Traduzir

Rádio Graciosa


05 maio 2017

Resumo Semanal de 1 a 5 de Maio de 2017

Confirmada Bandeira Azul para o Barro Vermelho

No que respeita à Graciosa foi confirmada a atribuição do galardão à zona do Barro Vermelho, em Santa Cruz da Graciosa, que devido à qualidade “excelente”, confirmada pelas análises à água, mantém o galardão.
No site Bandeira Azul, a zona balnear é descrita como “piscina natural de rocha e areia, com acessos em cimento. Zona de banhos de mar aberto com fundo em laje de basalto.”







Assembleia Municipal aprovou por maioria contas de 2016 do município

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na sexta-feira, para apreciar e votar os documentos de Prestação de Contas de 2016.
A execução fixou-se em 84% para a receita e 70% para a despesa, sendo as receitas correntes arrecadadas em 2016 de 3 milhões e 500 mil euros, correspondendo a uma execução de 98%. As receitas de capital foram de cerca de 391 mil euros, com uma taxa de execução de 35%. A execução orçamental das despesas correntes ficou-se pelos 2 milhões 702 mil euros, 95% de execução e nas despesas de capital 766 mil 852 euros e uma taxa de execução de 36%.
Os documentos foram aprovados por maioria, com 12 votos a favor do PS e 5 votos contra do PSD.
Para os deputados municipais do Partido Socialista da Graciosa, a Câmara Municipal tem vindo, cada vez mais, a demonstrar transparência e rigor na gestão dos dinheiros públicos que o baixo nível de execução em despesas de capital e, por conseguinte, das receitas de capital, ficou a dever-se ao atraso na regulamentação dos fundos comunitários e à espera pela publicitação dos avisos para as candidaturas e ainda na demora dos procedimentos com os vistos do Tribunal de Contas para os investimentos já prontos para avançar.
As razões do voto contra da bancada do PSD, foram as mesmas dos vereadores na câmara, ou seja a de que a gestão desta câmara adiou o futuro e por apenas ter executado 35% do investimento. Para os social-democratas “gasta-se o dinheiro, mas não se avança com os projectos essenciais para a ilha.”
O Presidente da Câmara referiu, naquela reunião, que a prioridade do município foi, e será, apoiar as famílias, nomeadamente com os programas de promoção de emprego, os apoios à natalidade, as bolsas de estudo e a melhoria das condições de habitabilidade. 






Sporting de Guadalupe fez história

O Sporting de Guadalupe fez história, ao ser a primeira equipa da Graciosa a sagrar-se Campeã dos Açores em futebol.
O título foi confirmado com a vitória de 0-2 sobre o Vilanovense e a equipa de Guadalupe vai assim subir ao nacional de futebol.
A equipa verde e branca da freguesia de Guadalupe chegou na tarde de Domingo à graciosa e seguiu-se uma grande festa.






Escola Secundária da Graciosa venceu fase zonal C dos Jogos Desportivos Escolares do 3º ciclo

A Escola Básica e Secundária da Graciosa venceu a Fase Zonal C dos Jogos Desportivos Escolares do 3º ciclo, tendo conquistado também o prémio de "melhor organização".
Em segundo lugar da geral ficou a escola de Ponta Garça, em terceiro lugar, a Escola Tomás de Borba.
Nos jogos estiveram em competição alunos das escolas de, EBS Graciosa – Ilha Graciosa, EBI Ponta Garça – São Miguel, EBS Flores - Ilha das Flores, EBS Mouzinho da Silveira – Ilha do Corvo e EBS Tomás de Borba – Ilha Terceira.






Esquadra da PSP da Graciosa esteve de porta fechada na Segunda-feira

A Esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa esteve encerrada durante cerca de 12 horas, na última Segunda-feira, dia 1 de Maio.
Os únicos agentes de serviço, um em cada turno, fecharam a porta da esquadra para assegurar serviço no Aeroporto da Graciosa, serviço que, até ao último dia 30 de Abril, era assegurado por agentes que estavam de folga, em regime de gratificado. O serviço de supervisão, de segurança aeroportuária passou agora a ser realizado pelos agentes de serviço, mas a situação torna-se complicada, quando existe turnos em que há apenas um agente de serviço, pois durante o horário de funcionamento do aeroporto é exigida a permanência de um policia.
A falta de pessoal é um problema já antigo da esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa, que com um efetivo de 13 agentes, tem por vezes um único polícia de serviço, que fecha temporariamente a esquadra, para se deslocar a ocorrências. Quando são ocorrências graves ou que envolvem violência, recorrem aos colegas que estão fora de serviço para auxiliar.
A Associação Sindical dos Profissionais da Policia afirma que o reforço de efetivos nos Açores, tem sido uma luta antiga e o que se está a passar na Graciosa é exemplo dessa carência de pessoal.
O sindicalista Luis Soares diz que no caso da Graciosa é mais grave, porque se trata da única esquadra da ilha, estando em causa a segurança e apoio às populações.
A Rádio Graciosa já pediu esclarecimentos, sobre esta situação, ao Comando Regional da PSP.






SATA lançou concurso para aquisição de serviços de salvamento e contra incêndios para o aeródromo da Graciosa

A SATA Gestão de Aeródromos lançou um concurso público internacional, de 4,4 milhões de euros, para aquisição de serviços de salvamento e contra incêndios nos aeródromos do Pico, São Jorge, Graciosa e Corvo.
Segundo a empresa, a aquisição destes serviços vem dotar os aeródromos das quatro ilhas de "melhores condições técnicas para a operação das aeronaves e reforçar e otimizar a operacionalidade funcional destas infra-estruturas", adaptando-as às normas internacionais em vigor, cada vez mais exigentes.
O procedimento do concurso público internacional tem um prazo de execução de 36 meses.

Fonte: Açoriano Oriental





Grupo de teatro graciosense "As Sementinhas" estreia-se Domingo

O grupo de teatro graciosense "As Sementinhas" vai estrear-se este fim-de-semana.
O grupo de jovens vai estrear a peça "O menino que não gostava de ler", às 20h30 de Domingo, no Centro Cultural da Ilha Graciosa.  Na 2ª parte do espectáculo haverá um breve momento musical.
Entretanto o Grupo de Teatro “A Semente” esteve em digressão ao continente.





Matadouro da Graciosa abateu 118 bovinos em Janeiro e Fevereiro

No Matadouro da Graciosa foram abatidos 118 animais bovinos, em Janeiro e Fevereiro deste ano, conforme revelam os dados do Serviço Regional de Estatística.
Em Janeiro, foram abatidos 60 cabeças de gado, que resultaram num peso limpo de 14.569 Kgs de carne para consumo público.
Em Fevereiro, foram abatidos 58 bovinos, com um total de 12.694 Kgs de carne.
Nos primeiros dois meses deste ano, o Matadouro da Graciosa tratou um total de 27.263 Kgs de carne de bovino, para consumo.






Equipa Sénior do Graciosa F.C. participa no Torneio de Apuramento do Campeão da AFAH de Futebol

Nos próximos dias 11, 13 e 15 de Maio, vai decorrer na ilha Terceira, o Torneio de Apuramento do Campeão da AFAH de Futebol, na categoria de seniores masculinos. Participam no Torneio as representantes das três ilhas com atividade neste escalão, nomeadamente, o Graciosa FC da ilha Graciosa, o GD Velense da Ilha São Jorge e o GD Fontinhas da ilha Terceira.
Os jogos vão decorrer no campo de jogos do SC Os Leões, no Porto Judeu às 19 horas.
No dia 11 de Maio jogam Graciosa-Fontinhas, a 13 de Maio Velense-Graciosa e a 15 de Maio Fontinhas-Velense.





Câmara Municipal aprova voto de congratulação ao Sporting de Guadalupe

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu esta Quinta-feira nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia foram aprovados dois votos de congratulação ao Sporting Club de Guadalupe, pelo primeiro lugar alcançado no Campeonato de Futebol dos Açores, garantindo a sua presença no Campeonato de Portugal, na época 2017/2018. o voto enaltece o “feito nunca antes alcançado na nossa ilha, e terem, assim, elevado o nome da Graciosa a um nível nacional”. Os votos foram apresentados pela vice-presidente Conceição Cordeiro e pelos vereadores do PSD, António Reis e Eulália Aguiar.

Na ordem de trabalhos da reunião camarária, foi aprovado apoio de 134 euros, ao Grupo de Teatro “A Semente”, para custos da digressão ao continente.
Foram ainda ratificados despachos de autorização de despesa com os transportes terrestres das comitivas que participaram nos Jogos Desportivos Escolares e dos elementos da fragata Jacinto Cândido, que esteve na graciosa.






Município de Santa Cruz da Graciosa associou-se à iniciativa “Rua da Europa”

O Município de Santa Cruz da Graciosa associou-se à iniciativa “Rua da Europa”, inserida no âmbito do programa “Cidadania Europeia”, que está a ser desenvolvido no corrente ano pelo Governo dos Açores.

Assim, para comemorar o Dia da Europa, de 4 a 9 de maio, a Rua D. Afonso Henriques, no centro de Santa Cruz, será transformada na “Rua da Europa”, onde se encontram expostas as bandeiras da União Europeia e dos 28 Estados Membros.

Twitter Facebook Favorites More