Traduzir

05 junho 2017

Dia dos Açores é celebrado hoje



O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago.

A escolha da Segunda-Feira do Espírito Santo, a maior celebração religiosa e cívica dos Açores (também conhecida por Dia do Bodo ou Dia da Pombinha), alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo - em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança -, constituir a principal festividade do povo açoriano.
Formado por pequenas comunidades isoladas durante séculos, o povo dos Açores manteve cultos e práticas profundamente populares, totalmente enraizadas no quotidiano que, apesar da crescente globalização, ainda mantêm um profundo significado, sendo um dos traços da açorianidade. Entre essas práticas insere-se esta comemoração, cuja vitalidade se alarga naturalmente a todos os núcleos de açorianos espalhados pelo mundo.
A cidade da Horta colhe este ano as celebrações do Dia dos Açores.
Do programa consta :  
10:00 Início da Sessão Solene Comemorativa do “Dia da Região Autónoma dos Açores”.
12:30 Cortejo em honra do Divino Espírito Santo com a participação de todas as Irmandades da ilha do Faial, do Império dos Nobres para a Avenida 25 de Abril.
13:00 Almoço Comemorativo do “Dia da Região Autónoma dos Açores” – Sopas em honra do Divino Espírito Santo, na Avenida 25 de Abril. Haverá ainda cortejo etnográfico e atuação dos Grupos Folclóricos da ilha do Faial.
21:30  Concerto Comemorativo do “Dia da Região Autónoma dos Açores” pela Orquestra Regional Lira Açoriana, na Marina da Horta.




Twitter Facebook Favorites More