Traduzir

Rádio Graciosa


27 junho 2017

Governo promove pesca turismo para que se alargue às nove ilhas

O Diretor Regional das Pescas salientou “a importância de divulgar as coisas positivas que a pesca pode oferecer”, acrescentando que “as comunidades piscatórias, com o seu património paisagístico e cultural, são por si só um produto da pesca que pode gerar rendimentos complementares à pesca profissional”.
Luís Rodrigues, que falava no porto de pescas de Porto Formoso à chegada de um passeio de Pesca Turismo realizado por uma embarcação licenciada para esta atividade, defendeu que “o contacto com os turistas permite aos pescadores valorizar a sua profissão, enquanto transmitem ensinamentos ligados ao mar”.
Durante o desembarque dos turistas que participaram neste passeio, o Diretor Regional divulgou um folheto informativo sobre Pesca Turismo, produzido pela Direção Regional das Pescas, que pretende contribuir para a promoção desta atividade nos Açores.
Esta medida, aprovada, em maio, no Conselho do Governo, pretende incentivar esta atividade na Região, através da isenção do pagamento de taxas de emissão de licença, podendo cada armador beneficiar, uma vez, desta isenção, até 2020.
Segundo Luís Rodrigues, a Pesca Turismo, para além de criar um rendimento complementar para os profissionais da pesca, pretende divulgar as tradições do setor pesqueiro, tendo por referência a bem sucedida experiência de diversas regiões da União Europeia na promoção desta atividade.

Este evento contou também com a colaboração da Federação das Pescas dos Açores que pretende disseminar este produto pelas nove ilhas do arquipélago.

Twitter Facebook Favorites More