Traduzir

Rádio Graciosa


15 abril 2017

Resumo Semanal de 10 a 14 de Abril de 2017

 Plano Estratégico de Promoção para a Agroindústria dos Lacticínios

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou o desenvolvimento, em articulação com a indústria, de um Plano Estratégico de Promoção para a Agroindústria dos Lacticínios, tendo em vista reforçar a presença dos produtos lácteos açorianos nos mercados de exportação tradicionais, mas também a procura de novos mercados.
João Ponte falava na abertura do Azorean Cheese Fest, na Escola Profissional da Ilha de São Jorge, um evento sobre a temática do queijo em diferentes vertentes promovido pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e pelo seu Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, em que participaram podutores graciosenses.





Atlanticoline começa operação a 18 de Maio com dois barcos diferentes

A empresa pública Atlânticoline, de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, inicia a 18 de maio a operação sazonal, com dois navios que substituem os inicialmente previstos, uma alteração sem aumento de encargos.
Segundo disse o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas será feito este verão com as embarcações “Master Jet” [construído em 1991] e “Mega Jet” [construído em 1995], que têm uma capacidade para transporte de viaturas “muito semelhante à operação do ano anterior”.
Questionado sobre o valor do investimento, o presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline disse apenas que “são próximos daquilo que já houve noutras operações”.
Fonte: Açoriano Oriental




Santa Cruz Sport Club sagrou-se vice-campeão em voleibol feminino

No final da época 2016/2017, o Santa Cruz Sport Club ficou em segundo lugar da classificação geral no Campeonato Nacional de Voleibol, Série Açores.
Em deslocação à Terceira, a equipa graciosense saiu derrotada no primeiro jogo contra adrep por 3-1, com parciais de 25-17, 21-25, 25-14 e 25-19.
Na segunda e última partida da época, o Santa Cruz venceu a equipa campeã por 2-3, com parciais de 25-16, 19-25, 29-27, 14-25 e 11-15.
O Santa Cruz Sport Club é assim vice-campeão de voleibol feminino.





Desembarques aumentaram 13,9% em Março

A ilha com maior número de passageiros desembarcados no mês de março foi a de São Miguel com 57.985, seguida da Terceira com 22.514 e Faial com 6.101. Contudo, a ilha que apresentou maior crescimento homólogo foi a do Corvo com 19,0%, seguindo-se a Graciosa com 13,9%, São Miguel com 12,2%, São Jorge com 11,7% e Terceira com 10,7%. Em sentido inverso, Faial (-6,9%), Santa Maria (-6,6%) e Pico (-2,8%) registaram decréscimos homólogos.
No primeiro trimestre, as principais variações homólogas positivas no desembarque de passageiros verificam-se nas ilhas do Corvo (21,9%), Terceira (16,0%), São Miguel e Graciosa com 13,3%, Flores (13,1%) e São Jorge (10,9%). A ilha do Faial, com -1,6%, foi a única que apresentou variação homóloga trimestral negativa.
Em Março, desembarcaram no aeroporto da Graciosa, um total de 1.832 passageiros, mais 222 do que os registados em igual mês de 2016. Nos embarques (2.006), o aumento foi superior, com mais 355 do que os verificados em Março, do ano passado.





Luzia Cordeiro é a nova secretária coordenadora da JS Graciosa

Luzia Cordeiro apresentou a única candidatura para o cargo de Secretário Coordenador da ilha Graciosa e foi eleita líder da JS/Graciosa.
Para além de Luzia Monteiro Cordeiro também foram eleitos para o novo Secretariado de Ilha Tiago Alves Santos, Simão Santos, José Manuel Silva e Catarina Santos. Em relação à Mesa da Assembleia Geral esta é agora presidida por Filipa Costa sendo eleitos Secretários de Mesa Bruno Gil e Fábio Cabrita.





Deputados socialistas valorizam afirmação do turismo na ilha Graciosa

O crescimento do turismo e a sua afirmação na ilha Graciosa esteve em destaque, esta segunda-feira, durante a visita dos deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista a um empreendimento de Turismo Rural, na freguesia de Guadalupe.
Na área específica do Turismo em Espaço Rural, José Ávila considerou que apesar de em 2016 se ter duplicado o número de dormidas relativamente a 2015, “ainda há possibilidade de crescimento, não só pela qualidade da oferta que existe na ilha Graciosa, mas também pelo aumento da procura por unidades turísticas deste género”.






Agricultores entendem que Linha Lilás faz falta à economia graciosense

João Picanço, presidente da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa e da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa afirma que a inclusão da Graciosa na Linha Lilás, dos barcos do Grupo Central, daria outra mobilidade e oportunidade à ilha.
O representante dos agricultores afirma que, já perguntou pessoalmente a vários governantes, a que grupo pertence a Graciosa e que até hoje ninguém lhe soube responder.
João Picanço diz que é inadmissível que os barcos, “comprados com o dinheiro de todos nós, para servir o Grupo Central” continuem sem escalar a Graciosa.
Para os agricultores Graciosenses, ligações regulares com as outras ilhas do Grupo Central seriam muito importantes, pois há uma antiga ligação comercial, da qual a agricultura graciosense poderia tirar proveito.






Apenas 35 pescadores graciosenses recebem FundoPesca

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, está a proceder ao pagamento do FUNDOPESCA a 720 profissionais do setor, nomeadamente pescadores, armadores e trabalhadores de terra, no valor global de 203 mil euros.
O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores, vulgarmente conhecido por FUNDOPESCA, foi acionado em fevereiro com base na análise das descargas efetuadas durante o mês de janeiro, tendo o Conselho Administrativo do FUNDOPESCA decidido, por unanimidade, fixar em 292,43 euros o montante de apoio a atribuir aos trabalhadores da pesca devido a quebra de rendimentos.
Da ilha Graciosa foram apresentadas cerca de 70 candidaturas, mas apenas foram aprovados apoios a 35 pescadores.






Carlos Corte-Real ficou em 10º lugar no Nacional de Xadrez

O Campeonato Nacional de Xadrez de Jovens, 2016/17, disputou-se na vila do Luso, distrito de Aveiro, durante os dias 8 e 12 de Abril de 2017.
Neste evento participaram 17 xadrezistas Açorianos, distribuídos pelas diversas categorias, em que o Sport Clube Marítimo, da ilha Graciosa foi representado por Carlos Côrte-Real.
Nas classificações finais, na categoria de Sub 20, o jovem Carlos Côrte-Real alcançou o 10.º lugar da geral, conseguindo assim uma das melhores prestações do contigente açoriano.





Construção de reservatório beneficia explorações agropecuárias em Guadalupe

Na Fonte do Pontal, na freguesia de Guadalupe, está a decorrer a empreitada de construção do reservatório de água para a lavoura.
Adjudicada a uma empresa Graciosense, com um valor de 85 mil euros, a obra de construção do novo reservatório, iniciada em março e com um prazo de execução de 150 dias, assume-se de grande importância para a atividade da lavoura naquela freguesia, uma vez que beneficiará o abastecimento de água a cerca de 30 explorações, abrangendo uma área de 220 hectares.
Além do aproveitamento da nascente, localizada no interior do paul daquela zona, está a ser feita a impermeabilização da lagoa, minimizando as perdas por infiltração, a instalação de uma central hidropneumática, a construção de um reservatório metálico com a capacidade de 221 m3 e a construção de um posto de distribuição de água aos lavradores.

A obra irá, ainda, melhorar o acesso e o abastecimento aos empresários agrícolas, uma vez que será também alargada a entrada e saída de viaturas da canada adjacente.

Twitter Facebook Favorites More