Traduzir

Rádio Graciosa


17 novembro 2017

Resumo Semanal de 13 a 17 de Novembro de 2017

 Comissão Permanente de Economia deu parecer favorável à inclusão da Graciosa na Linha Lilás

A Comissão Permanente de Economia reuniu nos dias 29 de Junho  e no dia 26 de Outubro, a fim de analisar e dar parecer sobre o Projeto de Resolução n.º 36/XI do PSD, que recomenda ao Governo Regional que desenvolva as medidas necessárias à inclusão da Graciosa na “Linha Lilás” da Atlânticoline, a que deu um parecer positivo.
O parecer da Comissão de Economia foi aprovado por maioria, com votos favoráveis do PSD e  abstenção de PS, CDS-PP e BE que reservaram a posição para o Plenário.
A proposta sustenta que “a exclusão da ilha Graciosa da designada “linha lilás” da Atlânticoline não contribui para o combate ao isolamento nem promove o potencial da ilha Graciosa apoiando a economia da ilha” e por isso propõe que o Governo Regional dê instruções à Atlânticoline, no sentido de incluir a ilha Graciosa na designada “linha lilás”, através da optimização da utilização dos navios ao serviço daquela empresa pública regional.”





Fórum de Agentes do Setor Turístico na Graciosa até ao final do ano para revisão do Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA

A segunda fase de desenvolvimento deste processo, que inclui a realização de encontros de caráter geográfico e temático, decorre durante os meses de novembro e dezembro, tendo arrancado esta semana nas ilhas do Grupo Ocidental, seguindo-se o Grupo Central e, posteriormente, o Grupo Oriental do arquipélago.
Os FAST geográficos abrangem todas as ilhas dos Açores, pretendendo-se que participem nestes encontros as entidades representativas dos setores privado e associativo relacionadas, direta ou indiretamente, com a atividade turística, bem como as entidades representativas dos interesses públicos locais, nas quais se incluem as câmaras municipais.
A revisão do POTRAA visa a concretização formal da territorialidade da política do Governo Regional para o setor turístico, tendo como referência as opções estratégicas de desenvolvimento definidas no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), conjugando, de forma sustentável, a consolidação da oferta turística com a preservação dos recursos naturais e culturais identitários do espaço regional, para além da valorização social da dimensão humana.





USIG comemora Dia Mundial da Diabetes com rastreio

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa associou-se a esta causa e ciente da importância da realização de rastreios, que permitam o diagnóstico e tratamento precoces da doença, promoveu um rastreio destinado a toda a população adulta, nas várias freguesias da ilha.
Para além da medição da glicemia, os graciosenses puderam também realizar o cálculo do seu Índice de Massa Corporal e avaliar o seu Risco Metabólico.





Junta de Freguesia de Santa Cruz requalificou locais públicos da freguesia

Na Cruz do Bairro, no local de implementação da cruz, que dá o nome àquele lugar da freguesia, a autarquia substituiu a cruz existente, que já se encontrava em avançado estado de degradação, iniciativa com a colaboração da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas. A nova cruz foi uma oferta do emigrante Vítor Silva.
A Cruz da Barra, um dos principais símbolos da Vila de Santa Cruz da Graciosa, foi alvo de trabalhos de limpeza, que deram uma nova vida àquele monumento.





Patrícia Teixeira reeleita Presidente da Filarmónica União Popular Luzense

A Filarmónica União Popular Luzense reuniu em Assembleia Geral, no Domingo dia 12 de Novembro e resultou na reeleição de Patrícia Teixeira.
Os órgãos sociais da Filarmónica União Popular Luzense são essencialmente compostos por sócios executantes (músicos) da banda filarmónica.





Dormidas aumentaram 13,5% em Setembro

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a setembro, todas as ilhas apresentaram variações homólogas positivas, à exceção da ilha da Corvo, com uma variação negativa de 2,2%. As ilhas das Flores, de São Miguel, de São Jorge, da Terceira, do Pico, de Santa Maria, da Graciosa e do Faial, apresentaram respetivamente variações de, 26,9%, 21,0 %, 13,3%, 11,6%, 9,6%, 7,1%, 6,5 e 1,4%.
Nos estabelecimentos hoteleiros da Graciosa, a subida de 6,5% ficou a dever-se a um aumento de 780 dormidas, ao passar das 11.926 em 2016, para as 12.706, nos primeiros 9 meses deste ano.
Relativamente ao mês de Setembro, a subida foi ainda maior, 13,5%, com mais 199 dormidas do que as registadas em Setembro, do ano passado.
Os dados do Serviço regional de Estatística revelam ainda que em Setembro último, a taxa de ocupação foi de 31,8% (aumento homólogo de 4,6%) no entanto a estada média desceu 5,4%,  situando nas 2,4 noites.
Os proveitos totais foram de 534.057 euros e os de aposento 425.979 euros, correspondendo a aumentos homólogos de 7,6 % e de 6,6%, respetivamente.





Farol da Ponta da Barca aberto a visitas no Dia do Mar

Na quinta-feira, dia 16 de novembro, assinalou-se o Dia Nacional do Mar, data comemorativa instituída pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do em que a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional se associam para celebrar esta efeméride através de um conjunto de atividades, destinadas ao público em geral, que visam divulgar e celebrar o Mar.





Sporting de Guadalupe sente-se injustiçado com horários dos jogos de futebol

Bernardino Espinola, presidente do clube da Freguesia de Guadalupe, afirma que com uma despesa por jogo, de cerca de 900 euros, o clube pretendia que os jogos fossem realizados em horários mais propícios, à ida de adeptos aos jogos, sendo que o horário das 11 horas da manhã de Domingo imposto pela Federação, não é o mais propício.
Em entrevista à Rádio Graciosa, Bernardino Espinola diz sentir injustiça para com o clube que dirige, pois o Sporting de Guadalupe sai da Graciosa 15 vezes durante esta época, apenas 2 dessas deslocações são à Terceira e perde sempre duas noites quando se desloca ao continente, ao invés as equipas que vêm à Graciosa e que fazem apenas uma única deslocação cá à nossa ilha, passam apenas 1 noite. O horário das 11 horas da manhã tem como objetivo que as equipas saiam da Graciosa na tarde de Domingo, para conseguir regressar no mesmo dia ao continente, passando apenas 1 noite na Graciosa.
A situação, segundo Bernardino Espinola, está a prejudicar muito o clube, que não consegue obter receita suficiente, para a despesa do jogo.







Vasco Cordeiro anunciou que Graciosa poderá ter aquacultura offshore

O Presidente do Governo assistiu na freguesia da Ribeira Quente, em São Miguel à instalação do primeiro projeto de aquacultura offshore, tendo salientado que esta nova área de atividade representa a “abertura de novos horizontes para a rentabilidade que o mar tem para dar” aos Açores.
Vasco Cordeiro adiantou que estes projetos traduzem bem os objetivos que presidem à aposta que o Executivo Regional tem feito nesta área, ao nível da sustentabilidade, mas também do envolvimento das comunidades locais.
Vasco Cordeiro realçou que o envolvimento do Governo neste processo incluiu, ainda, o mapeamento das áreas para a instalação offshore de aquacultura, assim como a disponibilização de fundos comunitários, no âmbito do Mar 2020.
O Governo dos Açores tem vindo a apostar no setor da aquacultura através de várias medidas, entre as quais a criação de áreas pré-definidas para a produção aquícola nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.

O Presidente do Governo anunciou que está em estudo o alargamento deste projeto de aquacultura offshore também à Graciosa, sendo que na nossa ilha decorre já um projeto pioneiro de aquacultura de produção de spirulina.

Twitter Facebook Favorites More