Traduzir

Rádio Graciosa


11 julho 2018

Vasco Cordeiro afirma que construção de torre de controlo e aerogare é aposta na coesão

O Presidente do Governo dos Açores disse que a construção da nova torre de controlo e a nova aerogare da ilha Graciosa, são exemplos de uma “aposta muito concreta na coesão regional”.
As duas obras representam investimento global de cerca de 5,3 milhões de euros.
No início da visita estatutária à ilha, Vasco Cordeiro adiantou que estas duas obras permitem ainda tirar partido da nova dinâmica que, do ponto de vista económico, se vive também na Graciosa, com um crescimento muito significativo ao nível da mobilidade aérea.
Na apresentação do anteprojeto da obra de construção da nova aerogare da Graciosa, Vasco Cordeiro considerou que estes dois investimentos, à semelhança de outros nas várias ilhas, demonstram, por outro lado, que o Governo dos Açores está devidamente desperto para aquela que é a necessidade de adequar um conjunto de infraestruturas na Região aos tempos que correm.

A nova torre de controlo, custa de cerca de 1,4 milhões de euros e ficará concluída no início do próximo ano. Esta estrutura será dotada de moderna tecnologia, permitindo ainda juntar num único edifício vários serviços que estão dispersos nesta área do aeródromo da Graciosa.
A nova aerogare da Graciosa, que representa um investimento de cerca de 3,9 milhões de euros, tem como objetivo garantir melhores condições de conforto aos passageiros, reforçar significativamente a capacidade de operação, ao permitir despachar dois voos Dash Q400 em simultâneo, e dar cumprimento à regulamentação e recomendações da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A obra incluirá, além da componente dos edifícios, todo o equipamento de rastreio e segurança, os arranjos exteriores, com a remodelação do parque de estacionamento, a demolição da aerogare atualmente existente e a instalação de uma central e rede de combate a incêndios.

O projeto estará pronto até final de Setembro e o concurso deverá ser lançado até ao final do ano.

Twitter Facebook Favorites More