Traduzir

Rádio Graciosa


27 julho 2018

Resumo semanal de 23 a 27 de Julho de 2018

Bruno Picanço venceu a I Prova de Natação de Águas Abertas “No reino do Paínho-de-Monteiro”

A prova decorreu na baía da Vila da Praia, com 11 participantes.
Bruno Picanço sagrou-se vencedor, ao percorrer os 5,418 Metros da prova, em 1h:33m,52s.
O nadador graciosense começou há 2 meses, a preparação para esta prova, depois de estar cerca de 10 anos sem praticar a modalidade, de que era atleta do TAC.
Bruno Picanço afirma que é uma modalidade diferente para a ilha, esperando que mais pessoas participem na próxima edição.
Paulo Silva, o segundo classificado e um dos graciosenses em prova, gostou do evento, embora tenha sido difícil, devido às correntes que se faziam sentir.
O percurso B, foi ganho por Mariana Oliveira e no percurso C, de cerca de 200 metros, aberto à população, participaram 10 nadadores, na sua maioria jovens.
Este evento resultou de uma parceria da AGRAPROME com o Parque Natural da Graciosa, Serviço de Desporto da Graciosa e Associação de Natação da Região Açores.
Francisco Andrade, presidente da AGRAPROME, fez um balanço muito positivo do evento, que é para continuar a organizar.
O presidente da Agraprome afirma que é de lamentar dois concorrentes que não puderam participar, por motivos de cancelamentos dos voos da Sata, esperando que em próximas edições a organização tenha mais apoio, para fazer uma prova com maiores dimensões.




Deputado José Ávila interveio sobre transportes marítimos e situação da Cofaco

No plenário de Julho, da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, José Ávila, deputado do PS eleito pela Graciosa, participou no debate sobre uma proposta para um estudo sobre modelos alternativos de transportes marítimos.
O deputado Graciosense falou de estudos já realizados, que destacam para modelos que, num dos casos tornaria o transporte mais caro e noutros dois casos apesar de mais barato, não libertaria fundos para os transportes inter-ilhas.
José Ávila alertou que, sem o atual modelo e obrigação de serviço público, os armadores iriam praticar os preços que quisessem e escalar as ilhas que entendessem ser lucrativas.
O deputado apresentou ainda um relatório sobre a situação da Cofaco, resultado de um grupo de trabalho.




Assembleia aprova Voto de Congratulação pelo Restauro do Retábulo-Mor e seus Painéis Quinhentistas da Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa

A Assembleia Legislativa aprovou na Quinta-feira, um voto de congratulação pela intervenção de conservação e restauro no retábulo da Igreja Matriz.
O voto apresentado pelo deputado do PS, Ricardo Ramalho, destaca que "a intervenção de conservação e restauro deste valioso conjunto veio devolver a dignidade merecida a esta obra de grande valor artístico, acrescentando uma mais-valia ao turismo cultural, religioso e histórico que a ilha Graciosa tem para oferecer, sendo um ponto obrigatório de visita."
O restauro custou quase 75 mil euros. Metade desse valor veio do Governo Regional e o restante de donativos de inúmeros graciosenses.




Nova direção da AFAH iniciou trabalho com os clubes para a nova época

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo constituiu nova Direção, liderada por Paulo Gomes e na primeira deslocação à Graciosa, decorreram reuniões com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e com os Clubes de Futebol da Ilha Graciosa.
Paulo Gomes disse, em entrevista à Rádio Graciosa, que começou já a cumprir aquilo a que se propôs durante a campanha, que é uma maior proximidade às outras ilhas de jurisdição da Associação, Graciosa e São Jorge.
Nos encontros, esteve em cima da mesa a necessidade de um espaço para a Associação na Graciosa e também a utilização dos recintos desportivos, que terão um esforço muito maior na próxima época de futebol.
Uma das novidades da nova direção é a existência de um vice-presidente para cada uma das ilhas, no caso da Graciosa é João Picanço o vice-presidente.
Manuel Costa, mais conhecido como “Chalana”, é o vice-presidente para o futebol.
O dirigente afirma que é um mérito a Graciosa ser uma das ilhas mais representadas, no Campeonato de Futebol dos Açores, o que traz dificuldades ao futebol local nas épocas seguintes.
Da reunião com os clubes, Manuel Costa afirma não ser certo ainda de haverá ou não futebol no escalão sénior, pois são grandes as dificuldades que os clubes atravessam para conseguir formar equipa.
No entanto, a Associação mostra-se disponível para ajudar naquilo que puder, pois era importante que não deixasse de existir o escalão sénior.




Câmara Municipal aprovou apoio de 50 mil euros à Prodib e prorrogação da empreitada da rede de águas até 17 de Agosto

Na ordem de trabalhos, destacou-se o apoio de 50 mil euros à PRODIB, para fazer face a despesas com os espetáculos musicais e taurinos das Festas de Santo Cristo. Este apoio foi aprovado por maioria, com votos contra dos vereadores PSD, pelos motivos já demonstrados em reuniões anteriores, ou seja a falta de um relatório de contas detalhado por parte desta associação.
Por unanimidade foi aprovada a prorrogação do prazo da obra de águas Grotas II, com a Tecnovia a ter até 17 de Agosto, para concluir a empreitada.
A autarquia vai apoiar a celebração do Dia dos Avós, com oferta de sardinhas para o convívio, aprovou candidaturas de apoio à natalidade e ainda um projeto de regulamento de atribuição de bolsas de estudo, a estudantes do ensino superior. Decorre agora um período de 30 dias, para discussão pública deste documento.



Pescado capturado aumentou 39,4 % no primeiro semestre de 2018

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, entre Janeiro e Junho deste ano foram descarregados 64.753 Kg de pescado, um aumento de 18.312 Kg, em comparação com o 1º semestre de 2017.
O pescado capturado nos primeiros 6 meses deste ano, rendeu em lota 597.341 euros, mais 141.273 euros, do que o valor de 456.068 euros do 1º semestre do ano transato.
De referir ainda que, a espécie mais capturada continua a ser o goraz, com 18,7 toneladas, seguindo-se o peixão com 13,6 toneladas, a veja com 6 toneladas e lula com 5,4 toneladas.





José Ávila afirma que Espada-Pescas cumpriu a sua missão social de apoiar os pescadores açorianos e regular o mercado

A gerente da Espada Pescas, foi ouvida na Comissão Eventual de Inquérito ao Setor Público Empresarial Regional e Associações Sem Fins Lucrativos.
No final do encontro, o deputado José Ávila, do Grupo Parlamentar do PS/Açores, disse que constata que “o desempenho da empresa Espada Pescas foi crucial não só para a sobrevivência do setor das pescas como para os próprios pescadores, principalmente nos anos de crise em que, por exemplo, nalgumas ilhas não havia ninguém para comprar o peixe a não ser esta empresa”, referiu.





Filarmónica da Fajãzinha das Flores está em visita à Graciosa

Marco Henriques, presidente da Filarmónica, disse que a viagem à Graciosa tem a duração de uma semana, estando incluída participação na Festa da Ribeirinha.
O objetivo é aproveitar para descansar e se divertirem, depois de um ano de trabalho na filarmónica.
A filarmónica atravessa de momento uma boa fase, com a entrada de alguns jovens, o que resulta da aposta na escola de música.
È com grande esforço que a filarmónica se mantém em funcionamento e este ano realiza esta viagem à Graciosa, pela segunda vez, depois de em 1989, ano em que fez a primeira saída da ilha das Flores.





Termas do Carapacho com consultas de Reumatologia e Fisiatria

Piscina interior, banheiras de hidromassagem, duche Vichy, Massagens de Relaxamento e bem-estar, para além de consultas de Reumatologia e Fisiatria, são as valências ao dispor dos graciosenses e de quem nos visita.
Marta Guerreiro, Secretária Regional do Turismo, disse à Rádio Graciosa que as termas estão a funcionar bem.
Este ano voltou a ser firmado protocolo com o Instituto Português de Reumatologia e com a Fisio Graciosa.




Governo propõe ajustes ao POSEI para tornar mais atrativo o abate na região

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que foram propostos à Comissão Europeia ajustes ao programa POSEI 2019, nomeadamente com a criação de uma ajuda ao transporte entre as ilhas para jovens bovinos, para incentivar o abate na Região dos animais que ainda são exportados vivos a partir das ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo.
O Secretário Regional referiu que esta ajuda será de 40 euros por cabeças expedida, sendo atribuído um apoio suplementar de 130 euros aos bovinos machos expedidos com idade igual ou superior a sete meses e inferior ou igual a 18 meses de idade.
Relativamente ao pagamento do prémio ao abate, que desde 2018 está dividido em dois períodos (outubro de 2018 e abril de 2019), o governante disse que se pretende manter no POSEI para 2019, por ser uma medida que permite aos agricultores receberem as ajudas mais cedo.




Produção de leite tem aumentado desde o início do ano

A produção de leite, na agricultura graciosense, tem aumentado desde o início do ano, conforme revelam os dados do Serviço Regional de Estatística.
Entre Janeiro e Maio, foram entregues na indústria de lacticínios da Graciosa um total de 3 milhões e 831 mil litros de leite, um aumento de 195 mil litros em comparação com o mesmo período de 2017.




Dia dos Avos foi celebrado com sardinhada e convívio no Parque do Pinheiro

A data foi celebrada com sardinhada e convívio no Parque do Pinheiro, num evento organizado pelo projeto Envelhecer com Dignidade, com apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
O encontro teve ainda a participação de Delia Oliveira, Terapeuta do Riso, numa tarde cheia de atividades como ginástica, danças, bingo e sorteio.



Faleceu Leopoldo Moniz

Na madrugada de Quinta-feira, faleceu Leopoldo Moniz, aos 94 anos de idade, no Hospital de Angra.
Leopoldo Moniz foi um graciosense notável, um homem activo e muito culto.
Foi funcionário do Banco de Portugal, voltou definitivamente à Graciosa depois da reforma, para se dedicar a algumas experiências na agricultura. Foi o único produtor graciosense de pêra abacate, fruta que exportava para toda a região.
Ao longo da sua vida sempre defendeu a sua “Vila da Praia” e colaborou ainda com a Rádio Graciosa.
A sua última entrevista à Rádio Graciosa foi em 2016.

Twitter Facebook Favorites More