Traduzir

29 maio 2017

José Ávila garante que rendimento dos pescadores também preocupa Partido Socialista

A perda de rendimentos por parte dos pescadores, esteve em debate, na sexta-feira, na Comissão de Economia a propósito de uma petição sobre o estado das pescas Açorianas.
O deputado graciosense José Ávila explicou que “há uma grande perda de rendimento associada às capturas de pelágicos, sobretudo os grandes pelágicos, que afeta algumas ilhas, nomeadamente São Miguel”.
De acordo com José Ávila, “percebeu-se que houve uma redução abrupta de rendimento dos pescadores devido aos pelágicos, o que quer dizer que ficou identificada a grande causa deste problema, que também nos preocupa muito. Acresce a este facto a diminuição da captura da lula e dos pequenos pelágicos, como o chicharro, e a própria redução da quota do goraz, espécie fundamental na economia desta fileira na Região”.
Em relação à possibilidade de se realizar uma paragem biológica, apoiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos do Mar e das Pescas, para o Partido Socialista esta opção poderá trazer outros problemas nomeadamente ao nível da “gestão das quotas e pelo facto de se ter de parar toda a frota da Região, o que ia afetar de uma maneira insustentável todo o setor”.

O deputado graciosense sublinhou ainda  a importância de uma distribuição justa de rendimentos pelos vários profissionais das pescas e defende a necessidade de se acompanhar quer a situação financeira dos pescadores, quer a gestão dos recursos existentes e, tal como tem sido feito pelo executivo socialista, encontrar as melhores soluções para apoiar pescadores e tornar o setor mais rentável e sustentável”.

Twitter Facebook Favorites More