Traduzir

Rádio Graciosa


20 julho 2018

Resumo Semanal de 16 a 20 de Julho de 2018


PSD Graciosa afirma que gostaria que “se governasse para o bem de todos e não sempre para os mesmos”


Refere o PSD que “a visita do governo à Graciosa veio trazer mais do mesmo, o governo diz o que pensa e impõe a sua versão dos fatos, mesmo que isso não corresponda à realidade”.
 O governo apresentou o anteprojeto da obra da nova aerogare “mas esqueceu-se que já tinha apresentado este projeto em março de 2016, anunciando que a obra começava até ao final daquele ano”, lembra o PSD, afrirmando que agora apresentam um anteprojeto que “talvez, consiga a obra estar feita lá para 2024”.
O PSD afirma que só os assuntos “da mobilidade e da saúde eram mais do que suficientes para se exigir uma outra atitude do governo” e alerta que “todas as obras inauguradas ou visitadas contam com anos de atraso e são o que o governo tem para apresentar de positivo”.
A terminar o PSD Graciosa refere que “esta visita estatutária provou que temos um governo que não sai da habitual propaganda e não responde aos verdadeiros anseios da ilha e do seu desenvolvimento.”




Obra de proteção costeira da muralha da Vila da Praia deverá arrancar em setembro

A obra de proteção costeira da muralha da Vila da Praia, na Graciosa, está em fase de consulta a empresas até 16 de julho, sendo expectável que a obra arranque durante o mês de setembro.
O investimento de cerca de 160 mil euros, tem como objetivo travar a degradação da estrutura da muralha causada pelo mar.



Novo matadouro deverá entrar em funcionamento no início de 2019

Durante a visita estatutária do Governo Regional, João Ponte assegurou que a obra do Matadouro da Graciosa decorre dentro da normalidade, estimando que o novo matadouro entre em funcionamento no início de 2019.
Nos últimos quatros anos, os abates na Graciosa cresceram 65%, enquanto a média regional atingiu 22%.



Obra da Marina da Barra decorre a bom ritmo e deverá estar concluída no final do ano

A obra de proteção e estabilização da zona costeira da Barra, em Santa Cruz da Graciosa, está a decorrer “a bom ritmo”, depois de ter sofrido algumas interrupções devido a condições meteorológicas adversas.
Em reunião entre governo e o conselho de Ilha, Gui Meneses, afirmou que a obra deverá estar concluída no final deste ano.




Melhoria genética de 200 bovinos na Graciosa

Trata-se de um investimento de 10 mil euros, que se estima que abranja cerca de duas centenas de animais, através de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Associação de Agricultores da Graciosa e a Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.




Câmara Municipal colaborou no Dia da Defesa Nacional

No âmbito da 14.ª edição do Dia da Defesa Nacional, que teve lugar na Graciosa no passado dia 9 de julho, e à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Câmara Municipal colaborou com o Ministério da Defesa Nacional, através da cedência do Multiusos da Graciosa e do transporte dos participantes.
Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal, foi também convidado para fazer uma pequena apresentação a estes jovens cidadãos. Durante uma conversa informal, foram abordados variados temas, como o poder local, o papel das forças armadas na nossa ilha, a importância de uma carreia profissional nas forças armadas, entre outros.



Bote São João em terceiro lugar na regata de remo do Campeonato Regional de Botes Baleeiros

A Direção Regional da Cultura promoveu, de 13 a 15 de julho, o III Campeonato Regional de Botes Baleeiros, que teve lugar pela primeira vez na ilha Terceira, em São Mateus da Calheta.
O campeonato foi disputado entre equipas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico, Faial e Flores, num total de cerca de 160 participantes e 13 botes baleeiros, nas modalidades de vela e remo, com três lanchas de apoio.
O Clube Naval da Ilha Graciosa participou com o Bote “São João” e sua companha, tendo vencido o prémio do terceiro lugar, da prova de remo em masculinos.




‘Pesca na Ilha’ vai promover peixe seco e algas da Graciosa

A iniciativa, tem como objetivo valorizar determinados produtos da pesca, “lançando ideias para novas formas de os confecionar”, mas também “dar outro entendimento do que é a pesca, valorizando esta atividade, que é muito importante na Região e que necessita de ser melhor compreendida”.
A iniciativa 'Pesca na Ilha', promovida pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, envolve toda a fileira da pesca, desde pescadores e armadores, a investigadores, gestores e comerciantes, bem como o setor da restauração.
O próximo evento ‘Pesca na Ilha’ vai realizar-se, em agosto, na Graciosa, sendo que os produtos em destaque serão o peixe seco e as algas.




Proposta para a Graciosa no Orçamento de Participativo de Portugal está em fase de votação

A ilha Graciosa conta com uma ante proposta, entre as mais de mil propostas apresentadas ao Orçamento Participativo de Portugal.
A ante-proposta  - #619 Graciosa Cultura - visa a criação de um espaço físico e virtual para a cultura e as artes plásticas.
O Projecto do Orçamento Participativo de Portugal 2018, já está em fase de votação.




Junta de Santa Cruz recolheu 944 kg de resíduos da orla costeira

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, procedeu à limpeza de toda a orla costeira entre Santa Catarina e Pesqueira.



Dormidas na Graciosa subiram 28,2 % em Maio mas com descida de 2,9% no acumulado entre Janeiro e Maio

Em Maio, a Graciosa registou 1 223 dormidas, um aumento de 28,2, em comparação com o mesmo mês de 2017, revelam os dados do Serviço Regional de Estatistica. A taxa de ocupação foi de 22,5% e estada média de 2,57 noites, com aumentos de 4,9 e de 4,0 %, respetivamente. 
Quanto a proveitos, os totais foram de 45.183 euros, dos quais 40 110 euros de aposento e 5.073 euros de restauração.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a maio, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Pico, do Corvo, de São Jorge, do Faial, de São Miguel e da Terceira, que apresentaram variações respetivamente de, 16,3%, 13,8%, 8,8%, 6,7%, 1,9% e 1,9%. As ilhas de Santa Maria, da Graciosa e das Flores apresentaram variações negativas respetivamente de 8,4%, 2,9% e de 0,6%. 
Na Região Autónoma dos Açores, no mês de maio, os estabelecimentos hoteleiros registaram 177,6 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 0,8%.





Iluminação do Porto de Pescas de Santa Cruz começa no final do verão

Para além da iluminação e da reestruturação da rede elétrica do porto, estão ainda previstos na empreitada os trabalhos de remoção e colocação dos blocos de betão no extradorso do molhe e alteamento do maciço da grua.
Este investimento tem o valor de cerca de 89 mil euros.




Primeira Prova de Natação de Águas Abertas da Graciosa realiza-se amanhã

A Associação Graciosense de Promoção de Eventos promove a Primeira Prova de Natação de Águas Abertas.
Estão inscritos 11 participantes e destacam-se 3 graciosenses, nadadpres da Terceira, do Faial e alguns estrangeiros.
Serão 3 os percursos, sendo o mais longo de 5 Km, com saída da praia, volta ao Ilheú e regresso à praia. O percurso B, consta de saída do ilheú, até ao areal e o percurso C, de cerca de 300 metros, é aberto à população, com inscrições a decorrer no local.
Francisco Andrade, presidente da AGRAPROME, afirma que esta prova tem como objetivo desenvolver mais uma modalidade de mar na Graciosa.




Associação de Pescadores Graciosenses e Universidade dos Açores preparam estudo científico sobre a sustentabilidade da apanha de algas

O objetivo é perceber que níveis de captura de algas" é possível ter em cada ilha, a fim de manter a sustentabilidade deste recurso.
Este projeto científico irá realizar-se no âmbito do novo regime de apoio do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) que o Governo dos Açores lançou no final de maio com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimento entre cientistas e pescadores, de modo “a promover uma pesca mais sustentável” no arquipélago.
A Associação de Pescadores Graciosenses foi impulsionadora da atividade de apanha de algas na região.


Twitter Facebook Favorites More