Traduzir

Rádio Graciosa


18 junho 2018

Terminado restauro do Retábulo Mor e Painéis Quinhentistas da Igreja Matriz

O resultado final das obras de restauro do retábulo mor e dos painéis quinhentistas da Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa foi dado a conhecer, na noite de Sábado.
Sérgio Mendonça, pároco da Igreja Matriz, disse que o objetivo foi fazer um trabalho sério e digno, uma ideia que vinha já desde o pároco anterior, Machado Alves.
A obra custou 74 mil euros, metade dos quais apoiados pela Direcção Regional da Cultura, que acompanhou todo o processo através do seu gabinete técnico. A outra metade do orçamento foi conseguida através de jantares e eventos realizados para angariação de fundos e também de muitas ofertas anónimas.
Há outros altares e estrutura da Matriz a necessitar restauro.
Sérgio Mendonça disse que já estão a ser preparados orçamentos para a sacristia, cuja pintura do teto necessita intervenção, e também para restauro do altar da senhora do Rosário.
O pároco reconhece que há muito para fazer, ao nível de conservação, na Igreja Matriz, património regional.
Ana Raquel Machado, Historiadora de Arte, disse que o restauro respeitou na íntegra, aquilo que é a pintura do Mestre de Arruda dos Vinhos.
Os seis painéis quinhentistas, que tem como tema a Paixão de Cristo, são a grande “jóia” da Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, um dos monumentos mais visitados da ilha.
Odilia Teixeira, responsável pelo Atelier de Conservação e Restauro de São Jorge, disse que foi um orgulho para o atelier fazer este trabalho, que durou cerca de 1 ano.
A diretora da AcroArte afirma que a estrutura se encontrava num estado pios, do que o inicialmente previsto, mas que com os trabalhos efetuados terá a duração de “uma vida”.
Para continuar a manter aquela estrutura de grande valor, há uma série de cuidados que deverão ser tidos em conta, entre eles evitar uso de produtos de limpeza e contato com água.
A cerimónia de inauguração dos trabalhos de restauro do retábulo mor e dos painéis quinhentistas da Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, terminou com um momento musical, pelo Coro da Matriz de Santa Cruz.






Twitter Facebook Favorites More