Traduzir

Rádio Graciosa


12 abril 2017

Apenas 35 pescadores graciosenses recebem FundoPesca

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, está a proceder ao pagamento do FUNDOPESCA a 720 profissionais do setor, nomeadamente pescadores, armadores e trabalhadores de terra, no valor global de 203 mil euros.


O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores, vulgarmente conhecido por FUNDOPESCA, foi acionado em fevereiro com base na análise das descargas efetuadas durante o mês de janeiro, tendo o Conselho Administrativo do FUNDOPESCA decidido, por unanimidade, fixar em 292,43 euros o montante de apoio a atribuir aos trabalhadores da pesca devido a quebra de rendimentos.
Da ilha Graciosa foram apresentadas cerca de 70 candidaturas, mas apenas foram aprovados apoios a 35 pescadores.
Recorde-se que o FUNDOPESCA foi criado em 2002 com o objetivo de atribuir uma compensação salarial aos pescadores dos Açores em determinadas situações que os impeçam de exercer a sua atividade.

O novo quadro legal, que entrou em vigor no ano passado, prevê que a quebra de rendimentos seja um critério para a ativação deste mecanismo de apoio financeiro aos profissionais do setor.

Twitter Facebook Favorites More