Traduzir

Rádio Graciosa


03 março 2017

Resumo Semanal de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2017

  
Desfile do Pavilhão Municipal mostrou alegria e qualidade do nosso Carnaval

No Pavilhão Municipal, desfilaram na tarde de Domingo cerca de 650 figurantes, divididos por 22 fantasias de grupo, apresentadas por 7 coletividades graciosenses.
Em comparação com o ano passado, verifica-se que há mais quatro fantasias e no número de figurantes, um aumento de 87 elementos, pois em 2016 desfilaram 568 figurantes.
Os temas escolhidos este ano são variados, consoante os escalões.
As fantasias tem vindo a melhorar, este ano todos os clubes apresentaram fantasias confecionadas com preceito, o que resultou num desfile cheio de cor e brilho, com fantasias muito bonitas.
O balanço do evento era por isso muito positivo para a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que organiza este evento.
Manuel Avelar Santos afirmou que foi com satisfação que assistiu àquela festa, que envolveu cerca de 700 intervenientes.
O autarca disse ainda que o investimento do Município vai com certeza continuar, pois o carnaval da Graciosa merece um grande investimento, para ser um marco turístico, que traga gente à nossa ilha.
O Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Graciosa estava engalanado a preceito, para acolher o desfile, sendo do salientar o trabalho dos funcionários da autarquia, que liderados pela Vice-presidente Conceição Cordeiro, transformaram o pavilhão desportivo, num autentico salão, alegre e acolhedor.





Clubes e Sociedades da Graciosa realizaram bailes até ao amanhecer

Na Segunda-feira, os graciosenses viveram a noite mais animada do ano, com muita dança e alegria até de manhã.
Foram 7 os clubes que abriram portas para a celebração do Entrudo.





Encerrada Rua do Mar em Santa Cruz da Graciosa devido ao estado do mar

Devido às condições adversas do mar, foi encerrada na Segunda-feira, a Rua Conselheiro Pedro Roberto Dias da Silva (Rua do Mar), em Santa Cruz, até à manhã de terça-feira, dia 28 de Fevereiro.
O mar galgou diversas zonas em Santa Cruz e em São Mateus, deixando alguns detritos na estrada.
A situação está a ser acompanhada de perto pelas autarquias e pela Proteção Civil.





Número de desempregados inscritos baixou 10,6 por cento em janeiro

O número de desempregados inscritos nos Açores, de acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), registou um decréscimo de 10,6 por cento em janeiro, comparativamente ao mesmo mês de 2016.
De acordo com os dados divulgados pelo IEFP, a Região mantém o número de desempregados mais baixo dos últimos cinco anos e meio, apesar de janeiro ser um dos meses em que, tradicionalmente, aumenta o número de inscritos devido à sazonalidade de alguns setores de atividade.
As Agências para a Qualificação e Emprego registaram em janeiro 9.613 inscrições na Região.
No que respeita à variação homóloga das ofertas de emprego, verificou-se no primeiro mês deste ano um significativo aumento de 58,4 por cento.





Hugo Pereira venceu 2.ª Edição do Desafio da Torre

No âmbito do programa "Parque Aberto", o Parque Natural da Graciosa em colaboração com o Serviço de Desporto da Graciosa e o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca promoveu no passado sábado a 2.ª edição do "Desafio da Torre", que consiste numa prova de corrida na torre de acesso à Furna do Enxofre.
Os dezasseis participantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 51 anos, subiram os 183 degraus da torre da Furna do Enxofre, com cerca de 37 metros de altura, tendo-se afirmado Hugo Pereira como novo campeão da subida da torre da Furna do Enxofre.
O atual "Rei da Torre" gastou 36 segundos para chegar ao topo, tendo ficado em segundo o anterior recordista, Tiago Carquejo, com um novo record pessoal de 44 segundos, e em terceiro lugar José Freitas com o tempo de 52 segundos. No grupo dos mais jovens, o vencedor foi o Miguel Picanço, com um tempo de 1’02’’ e no setor feminino venceu a Liliana Bettencourt, com um tempo total de 1’04’’.





Lázaro Silva foi reeleito presidente da Associação de Pescadores Graciosenses

A Associação de Pescadores Graciosenses reuniu em assembleia-geral, na semana passada, elegendo Lázaro Silva para mais um mandato naquela associação.
A direção recandidatou-se em bloco, devido ao incentivo que tem recebido dos profissionais da pesca, de forma a prosseguir com iniciativas que tem como principal objetivo a valorização do pescado.






Nova nota de 50 euros entrará em circulação a 4 de Abril

A partir de segunda-feira (dia 6 de março) a Polícia de Segurança Pública vai intensificar os contactos pessoais e as ações de sensibilização junto de comerciantes, idosos e de alunos do 3.º ciclo e ensino secundário para dar a conhecer as principais alterações da nova nota de 50 euros que entrará em circulação a 4 de abril.
A Operação “Nova nota de 50€ - A nova face do Euro” vai decorrer até ao dia 6 de abril para sensibilizar o público mais vulnerável a eventuais burlas.
As notas antigas continuam a ser válidas e ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.
Os cidadãos poderão continuar a utilizar a nota da primeira série, sem restrição e não há necessidade de efetuar trocas. Quem o pretender fazer deve dirigir-se a um balcão bancário ou a uma tesouraria do Banco de Portugal.
A PSP sugere que os cidadãos liguem para a Polícia caso verifiquem alguém a tentar fazer troca de notas porta a porta ou fora dos locais autorizados.
A nova nota de 50 euros inclui elementos de segurança, tais como o número esmeralda na frente e a janela com o retrato da Europa (figura mitológica) que é visível tanto na frente como no verso quando se coloca a nota contra a luz.




Serviço de Desporto e Santa Casa de Santa Cruz assinaram contrato-programa no âmbito do “Desporto Adaptado”

Foi celebrado para a época desportiva de 2016/2017, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, entre o Serviço de Desporto da Graciosa e a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, no valor de 865,80€.
O objeto do contrato-programa é a concessão de apoio para o desenvolvimento da prática regular e organizada de atividades físicas desportivas, no âmbito do projeto “Desporto Adaptado”.





Exposições, palestras, teatro e música na Agenda Cultural de Março

O Museu da Graciosa deu a conhecer a agenda cultural do mês de Março.
Durante este mês, a peça em destaque é uma caneca em madeira, datada dos anos 50, do século XX, que era utilizada para o transporte de água.
Em Março, o Museu continua a dar destaque à coleção do semestre, com a mostra de bonecas antigas, até 8 de Março pode ser ainda visitada a exposição “Trajes e Acessórios do Carnaval” e de 10 a 31 de Março, a exposição “Visões- o Interior do Olho Humano”, apresenta imagens reais do interior dos olhos, cuja inauguração contará com palestra do médico António Travassos, presidente do Centro Cirúrgico de Coimbra.
O Museu da Graciosa promove visitas comentadas, nos dias 12 e 25, teatro nas escolas do 1º ciclo a 22 e 23 de Março e ainda concerto a 26 de Março, integrado na Temporada Musical.
No dia 12 de Março, haverá teatro no Centro Cultural, com o Museu da Graciosa a participar na Temporada de Teatro da Graciosa.


Twitter Facebook Favorites More