Traduzir

Rádio Graciosa


14 julho 2017

Resumo Semanal de 10 a 15 de Julho de 2017

 
Desembarques baixaram 3,5% em Junho

Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que em Junho, desembarcaram 2.276 passageiros no Aeroporto da Graciosa, um decréscimo de 83 desembarques (3,5%), em comparação com o mesmo mês de 2016.
Nos primeiros 6 meses deste ano foram registados 11.916 desembarques, mais 1.066 do que no mesmo período de 2016.
Nos embarques também se verificou uma ligeira descida em Junho, passando dos 2.173 no mesmo mês de 2016, para os 2.096 este ano.
Entre Janeiro e Junho, a Graciosa foi escalada por 307 aviões.





Ricardo Ramalho reeleito presidente do Mocidade Praiense

Ricardo Ramalho foi reeleito para mais um mandato, com o objetivo de continuar com as obras de recuperação da sede social e manter a atividade desportiva.
No encontro foram também aprovados, por unanimidade, o relatório e contas relativo ao exercício do ano anterior.




Atividade sísmica ao largo da Graciosa com tendência decrescente

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica que se vem desenvolvendo desde as 07H55 de segunda-feira, 10 de julho, numa região epicentral localizada no mar entre 18 a 20 quilómetros a este/sueste da freguesia da Praia, na ilha Graciosa, mantém-se, embora venha denotando uma tendência decrescente.




Conhecido projeto de monumento de homenagem aos baleeiros

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa tornou público um projeto da autoria do arquiteto graciosense, Paulo Bettencourt, para o monumento de homenagem aos baleeiros, que a autarquia pretende erguer.
Do projeto consta a construção de uma estátua com o baleeiro e respetivo arpão, sendo que é no piso, em calçada, que se encontra a imagem do cachalote, criando assim a prespetiva de o baleeiro no cimo do mar para a "tranca" do animal.
O projeto ao ser implementado será em calçada portuguesa e irá abranger o pontão situado em frente ao Graciosa Hotel, o que tornaria aquela zona num bonito cartão de boas vindas aos futuros utilizadores da Marina da Barra.






Bote São João ficou em 4º lugar em remos no II Campeonato Regional de Botes Baleeiros

A competição estreou-se no ano passado, na ilha das Flores e prosseguiu na ilha de Santa Maria, com grande adesão de equipas de clubes navais, associações culturais e juntas de freguesia das várias ilhas participantes, com 12 embarcações oriundas de todas as ilhas dos Açores, excepto o  Corvo.
O Clube Naval da Ilha Graciosa participou com o bote São João e sua companha, que alcançaram em remo o 4º lugar da geral.





Junta de Freguesia de Santa Cruz proíbe práticas desportivas na zona balnear da Calheta

A utilização da zona balnear da Calheta tem gerado alguma discussão durante a última semana, nas redes sociais.
Perante vários acontecimentos, relativamente à utilização da zona Balnear da Calheta, a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, “sendo a responsável pelo local decidiu proibir o uso de equipamentos desportivos, tais como os que têm sido utilizados recentemente (bola) bem como, a prática de qualquer atividade que possa incomodar os banhistas.”
Naquela zona balnear será também colocado um vigilante, com o objetivo de zelar pela limpeza e boa utilização daquele espaço.





Pouco mais de 9 toneladas de peixe entregues em lota no mês de Maio

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, o mês de Maio foi de queda em várias ilhas, com destaque para Pico e S. Miguel, embora outras tenham conseguido recuperar, como é o caso da Graciosa.
Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores foram as ilhas que, no mês de Maio, capturaram mais peixe, do que no mesmo mês do ano passado.
Na Graciosa, foram entregues em lota 9.329 Kg de peixe, um aumento ligeiro de 311 Kg do que em comparação com o 9.018 Kg de Maio de 2016. O peixe capturado em Maio rendeu aos pescadores graciosenses 87.612 euros.
De Janeiro a Maio deste ano entraram em lota na Graciosa, um total de 34.939 Kg de peixe, que rendeu o valor de 361.833 euros.





Voto de congratulação pelo Jubileu Sacerdotal do Padre António Machado Alves

No passado dia 11 de junho o Padre António Machado Alves completou 50 anos de ordenação sacerdotal, momento que foi alvo de voto de congratulação na Assembleia Legislativa Regional, apresentado por Manuel José Ramos, deputado do PS eleito pela Graciosa.




Consultas de reumatologia nas Termas do Carapacho já começaram

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através de uma colaboração entre a Direção Regional do Turismo e o Instituto Português de Reumatologia, promoveu o regresso da valência medicinal das Termas do Carapacho, em complemento às valências lúdica e de bem-estar.
Os termos específicos desta parceria prevêem a presença na infraestrutura termal de profissionais de saúde com a dupla especialidade de Reumatologia e Hidrologia, no período entre 2 de julho e 17 de setembro.
A realização de consultas diárias, decorre de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 13 horas, com um médico especialista, por semana, na Graciosa.
As consultas tem estado a decorrer com normalidade e segundo a Rádio Graciosa conseguiu apurar, a procura está a aumentar progressivamente.
As consultas podem ser marcadas diretamente nas termas ou pelo telefone 295714212.



Twitter Facebook Favorites More