Traduzir

Rádio Graciosa


30 julho 2018

Exposição "Profiles" vai promover a Graciosa

 A exposição "Profiles" foi inaugurada, Sábado, na Biblioteca Municipal.
Professores, polícias, ex-caçadores de baleias, velhos sábios e jovens muito ativos, todos com histórias diferentes, mas pertencentes a uma pequena comunidade reunida numa ilha deste arquipélago no meio do oceano, a meio caminho entre Portugal e a América, são o ponto central deste trabalho.
Profiles é um projeto de arte dedicado à Graciosa, realizado por Premiata Ditta com a colaboração dos habitantes da ilha, como nos disse Ana Stuart.

A exposição consta de 10 cartas fotográficas, dos quais 8 de casas graciosenses, mostrando que apesar de ser uma ilha no meio do Atlântico, a Graciosa faz parte também do fenómeno da globalização, pois á Ilha chegam produtos de todo o Mundo.
Vicenzo Ciarandá, afirma que o objetivo está em “perceber a constante evolução das tradições e ainda como é que elas estão sobrevivendo numa época de capitalismo global”.

Através de desenhos e palavras e com grande envolvimento, foram criados “retratos” das pessoas e do território onde habitam. Este projeto é a primeira residência critiva que se realiza na Graciosa.
Simão Santos, colaborador no projeto na Graciosa, afirma que se trata de uma maneira diferente de promover a Graciosa.
O projeto evoluirá depois para a edição de um livro, em que estarão também uma série de entrevistas feitas aos graciosenses, estando garantida exposição em Lisboa e Milão.


Esta exposição, que estará patente até 29 de Agosto, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e da Direcção Regional da Cultura.












Twitter Facebook Favorites More