Traduzir

Rádio Graciosa


10 março 2017

Resumo Semanal de 6 a 10 de Março de 2017

 João Costa questiona Governo sobre programação da SATA na Graciosa

Em causa está o facto de alguns passageiros se verem obrigados a permanecer várias horas ou até a pernoitar na Terceira, por sua conta, apesar do voo em que embarcam à saída da Graciosa ou de outra ilha, tendo como destino final a Graciosa, ser feito com o mesmo avião que escala a Terceira e que segue para o seu destino final com lugares disponíveis a bordo, ficando o passageiro obrigado a esperar pelo voo seguinte.
No requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os sociais-democratas instam o executivo regional a esclarecer se conhece este procedimento da companhia aérea açoriana, que prejudica a mobilidade dos que vivem ou visitam a Graciosa, e a pronunciar-se sobre a necessidade de formular uma recomendação à SATA para que esta situação deixe de prejudicar os passageiros da Graciosa.





Câmara Municipal concedeu apoios

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu no último dia 23 de Fevereiro, na Junta de Freguesia da Luz.
Na ordem de trabalhos destacou-se a aprovação de 5.000 euros de apoio à Agraprome, para a realização do 9º Rali Ilha Graciosa, uma refeição ao Grupo de Teatro de Beja que virá à Graciosa participar na Temporada de Teatro e ainda 1.900 euros de apoios à natalidade a 4 jovens mães graciosenses.
No encontro, o autarca anfitrião, George Ortins, agradeceu a colaboração estreita com o município, na requalificação da Canada da Gracinda. O autarca da Luz solicitou colaboração para arranjos nas Piscinas do Carapacho, de forma a facilitar o acesso de pessoas idosas, bem como para beneficiações na Canada da Emília.





João Costa pede intervenção do Governo na programação da Atlanticoline para a Graciosa    
  
O deputado do PSD/Açores eleito pela Graciosa João Bruto da Costa desafiou o Governo regional a dar instruções à Atlânticoline, empresa pública tutelada pelo executivo açoriano, para que a programação já anunciada para este ano seja corrigida no sentido de responder às necessidades da ilha.
Em causa está o facto de os horários anunciados para a ‘Linha Amarela’, a única a tocar a ilha, “ignorar por completo” as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as maiores festas da ilha, que todos os anos leva centenas de pessoas à Graciosa no segundo fim-de-semana de agosto.
João Bruto da Costa repudia ainda o que diz ser, mais uma vez, a “incompreensível exclusão” da Graciosa da ‘Linha Lilás’, já que a ilha é a única do Grupo Central a ficar fora desta operação”, e considera que a programação da Atlanticoline constitui “um rude golpe nas aspirações de desenvolvimento económico da ilha Graciosa”.
“Em 2016, o PS chumbou a intenção de fazer com que a Graciosa fizesse parte desta operação, alegando a impossibilidade de fazer alterações de horários em cima do início da operação, ou já com a operação a decorrer, o que já é de si um fraco sacudir as responsabilidades. Para 2017, não há desculpa possível. O que Governo não pode continuar a ignorar esta discriminação sistemática com a ilha Graciosa”, frisa o deputado do PSD/Açores.





Comemorações do Dia da Mulher na Graciosa

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa comemorou o Dia Internacional da Mulher através de um convívio onde, com exibição de um filme e oferta de um lanche.
A JSD Graciosa ofereceu flores às mulheres que celebraram o dia pelos restaurantes da ilha e este Sábado realiza-se a já habitual “Caminhada Mistério”, com concentração às 11 horas, no Parque de Campismo do Pinheiro.





Apenas 3 toneladas e meia de peixe capturado em Janeiro

No primeiro mês de 2017, os pescadores Graciosenses entregaram em lota 3.497 Kgs de peixe, rendendo cerca de 32 mil euros em lota.
Em comparação com o mesmo mês de 2016, verifica-se uma redução de quase 2 toneladas e meia de peixe e também uma diminuição de 17.500 euros no seu valor.





Obra da Proteção Costeira da Barra arranca no terreno

Nos meses seguintes, à adjudicação da obra em Abril de 2016, os trabalhos decorreram no âmbito da pré-fabricação das estruturas e dos elementos em betão, em estaleiro, que serão posteriormente implantados na baía da Barra.
Nos últimos dias começaram os trabalhos e movimentações de máquinas no terreno.
A Tecnovia Açores tem estado a efetuar, no seu estaleiro da Rochela na Ilha Graciosa, a pré-fabricação de 2737 accropodes II™, unidades pré-fabricadas em betão que vão ser utilizadas pela primeira vez nos Açores.





Detido homem na Graciosa por abuso sexual de duas menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, comunicou Quinta-feira, a identificação e detenção de um homem, de 50 anos de idade, por fortes indícios da prática de múltiplos crimes de abuso sexual de criança e abuso sexual de menores dependentes, de que foram vítimas duas meninas de 13 e 14 anos.
Segundo comunicado da PJ, os abusos ocorreram na ilha da Graciosa, na casa onde moravam as vitimas e num contexto de proximidade familiar.
O detido, já referenciado criminalmente, pedreiro de profissão, foi presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.





Falhas no sistema de desinfeção e intrusão salina afetam qualidade da água potável

Nos últimos meses de 2016, voltou a verificar-se o problema da intrusão salina, através dos parâmetros condutividade e cloretos, cujas análises não corresponderam na sua totalidade aos valores previstos.
Destaca-se ainda os valores de Bactérias Coliformes, em que 87,5% das análises corresponderam aos valores previstos por lei, resultado de uma falha no sistema de desinfeção.
Nos últimos dois anos, a água potável, no Concelho de Santa Cruz da Graciosa, diminuiu de qualidade, mas continua a ser própria para consumo.





Twitter Facebook Favorites More