Traduzir

Rádio Graciosa


25 julho 2018

José Ávila afirma que Espada-Pescas cumpriu a sua missão social de apoiar os pescadores açorianos e regular o mercado

A gerente da Espada Pescas, foi ouvida na Comissão Eventual de Inquérito ao Setor Público Empresarial Regional e Associações Sem Fins Lucrativos.
No final do encontro, o deputado José Ávila, do Grupo Parlamentar do PS/Açores, disse que constata que “o desempenho da empresa Espada Pescas foi crucial não só para a sobrevivência do setor das pescas como para os próprios pescadores, principalmente nos anos de crise em que, por exemplo, nalgumas ilhas não havia ninguém para comprar o peixe a não ser esta empresa”, referiu.
O deputado graciosense constata que “agora, o mercado cresceu e está capacitado para funcionar com mais justiça e sem mercados controlados por outros interesses”.
José Ávila falava depois da audição “Como aqui foi explicado, a todos os deputados, está em causa uma empresa que nunca teve como objetivo fazer grandes lucros, nem grandes negócios comerciais, mas sim cumprir a sua missão social de apoiar os pescadores e as suas famílias, garantindo que ninguém chegaria a terra sem ter a quem vender o seu pescado”.
“Pelo facto da empresa Espada-Pescas não ser deficitária e de ter contribuído para regular o mercado, percebe-se que a sua extinção se justifica pelas mudanças que, entretanto, se operaram nas várias atividades relacionadas com as pescas, incluindo a comercialização”, realçou ainda o deputado socialista.

José Ávila, aproveitou também para sublinhar que “as audições que têm sido realizadas têm permitido confirmar a vitalidade do Setor Público Empresarial dos Açores e a oportunidade que temos para o reestruturar, como está a ser feito pelo executivo Açoriano”.

Twitter Facebook Favorites More