Traduzir

Rádio Graciosa


13 março 2018

Fundo Pesca foi acionado e deverá contemplar 27 pescadores graciosenses

O Conselho Administrativo do Fundopesca, que reuniu Segunda-feira, na Horta, decidiu acionar este fundo de compensação salarial para os pescadores em todas ilhas do arquipélago dos Açores.
O Diretor Regional das Pescas adiantou que cada beneficiário vai receber 304,5 euros por 15 dias de quebra de rendimento, tendo sido analisado o período entre 3 de fevereiro e 9 de março deste ano.
Luís Rodrigues referiu que a Direção Regional das Pescas “tem uma equipa que diariamente faz a avaliação dos critérios para ativar o fundo”, tendo-se verificado que, “em 15 dias interpolados num período de 30, houve uma quebra de rendimentos em cerca de 35% quando comparado com o período homólogo diário de uma média dos últimos três anos”.
O Diretor Regional frisou que este apoio está indexado ao valor do salário mínimo mensal em vigor na Região, conforme estipulado por lei, acrescentando que “caso se verifiquem condições para voltar a acionar este fundo este ano", ele será acionado.
As pré-candidaturas ao Fundopesca para 2018 estiveram a decorrer durante o mês de dezembro de 2017 e na Graciosa inscreveram-se 75 pescadores.

Segundo informação que recolhemos junto da Associação de Pescadores Graciosenses deverão estar aptos a receber neste momento o FundoPesca, cerca de 27 pescadores graciosenses.

Twitter Facebook Favorites More