Traduzir

Rádio Graciosa


15 setembro 2017

Resumo Semanal de 11 a 15 de Setembro de 2017

Instalações do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa serão alvo de reparações ainda este ano

O Diretor Regional do Ambiente reuniu com os representantes dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) das nove ilhas dos Açores e afirmou ainda que a concessionária dos centros da Graciosa e de São Jorge assumiu o compromisso de incrementar os movimentos de saída de materiais recicláveis e de refugo ao longo dos meses de setembro e outubro, num processo que será permanentemente acompanhado pela Direção Regional do Ambiente.
Hernâni Jorge salientou ainda que “estão a ser desenvolvidos procedimentos por parte da Região e das concessionárias visando a otimização e estabilização da atividade dos Centro de Processamento de Resíduos”.
Para a ilha de São Jorge está prevista instalação de uma linha de triagem de resíduos indiferenciados, a que se acrescenta a reparação, no âmbito da garantia da obra, das instalações do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, dois procedimentos a iniciar ainda este ano.





Aeroporto da Graciosa com aumentos de 11,8% nos embarques e 7,6% nos desembarques

Na Graciosa, foram registados 3.102 desembarques em Agosto, um aumento de 7,6% em relação ao mesmo mês de 2016, com o mês de Julho a ser até ao momento o melhor mês de 2017, em desembarques.
No entanto, foi nos embarques que se registou a maior subida, com 3.360 passageiros embarcados em Agosto, no Aeroporto da Graciosa, uma variação homóloga positiva de 11,8%.
De Janeiro a Agosto deste ano, o Aeroporto da Graciosa foi escalado por 433 aeronaves.





José Ávila reeleito vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS

André Bradford foi reeleito para Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores com 96% dos votos. Mantiveram-se na direção os deputados Francisco César, Isabel Quinto e José Ávila.





Curso de Guias de Parques Naturais começa na Graciosa a 1 de Outubro

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Turismo dos Açores, com a colaboração da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, terá início a 1 de Outubro, na Graciosa, a 6 de Outubro, em São Jorge e 7 de Outubro na Terceira.
O curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno. Pretende-se, ainda, melhorar a qualificação dos recursos humanos das empresas de turismo ativo da Região, em prol do desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável.
Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e visam certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas nas áreas dos parques naturais, tendo como público-alvo todas as pessoas que pretendem exercer as atividades nas áreas protegidas.




Decorre período de entrega de sugestões sobre o estudo preliminar de Reabilitação do percurso urbano-marítimo entre o Degredo e Santa Catarina

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa disponibilizou na sua página oficial da Internet e no Facebook o estudo preliminar de Reabilitação do percurso urbano-marítimo entre o Degredo e Santa Catarina, apresentado no passado dia 29 de Agosto no Multiusos da Graciosa.
Todos os munícipes que queiram apresentar sugestões, devem faze-lo junto do Gabinete de Apoio à Presidência, até ao dia 29 de setembro de 2017.






Associação Casa da Graciosa na Ilha Terceira reuniu 250 pessoas em jantar de angariação de fundos

O evento que decorreu em parceria com a Associação de Pescadores Graciosenses, teve como objectivo aproximar as duas ilhas e recolher fundos para o objetivo da associação que o de criar uma casa de acolhimento para doentes deslocados na Terceira, que dispõem de poucas condições financeiras.
O evento foi aproveitado pela Associação de Pescadores para promover o peixe da Graciosa, tendo apresentado congro cozinhado de três formas.






Executivo camarário aprovou apoios e investimento no Bairro do Carapacho na primeira reunião de Setembro

No encontro presidido pelo vereador António Lourenço, o vereador do PSD, António Reis, perguntou porque ainda não tinha sido transferida a verba, prevista em orçamento, referente ao protocolo com a Junta de Freguesia de Guadalupe, para manutenção do campo de futebol da freguesia, uma vez que a época desportiva está a começar e é preciso fazer alguns trabalhos. Em resposta, António Lourenço disse que a verba será disponibilizada brevemente.

Já na ordem de trabalhos, foi retificado o apoio à Filarmónica União Popular Luzense, para oferta de um passeio à volta da ilha, aos elementos da Filarmónica Unânime Praiense da Ilha do Faial, que esteve na Graciosa, a participar nas Festas de Nossa Senhora da Luz.
Por unanimidade, foi aprovado o apoio de 100 euros à Filarmónica Recreio dos Artistas, para fazer face a despesas com a deslocação à Festas da Candelária do Pico, bem como 1.100 euros de apoios à natalidade, com aprovação de três candidaturas.
Também por unanimidade foi aprovado apoio de 134 euros, à Associação de Cinegeticófilos da Ilha Branca, para deslocação de caçadores na final do Campeonato Nacional de Santo Huberto. Outros apoios aprovados foram 500 euros, à Casa da Graciosa na Ilha Terceira e 100 euros ao Centro Social e Paroquial da Luz, pela deslocação da sua marcha à Semana dos Baleeiros.

Na ordem de trabalhos, do encontro do executivo camarário, destacou-se a proposta de autorização genérica, para investimento de 10 mil euros, em trabalhos de reparação e beneficiação do Bairro do Carapacho. Trata-se de trabalhos de manutenção em moradias do bairro, onde recentemente foram colocadas janelas e portas de alumínio. Esta proposta foi aprovada por maioria, com abstenção dos vereadores do PSD.







Qualidade da água no 2º trimestre prejudicada por intrusão salina e problemas nos doseadores de cloro

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa tornou público, os resultados das análises realizadas à água do concelho, ao longo do segundo trimestre de 2017.
Analisando os dados, verifica-se que nos parâmetros E.Coli e Bacterias Coliformes, só 93,3% das análises cumpriram os valores previstos. A causa apontada foi “problemas nos doseadores de cloro”.
Outros parâmetros que se destacam são condutividade, em que 75% das análises cumpriram os valores previstos e cloretos e sódio em que nenhuma das 15 análises efetuadas registou os valores previstos. Nestas situações é apresentada como causa, a intrusão salina.






Dormidas na Graciosa registaram aumento de 54,2% em Julho

Os estabelecimentos hoteleiros da Graciosa registaram um total 8.820 dormidas entre Janeiro de Julho, um aumento de 7,2%, em comparação com as 8.231 dormidas de igual período de 2016.
No entanto quando se analisa somente o mês de Julho, verifica-se o registo de 2.362 dormidas, um aumento de 54,2%, em comparação com as 1.532 dormidas de Julho de 2016.
Em Julho, a taxa de ocupação foi de 43,5%, uma variação homóloga de 16% e a estada média foi de 3,09 noites, um aumento de 25,1%, quando em Julho de 2016 a estada média foi de 2,47 noites.






Twitter Facebook Favorites More