Traduzir

Rádio Graciosa


02 junho 2017

Resumo Semanal de 29 de Maio a 2 de Junho

Presidente da Câmara preocupado com situação da PSP na Graciosa

A supervisão de segurança aeroportuária, realizada pelos agentes de serviço, levou a uma alteração radical no policiamento na Graciosa.
A esquadra já fechou a porta por diversas vezes, desde o dia 1 de Maio, os graciosenses queixam-se de falta de policiamento nas ruas, o regulamento de trânsito junto às escolas deixou de existir, o mesmo aconteceu com as ações de sensibilização e o programa Escola Segura. Nos turnos da noite está, na maioria das vezes, apenas um agente de serviço, porque o colega de turno é “puxado” para os turnos de dia, para assegurar o serviço de aeroporto.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a situação é preocupante e a autarquia já fez chegar, às entidades de direito, essa preocupação.
O autarca disse que foi informado que se trata de uma situação não só local, mas também regional e que na próxima colocação, a Esquadra da Graciosa, receberá dois agentes, o que Avelar Santos espera que se venha a concretizar, para o bem da Graciosa.





José Ávila garante que rendimento dos pescadores também preocupa Partido Socialista

A perda de rendimentos por parte dos pescadores, esteve em debate na Comissão de Economia, a propósito de uma petição sobre o estado das pescas Açorianas.
De acordo com José Ávila, “percebeu-se que houve uma redução abrupta de rendimento dos pescadores devido aos pelágicos, o que quer dizer que ficou identificada a grande causa deste problema, que também nos preocupa muito. Acresce a este facto a diminuição da captura da lula e dos pequenos pelágicos, como o chicharro, e a própria redução da quota do goraz, espécie fundamental na economia desta fileira na Região”.
Em relação à possibilidade de se realizar uma paragem biológica, apoiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos do Mar e das Pescas, para o Partido Socialista esta opção poderá trazer outros problemas nomeadamente ao nível da “gestão das quotas e pelo facto de se ter de parar toda a frota da Região, o que ia afetar de uma maneira insustentável todo o setor”.





Plano Municipal de Ação de Resíduos Urbanos está em discussão pública

O documento foi aprovado por unanimidade, mas o vereador António Reis, do PSD, não deixou que deixar a sua opinião de que o documento não apresenta perspetivas para o futuro. O vereador social-democrata sugeriu que a empresa Equiambi deveria ser parceira da Câmara Municipal, trabalhando mais próximo da população, para além de que deveria ter ecopontos junto das suas instalações, de fácil acesso durante toda a semana.
O documento entrou imediatamente em discussão pública, devendo os interessados em dar contributos, fazê-lo por escrito junto da Câmara Municipal, no prazo de 30 dias, a contar de 18 de Maio.





Dia Mundial sem Tabaco assinalado com rastreio

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa assinalou o Dia Mundial Sem Tabaco, Quarta-feira, dia 31 de Maio, com um Rastreio de Monóxido de Carbono à comunidade fumadora. 





Presidente da República visita Graciosa no Domingo

Marcelo Rebelo de Sousa visitará a Graciosa no Domingo, dia 4 de Junho, estando a chegada prevista para as 12 horas.
Na Graciosa vai almoçar com as entidades oficiais da ilha, um almoço que a Câmara Municipal e a Associação de Pescadores vão oferecer e que vai promover os produtos da Graciosa, com destaque para o peixe. Depois visitará a fábrica de Queijadas da Graciosa e por volta das 17 horas, Marcelo Rebelo de Sousa sai da Graciosa, com destino ao Faial.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, diz estar expectante com esta visita, que vai ser muito curta, mas em que pretendem mostrar um pouco do melhor que a graciosa tem.





Nova Aerogare da Ilha Graciosa custará 3,5 milhões de euros

Em declarações à RTP Açores, o Diretor geral da Sata Gestão de Aeródromos avançou que a construção de uma nova estrutura de raiz, advém do estado de degradação da atual.
Ricardo Carvalho adiantou que a Graciosa ficará com a melhor aerogare da Sata nos Açores, em termos de funcionalidade, dotada com equipamentos de ponta.
A nova estrutura, será construída no espaço entre o quartel dos bombeiros e a aerogare existente, que será posteriormente demolida. O espaço da atual aerogare dará lugar ao parque de estacionamento de viaturas. Será também ampliada a placa de estacionamento das aeronaves.
O objetivo deste investimento, que deverá avançar até ao fim do ano, é que o Aeródromo da Graciosa fique dotado de espaços mais amplos e adequados à operação dos aviões Dash Q-400, bem como cumprir os requisitos de segurança obrigatórios.





Obra da rede de águas Grotas II decorre com normalidade

A obra de remodelação da rede de águas GROTAS II, desenvolve-se agora no Caminho do Sumidouro, troço que está encerrado à circulação de viaturas, à excepção dos moradores e proprietários dos prédios.
Esta empreitada adjudicada à Tecnovia está a decorrer com normalidade, conforme nos assegurou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Avelar Santos disse que houve um atraso no inicio da obra, devido a alguma demora na cegada por via marítima, dos materiais necessários à obra, mas que agora decorre tudo com normalidade, sendo previsto que o prazo de 365 dias, para a conclusão da obra, seja cumprido.






Atlantic Clean Up na Graciosa a 11 de Junho

Na Graciosa, o evento realiza-se no Domingo, 11 Junho, das 17h às 19h, sendo o ponto de encontro na praia da São Mateus.
O grupo de voluntários, limpará a zona que vai da Fonte da Areia até à Lagoa.




Graciosenses realizam os bodos de Espírito Santo

Na ilha Graciosa realizam-se, este fim de semana, os tradicionais bodos de Espírito Santo, em que são distribuídas rosquilhas pela população e irmãos de cada Irmandade.
A semana que está a terminar foi de muito trabalho, com o reunir das pessoas e o confeccionar das rosquilhas, que em alguns casos foram cozidas nas padarias da ilha, que assim ajudam também a manter esta tradição Graciosense.
O vinho, a massa doce e o arroz doce também fazem parte da ementa destes dias, em que o prato principal é Sopa do Espirito Santo, com o respectivo cozido.
Realizam-se um total de 6 bodos por todas a freguesias do concelho, que distribuem alguns milhares de rosquilhas. O bodo da Ribeirinha é sempre o que tem mais irmãos e como tal, o que confecciona mais rosquilhas.





Censo de Garajaus a decorrer até 23 de Junho

A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria e com o apoio dos Serviços de Ambiente e Parques Naturais de Ilha, está a promover a realização de mais uma edição do Censo de Garajaus no arquipélago dos Açores, que decorre até 23 de junho.
No censo de 2016, estimaram-se cerca de 538 casais reprodutores de garajau-rosado em 23 colónias e 2.442 casais de garajau-comum, distribuídos por 105 colónias por todo o arquipélago, concentrando-se mais de 50% da população de cada espécie apenas no Grupo Central dos Açores.
No arquipélago dos Açores, as principais colónias de garajaus rosados (entre 75 a 80%) concentram-se em três ilhas, nomeadamente Graciosa, Flores e Santa Maria.
No ilhéu da Praia, na Graciosa, encontra-se a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa.





Agenda cultural de Junho, com destaque para exposições, concertos e teatro

A peça em destaque este mês é uma Atafona, que era usada para moer o milho ou o trigo. Construída em Madeira, basalto, ferro e corda, esta peça datada de Janeiro de 1937, pertencia a Inocêncio Hilário da Lagoa.
Até ao final de Junho, é ainda possível apreciar a exposição do semestre, com uma mostra de algumas das bonecas da colecção do Museu da Graciosa, que convida os visitantes, a entrar no imaginário de recordações de infância.
De 20 de Junho a 7 de Outubro, o Museu expõe “A Festa do Divino na Ilha Graciosa”, que se trata de um a mostra fotográfica, inaugurada em pleno período de Pentecostes, que apresenta as festas do Espírito Santo, desde as estruturas, passando pelos rituais de culto e pelas cerimónias, que desde tempos antigos têm sido expressão religiosa do povo graciosense.
Até 18 de Junho, está ainda patente a exposição “Visões – O Interior do olho humano”.
Ainda na agenda cultural de Junho, destaca-se concerto a 11 de Junho, pelas 21 horas, no Centro Cultural, com os coros Juvenil e Sénior da Matriz de Santa Cruz e participação da solista micaelense Andreia Colaço. Neste
concerto será homenageado o Padre António Machado Alves, pelos 50 anos de Bodas Sacerdotais
A 17 de Junho, prossegue a Temporada de Teatro da Ilha Graciosa, 21h00, no Centro Cultural, com o Grupo de teatro Vai Avante, de Gondomar, Porto, que vai apresentar a peça “Sganrello, o traído imaginário”, de Moliére.


Twitter Facebook Favorites More