Traduzir

Rádio Graciosa


29 junho 2018

Resumo semanal de 25 a 29 de Junho de 2018

Associação de Pescadores participou em festival de caldeirada da Lagoa

A associação Graciosense confeccionou o tradicional molho à pescador, que teve muita aderência, por parte dos participantes no evento.
O momento alto das festividades aconteceu com a realização da procissão em Honra de São Pedro Gonçalves Telmo, durante a qual se realiza um cortejo marítimo.
A Associação está também a preparar uma iniciativa, para as festas de Santo Cristo dos Milagres, em colaboração com a Direção Regional das Pescas e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.




Completa nova direção do Graciosa Futebol Clube

A nova direção tem como presidente André Silva, o Tesoureiro é Paulo Cunha e o Secretário, José Picanço.
São vogais da direção, João Avelar, Márcio Freitas, Pedro Avelar, André Sousa, Gustavo Costa, Tiago Mendes, Catarina Almeida e Cláudio Santos.
O departamento de futebol é composto por Pedro Gil Silva, Carlos Picanço, Manuel Bruno Pacheco e Duarte Correia.




Avelino Coutinho ficou em 23º no VIII Rali Sanjoaninas

Integrado nas Festas do Concelho de Angra do Heroísmo, realizou-se no Sábado, o VIII Rali Sanjoaninas, com 36 equipas inscritas.
Da nossa ilha, participou a dupla Avelino Coutinho e Marco Silva, num Opel Corsa B 1.4, que terminou no 23º lugar da geral, alcançando o 2º lugar da sua classe.





Conselho Ilha Graciosa insiste em problemas que continuam por resolver na Graciosa

O reuniu ao final da tarde de Segunda-feira, nos Paços de Concelho.
A sessão extraordinária, do Conselho de Ilha Graciosa, teve como objetivo eleger os problemas da ilha e pontos de discussão, que serão levados à reunião daquele órgão com o Governo Regional dos Açores, durante a visita estatutária de 2018, que deverá realizar-se no mês de Julho.
Os conselheiros decidiram que vão avançar com os pontos do memorando de 2017 e que ainda não foram resolvidos.
No entanto, há alguns assuntos novos, como a ineficácia da desratização, necessidade de uma melhor cobertura pela fibra ótica, estender à Graciosa a rede Valorizar e pugnar pela entrada em funcionamento do Projeto Younicos.
Entre os pontos do memorando de 2018, destaca-se a articulação dos transportes com as festas da Graciosa e melhores ligações, manutenção da rede viária, ampliação do aeroporto e iluminação da pista, contratação de pelo menos mais um veterinário, listas de espera longas para especialidades e exames, proteção de orla marítima e falésias, alterar o lugar do parque de retém perto do porto e equipar furo da Canada do Pico, para ajudar na situação de seca que se vive. Manter os programas de ajuda ao emprego, apoios à habitação degradada e ao património religioso, solução para a escola de São Mateus, remodelação de parque de campismo e criação de piscinas termais exteriores no Carapacho, bem como os casos já antigos da muralha da praia e do Porto Afonso, são outros pontos a apresentar ao Governo.
O presidente do Conselho de Ilha Graciosa afirma que, a execução de grandes obras não resulta por si só, em benefícios para os graciosenses, por isso há que ter um olhar diferente para as ilhas mais pequenas.
Vítor Fonseca afirma esperar abertura do executivo, durante a reunião que vai se realizar em Julho.




Seca provoca situação difícil para a agricultura graciosense

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores para avançar com medidas que permitam minimizar os prejuízos que a seca que se faz sentir no arquipélago vai causar aos agricultores.
João Ponte disse que o grau de dificuldade “é diferente de ilha para ilha”, mas que, um pouco “por todas as ilhas, há casos que vão precisar de atenção”, sendo que as ilhas Terceira, Graciosa e Santa Maria “são as situações mais complexas”.
“Além da seca que está a afetar a produção de alimentos na Região, preocupa-nos a questão do abastecimento de água”, frisou João Ponte, adiantando que o Governo dos Açores já tomou decisões importantes a esse nível em algumas ilhas, algo que será replicado nas restantes.





Lançado concurso para beneficiação do Caminho Florestal da Canada da Serra

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas lançou um concurso público para a empreitada de beneficiação do Caminho Florestal da Canada da Serra, na ilha Graciosa, que representa um investimento público superior a 280 mil euros.
A obra, cujo concurso público foi ontem publicado em Jornal Oficial, prevê a instalação de uma adequada rede de drenagem e a pavimentação com betão, numa extensão de 653 metros.





CDE Ilha Branca consegue bons resultados no atletismo

A nível individual destacou-se José Coelho, 1º classificado em absolutos nos 100m, 200m, 400m e salto em altura. No salto em altura, é a segunda vez que o atleta graciosense vence o titulo, este ao conseguir a marca de 1,75m.
Os atletas, Nicole Neves e Santiago Cunha, conseguiram vários 1º, 2º e 3º lugares, o que contribuiu para que o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca fosse o 3° classificado de absolutos e 3° classificado de iniciados por equipas no campeonato de ilha da Associação de Atletismo da Ilha Terceira.
Também no início de Junho, a atleta graciosense Mainara Rodrigues foi chamada à Seleção Açores de Atletismo, para participar no Torneio Olímpico Jovem Nacional.





70.758 m3 de água distribuidos em Santa Cruz da Graciosa de Janeiro a Março

Segundo dados do Serviço regional de Estatística, entre Janeiro e Março, o consumo de água teve um valor de 78.714 euros.
O mês de maior consumo foi Janeiro, com 26.810 m3 e o de menos consumo foi Março, com 20.697 m3, com valores mensais na média dos 24 mil euros.
De referir que apesar deste valor, é grande a despesa com eletricidade, pois a água da rede pública é toda ela proveniente de furos elétricos.
No entanto, é preocupante o valor das dívidas em atraso ao município, relativo a rendas de água. Segundo o município tornou público, a 31 de Dezembro de 2017, a divida é de 136.936 euros.





IV Semana Férias Ativas + Saúde entre os dias 9 e 13 de julho

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, realiza entre os dias 9 e 13 de julho, a “IV Semana Férias Ativas + Saúde”.
O objetivo é proporcionar às crianças dos 6 aos 10 anos de idade, uma alternativa lúdica e pedagógica para a ocupação dos tempos livres durante o período de férias, que lhes permita adquirir hábitos de vida saudáveis que protejam a saúde futura.
Reconhecendo a importância de promover o bem-estar físico, social e mental desde a infância, são várias as áreas abordadas de forma lúdica, desde a alimentação, a atividade física, a saúde oral, a saúde mental, a terapia da fala, a higiene e proteção corporal e as dependências.
As inscrições decorrem até ao dia 2 de julho, pelo telefone 295730070.





Assembleia Municipal aprovou por unanimidade compromissos para obra no centro de Santa Cruz e contas consolidadas de 2017

Os deputados municipais foram chamados a analisar e votar 5 pontos da ordem de trabalhos.
Destaca-se a 2ª revisão ao orçamento, as contas consolidadas de 2017 e dois pontos relacionados com a empreitada “melhoria da rede viária do centro histórico e zonas envolventes de Santa Cruz da Graciosa".
Todos estes pontos foram aprovados por unanimidade, estando assim aprovados todos os compromissos do município, relativos à verba a gastar durante dois anos, na obra de requalificação dos pauis.
Foram vários os deputados municipais que lembraram a importância desta obra, tendo ficado o alerta para a necessidade de corrigir problemas de saneamento, requalificar os passeios no centro histórico, a sua construção onde eles não existem e para que na zona dos pauis seja criada uma placa interpretativa, sobre a rota da água da Graciosa, da qual fazem parte os pauis.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa adjudicou, em Março, a empreitada de “melhoria da rede viária do centro histórico e zonas envolventes de Santa Cruz”, à empresa A.R. Casanova, pelo valor de 645.358.17€ mais IVA e o de execução será de um ano.





Autarca da Luz alerta para necessidade de eletrificação das Termas e alteração do PDM

A última reunião de Junho, do executivo Camarário da Santa Cruz da Graciosa, realizou-se na passada Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz.
O autarca da Luz, George Ortins, aproveitou o período de intervenção do público, para pedir colaboração do município em alguns arranjos, necessários na freguesia, situações que voltou a reforçar na reunião da Assembleia Municipal de Quarta-feira.
O autarca entende ser necessária a eletrificação da zona de acesso às termas, bem como á zona balnear e no Parque de Merendas da Rua Fontes Pereira de Melo. O autarca quis saber ainda para quando a revisão do Plano Diretor Municipal, para que permita construção de moradias no Carapacho. Na reunião, o autarca Avelar Santos disse que estes dois assuntos terão que passar pelas respetivas secretarias regionais, tendo na Assembleia Municipal revelado que está para breve a revisão do PDM.
George Ortins pediu ainda colaboração da Câmara Municipal, nomeadamente para pintura das Casas das Lavadeiras e colocação de areia nas piscinas do Carapacho, tendo o presidente da câmara confirmado que vai colaborar nestas intervenções.
Ainda na reunião da câmara municipal, o vereador António Reis perguntou sobre situação do projeto de remodelação do Parque de Campismo do Carapacho, apresentado no ano passado. George Ortins afirmou que a junta aguarda um parecer da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas.
Na reunião da Assembleia Municipal, George Ortins perguntou sobre a situação do velho moinho, que pertence ao Município. Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara explicou que o objetivo é pô-lo a funcionar, para servir de monumento de interesse turístico e pedagógico, mas lamentou que o concurso para a intervenção, aberto o ano passado, tenha ficado deserto. No entanto, informou que vai avançar com a construção de nova cúpula, aproveitando carpinteiros com estes conhecimentos, que ainda existem na ilha.





Assembleia Municipal aprovou votos de congratulação e de pesar

A bancada PS, na Assembleia Municipal, apresentou um voto de congratulação ao Graciosa Futebol Clube. No voto, é dado destaque ao mérito do clube em conseguir subir de escalão no futebol sénior, contribuindo não só para engrandecer a sua história, mas da ilha em geral, que passa a ter três equipas no Campeonato de Futebol dos Açores.
Também da bancada socialista foi apresentado um voto de pesar, pelo falecimento de Artur Cunha de Oliveira. Não era graciosense de nascença, era filho de mãe graciosense e foi cá na Graciosa que cresceu, até prosseguir estudos fora da ilha. O voto destaca que Artur Cunha de Oliveira foi sacerdote, pensador, teólogo, emigrante, escritor e deputado ao Parlamento Europeu, tendo ocupado vários cargos de relevo.




Conjunto Onda Jovem desloca-se ao Faial

O Conjunto Onda Jovem desloca-se este fim-de-semana à Ilha do Faial, para atuar na Festa de São Pedro dos Flamengos.
O conjunto graciosense, da Freguesia de Guadalupe vai realizar duas atuações e o regresso será no Domingo, dia 1 de Julho.
O Conjunto Onda Jovem é possivelmente o conjunto graciosense que mais toca fora da Graciosa, tendo já realizado atuações em quase todas as ilhas do arquipélago, só faltando Terceira e São Jorge. Só ao Faial, esta é já a quarta deslocação.
Criado a 20 de Novembro de 1996, o conjunto "Onda Jovem" já visitou também as comunidades de emigrantes do Canadá e Estados Unidos da América.

Twitter Facebook Favorites More