Traduzir

Rádio Graciosa


20 abril 2018

Resumo Semanal de 16 a 20 de Abril de 2018

Dormidas desceram 20,7% de Janeiro a Fevereiro

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a fevereiro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas da Terceira, do Pico, de São Miguel, das Flores, do Corvo e de Santa Maria, que apresentaram variações repetivamente
de, 24,4%, 13,9%, 8,1%, 6,7%, 4,8% e 4,4%. As ilhas da Graciosa, do Faial e de S. Jorge apresentaram variações negativas, respectivamente de, 20,7%, 5,0% e 1,5%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, a hotelaria graciosense registou em Fevereiro apenas 790 dormidas, uma redução de 26,4% em comparação com o mesmo mês de 2017. No valor acumulado de Janeiro a Fevereiro, foram registas 1.533 dormidas, uma redução de 20,7%, em relação às 1.933 dormidas de igual período de 2017.
No passado mês de Fevereiro, a taxa de ocupação foi de 15,6% (-6,3%) e a estada média de 2,94 noites (-3,3%).




Junta de Santa Cruz entregou o primeiro cheque natalidade

Núria Gonçalves Picanço, foi a primeira criança da freguesia de Santa Cruz, a receber o cheque natalidade, uma iniciativa que começou em Janeiro deste ano.
O apoio entregue foi de 150€, valor único, para qualquer criança residente na nesta freguesia.
Paulo Cunha, presidente da Junta de Freguesia referiu que se trata de "um apoio singelo, mas que pretende ajudar as famílias santa cruzenses, nesta nova fase da sua vida".





Dia do Ex Combatente foi assinalado na freguesia de São Mateus

Esta comemoração anual, a cargo da Delegação da Liga dos Combatentes da Graciosa, constou de missa, homenagem no largo da Igreja Matriz, com entrega de flores e um almoço de convívio na Filarmónica União Praiense.
A homenagem contou com a presença de uma seção de marinheiros, que prestaram as honras militares, e foram entregues duas coroas de flores em honra dos combatentes mortos no ultramar.
Nesta cerimónia interveio o presidente da Câmara, com um discurso alusivo ao momento e o Delegado da Liga dos Combatentes de Angra do Heroísmo.
Este evento contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Mateus.








João Costa acusa politica de transportes do governo de estar sempre “no início” e da falta de um “mercado interno”

Na interpelação ao Governo dos Açores sobre transportes, que decorreu, terça-feira, no primeiro dia do plenário da Assembleia Legislativa Regional, o deputado João Costa do PSD acusou o governo de má gestão nos transportes e de agir como se estivesse no inicio da implementação da politica de transportes no arquipélago.
O deputado graciosense da bancada PSD, exemplificou o caso ocorrido na Segunda-feira em que uma utente graciosense, viu o seu voo ser cancelado, por motivos operacionais e que por falta de lugar foi aconselhada a adiar uma intervenção cirúrgica.
João Costa questionou ainda o governo regional sobre a necessidade de ser implementado um "mercado interno", que será fundamental para favorecer a venda dos produtos locais, para as outras ilhas açorianas.
O deputado alertou ainda que Vasco Cordeiro prometeu esse mercado interno, quando se candidatou há 5 anos, mas que os produtores Graciosenses aguardam ainda essa medida, para poderem aumentar as suas produções.





José Ávila diz que aproveitamento político de casos pessoais em nada dignifica a Graciosa

O deputado Graciosense afirmou no debate em Plenário sobre Transportes e Acessibilidades, que “foi a SATA que criou este problema, de facto, com o cancelamento da viagem por razões operacionais, mas também foi a SATA, e isso deve ficar claro, que resolveu este problema”.
O deputado socialista condena o “aproveitamento de casos particulares ou até de dramas pessoais para fazer política”, por parte do deputado do PSD/Açores.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral da Graciosa quis deixar claro que os Açores, e a Graciosa em particular, estão servidos por uma “boa” rede de transportes aéreos, afirmando mesmo que a Graciosa “nunca esteve tão bem nesta matéria”.





Polícia Judiciária deteve um homem e uma mulher na Graciosa por tráfico de droga

A Polícia Judiciária, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, identificou e deteve um homem de 27 anos e uma mulher de 21, por suspeitas de prática do crime de tráfico de estupefacientes, resultado de uma investigação que permitiu apreender aos suspeitos uma quantidade de pólen de haxixe suficiente para cerca de oitocentas doses individuais.





Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulação pelos 25 anos do Grupo Desportivo Luzense

O deputado Ricardo Ramalho, da bancada socialista, apresentou o voto, que destaca que “com um reduzido número de associados, e com poucos recursos, o Desportivo Luzense foi superando as dificuldades e vai mantendo a atividade desportiva federada, beneficiando desta forma os jovens da freguesia”.
João Costa, deputado do PSD, eleito pela Graciosa, felicitou o clube pelos 25 anos de fundação, em especial por ter vencido a Taça Ilha Graciosa deste ano e realçou o papel daqueles que ajudam a formar os jovens da freguesia.





Guilhermino Rocha condecorado na Gala do Desporto Açoriano

A XVII Gala do Desporto Açoriano vai atribuir 104 troféus, relativos à época desportiva passada.
Na lista final dos nomeados encontra-se apenas um graciosense, na categoria personalidades, Guilhermino Rocha, pelos 30 anos como dirigente da Associação de Desportos da Ilha Graciosa.





JSD Graciosa representou jovens graciosenses em congresso nacional

Foram três os congressistas, em representação dos jovens Graciosenses.
Daniel Silva, Presidente da JSD Graciosa, “elogiou a capacidade da JSD para acolher no seu ceio jovens da segunda mais pequena ilha dos Açores”, classificando a participação como “o resultado do compromisso da JSD na coesão territorial de todo o nosso país”.
“Nem todas as estruturas nacionais podem dizer o mesmo” concluiu o dirigente da JSD.
Para além do presidente da estrutura de juventude Graciosense, a comitiva foi composta pelo vice-presidente regional da JSD/Açores, Luís Pereira e Paula Salgado.
O XXV Congresso Nacional da JSD decorreu na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, e culminou na eleição da primeira mulher presidente da estrutura nacional, Margarida Balseiro Lopes.





João Costa apresentou voto de protesto pela não abertura de concurso para concessão e exploração das Termas do Carapacho

O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, apresentou, através do deputado graciosense João Costa, um voto de protesto pela não abertura de concurso, para concessão e exploração das Termas do Carapacho.
O voto foi chumbado pela maioria socialista.
João Costa acusou o PS de ser “incapaz de se posicionar ao lado dos graciosenses e condenou a inércia do Governo Regional na promoção das Termas do Carapacho”.
O deputado do PSD considerou que o voto contra do PS demonstra a “falta de razoabilidade” do partido que suporta o executivo açoriano.
João Bruto da Costa lamentou que com o aproximar de mais uma época alta, a Graciosa esteja ainda privada do funcionamento em pleno das Termas do Carapacho, sobre as quais, depois de gastos 4 milhões de euros, o Governo “prometeu a concessão para que houvesse uma exploração com maior profissionalismo e até para as integrar num circuito de certificação termal”. 




Manuel José defende que concessionar as termas à pressa “não é a melhor solução”

Manuel José Ramos afirmou que o Governo dos Açores vai assegurar a manutenção, exploração e promoção das termas do Carapacho “de forma a que se viabilize a sua concessão a curto prazo”.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral da Graciosa considerou que as termas são uma importante valência na ilha Graciosa e lembrou que “durante os últimos 50 anos, as termas do Carapacho estiveram concessionadas apenas por um curto espaço de tempo e “como se sabe, essa experiência não decorreu como era previsto”.
O deputado assegurou que o governo pretende um serviço de qualidade para as termas.



Escola da Graciosa ficou em 4º lugar nos Jogos Desportivos do 3º Ciclo

A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa ficou em 4º lugar da geral, nos Jogos Desportivos Escolares do 3ºCiclo, na Fase Zonal B, que decorreu esta semana na EBS de Santa Maria.
Os melhores resultados da escola graciosense foram na ginástica e na atividade artística, tendo recebido os prémios de "melhor camarata" e de "espírito desportivo".

A escola graciosense esteve em competição com as escolas de Santa Maria, Nordeste, Vila do Topo e Lajes do Pico.

Twitter Facebook Favorites More