Traduzir

Rádio Graciosa


31 julho 2017

Projeto “Nosso mar, nossa ilha, Graciosa 2017” decorre de 3 a 13 de Agosto

O Projeto Nosso mar, nossa ilha 2017, vai decorrer na Graciosa entre 3 e 13 de Agosto, através de uma parceria entre a Associação de Pescadores Graciosenses e o Projeto de Investigação Representações sociais dos atores da Pesca Artesanal Açoriana sobre as políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos marinhos das Ilhas Reserva da Biosfera, CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa.
Este projeto tem como objetivo global a promoção de ações de reflexão e debate crítico em torno das questões e desafios que se apresentam atualmente à atividade piscatória da Graciosa, bem como ao uso sustentável do Mar da Biosfera por todos os restantes usuários.
A Semana Pensar a nossa ilha (também) debaixo de água tem como objetivo juntar os cidadãos graciosenses e visitantes da ilha em torno de uma ação de cidadania marítima, com vista à reflexão partilhada sobre questões relacionadas com o uso responsável e sustentável do Mar da Biosfera, nomeadamente em relação à exploração profissional e lúdica dos recursos marinhos e preservação dos habitats.
Defendendo que a pesca graciosense tem muito a ganhar com a colaboração de toda a comunidade, a organização lança o desafio de juntar interessados em torno desta ação de cidadania marítima, para uma reflexão partilhada sobre questões  que nos dizem respeito a todos (enquanto graciosenses, enquanto cidadãos e enquanto utilizadores deste nosso mar que nos rodeia e nos suporta).
Entre os dias 3 e 13 de agosto de 2017, serão articuladas atividades de promoção da cidadania marítima, com o foco em 3 áreas de interesse, o Mar da Biosfera (espaço marítimo onde a pesca e outras atividades de lazer ocorrem), A Nossa Pesca (características da nossa atividade, importância económica, património e cultura) e Reflexão Partilhada (espaço de apresentação de conhecimentos locais, estudos científicos e perspetivas de gestão da atividade e dos espaços marítimos costeiros).
Nestes dias serão dinamizadas diversas atividades, nomeadamente entre 3 e 6 de Agosto, a 1ª Ação de levantamento, mapeamento e análise de lixo subaquático na Graciosa. Esta iniciativa é de voluntariado para identificação, georeferenciação e limpeza do lixo subaquático nas áreas de reserva e zonas protegidas.
Entre 3 e 10 de Agosto, decorre a Ação Repórteres do Mar da Biosfera, uma iniciativa de educação cívica pró-oceano, dirigida aos jovens da ilha.

E entre os dias 10 e 13 decorre a exposição “Nosso mar, nossa ilha: Pensar a nossa ilha (também) debaixo de água”, com apresentação pública dos resultados das ações promovidas, com entrega de um prémio de distinção à melhor reportagem apresentada.

Twitter Facebook Favorites More