas graciosenses, mostrando que apesar de ser uma ilha no meio do Atlântico, a Graciosa faz parte também do fenómeno da globalização, pois á Ilha chegam produtos de todo o Mundo.
O projeto evoluirá depois para a edição de um livro, em que estarão também uma série de entrevistas feitas aos graciosenses, estando garantida exposição em Lisboa e Milão.
Este projeto é a primeira residência critiva que se realiza na Graciosa.




Associação Equestre Graciosense apura-se para Taça de Portugal de Dressage

O cavalo "Iuca" sagrou-se campeão regional na categoria de cavalos com 5 anos, tendo a égua "Handalusa" obtido o titulo de campeã regional, na categoria de 6 anos.
O professor da Associação Equestre Graciosense, Diogo Raimundo, montou os dois cavalos vencedores, que estão agora apurados para a final da Taça de Portugal.




Primeiro jogo entre equipas da Graciosa para o Campeonato de Futebol dos Açores será a 28 de Outubro

Os representantes dos clubes da Graciosa deslocaram-se a São Miguel, para a realização do sorteio.
Os primeiros jogos das equipas graciosenses serão, o Graciosa em deslocação a casa do Lusitânia, o Marítimo recebe o Fontinhas e o Guadalupe vai a casa do Águia.
O primeiro jogo entre equipas graciosenses realiza-se a 28 de Outubro, na 4ª jornada, entre Guadalupe e Marítimo, seguindo-se o jogo Graciosa-Guadalupe no dia 25 de Novembro.




Juntas de Freguesia recebem apoios de Eco-Freguesia

As Juntas de Freguesia da Graciosa receberam verbas da Direção Regional do Ambiente, de apoio ao Programa Eco-Freguesia, galardão ostentado pelas 4 autarquias da Graciosa.
Conforme publicação do Jornal Oficial, a Junta de Freguesia de Guadalupe recebe 2.300 euros, a Junta de Santa Cruz 2.325 euros, a de São Mateus 2.750 euros e a autarquia da Luz recebe 4.550 euros.



Bote Serra Branca ganhou 2º lugar na regata de remo do cais de Agosto

A Regata de Botes Baleeiros Cais Agosto, Campeonato de Botes Baleeiros do Pico 2018, decorreu no sábado, dia 28, em São Roque do Pico.
Em Remo Masculino, o pódio foi preenchido pelo “Maria Armanda”, do Pico; pelo “Serra Branca”, do Clube Naval da Graciosa; e pelo “Maria Celeste”, das Lajes do Pico.
No total, a Regata do Cais Agosto envolveu 25 botes, sendo 16 do Pico, 5 do Faial, 1 da Terceira, 1 da Graciosa e 2 de São Jorge.




Museu da Graciosa apresenta exposições variadas em Agosto

A “peça do mês” é uma SEBE de vimes entrelaçados, ou seja vedação para o carro de boi. Este apetrecho era usado no transporte de cereais, e foi adquirido a Arlindo Augusto da Silva, Guadalupe, em 1996.
A 1 de Agosto abre a exposição do 2º semestre, que vai dar a conhecer parte
da colecção de cerâmica do acervo do Museu da Graciosa, que reúne bules, travessas, terrinas, gordureiras, jarras, pratos, entre outros, nacionais e
estrangeiros.
A exposição “Sorrisos de Pedra” vai estar patente até 19 de Agosto e até 16 de Outubro vai estar aberta a exposição fotográfica “Memórias Conventuais Franciscanas nos Açores do século XXI”.





Atlantis Cup já está na Graciosa

A Atlantis Cup 2018 – Regata da Autonomia, que conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, chegou na Quarta-feira à Graciosa.
Durante a estadia na Graciosa, os participantes no evento vão conhecer a ilha, estando programado um evento social, oferecido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Pela primeira vez na sua história, a Regata da Autonomia navegou para a ilha Graciosa.




Camara Municipal aprovou apoios

Na ordem de trabalhos destacou-se a transferência de mais 30 mil euros à Prodib, subsidio que se destina às despesas com as festas concelhias. A conceção deste apoio foi aprovada por maioria, com votos contra dos vereadores do PSD, que mantém a posição de que a associação deve apresentar um relatório detalhado das suas atividades e despesas.
O executivo camarário aprovou por unanimidade um apoio de 250 euros à Paralelo D´Igualdade, para deslocação de uma equipa à Graciosa, para um trabalho de sensibilização sobre os perigos que podem ocorrer nas zonas balneares.
Por unanimidade, foi também aprovado o apoio à 30ª Regata da Autonomia, através de um evento social oferecido pelo município.




Abates aumentaram 43,4% em Maio

Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que entre Janeiro e Maio foram abatidos 230 bovinos, totalizando 56.220 Kgs de carne para consumo.
Trata-se de um aumento de 12,7%, em comparação com os 204 abates, registados em igual período de 2017

Só no mês de Maio foram abatidos 60 animais bovinos, no matadouro da Graciosa, o que representa um aumento de 43,4%, relativamente ao mesmo mês de 2017.

Twitter Facebook Favorites More