Traduzir

Rádio Graciosa


31 março 2017

Resumo Semanal de 27 a 31 de Março de 2017

Câmara Municipal prepara estudo sobre a requalificação da orla costeira entre o Degredo e Santa Catarina

Segundo informação do Município, “muito em breve será submetido a consulta pública um projeto referente a esta obra”.
Trata-se de uma intervenção muito desejada pelos graciosenses numa zona de grande afluência de pessoas, quer para praticar exercício físico, quer para tomar banhos de mar ou simplesmente contemplar a bonita paisagem.
Neste sentido e à semelhança de outras obras, a edilidade pretende ouvir a opinião, de quem dela vai usufruir.
Numa extensão de cerca de 2,5 km, este projeto abrange obras de reforço da orla costeira, a execução de uma marginal onde serão contempladas vias de circulação automóvel, pedonal e ciclável, parques de estacionamento, áreas de estadia e contemplação e ainda a qualificação paisagística das áreas envolventes, bem como a execução de redes de drenagem de águas pluviais, de iluminação pública, de rega e de incêndios.





Autarca de São Mateus alerta para falta de moradias para os jovens e degradação de caminhos municipais

A Junta de Freguesia de São Mateus acolheu, na passada Quinta-feira, a reunião do executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa.
No período de intervenção do público, o autarca Manuel José Ramos alertou para alguns problemas que se verificam na freguesia.
O autarca de São Mateus destacou a falta de habitações para os jovens, com um dos maiores problemas com que a freguesia se depara, pois apesar de haver casas desabitadas, os proprietários não as querem alugar.
O autarca chamou ainda à atenção para a degradação de alguns velhos caminhos municipais, onde moram pessoas, que necessitam de reabilitação.
No final da sua intervenção, o autarca de São Mateus reconheceu o trabalho da autarquia, na pintura do parque de estacionamento e passadeira, que serve a Junta de Freguesia e o Posto Riac.
Num trabalho conjunto entre autarquia e município será limpo um terreno que foi adquirido, com o objetivo de alargar a Canada Miguel Pereira.





Filarmónica União Popular Luzense celebrou 79º aniversário

O aniversário da filarmónica foi celebrado com uma missa, apresentação da Escola de Música, concerto pela banda principal e no final um lanche convívio.
A banda tem como maestro André Simas e tem havido entusiasmo quer dos músicos, quer das crianças da escola de música. São cerca de 20 as crianças que frequentam a escola de música da Filarmónica da Luz, um número muito bom para a presidente Patrícia Teixeira.
Quanto a necessidades e projetos futuros, a atual direção gostaria de construir uma sala para ensaios, o que ainda não foi possível concretizar.
A aposta para já é na formação dos músicos e também em continuar com a renovação da banda, que tem sido acarinhada pela população da freguesia.




Conhecido calendário do TRAA 2017 com Rali da Graciosa a 14 e 15 de Julho

A edição deste ano terá 6 provas pontuáveis divididas pelas ilhas Terceira, Santa Maria, Pico e Graciosa, iniciando-se já no XXXVI Rali Sical uma prova organizada pelo TAC e que se realiza a 29 e 30 de abril, também a segunda prova pontuável para o CRA.
O Rali da Graciosa decorre nos dias 14 e 15 de Julho.





João Moura Jr é cabeça de cartaz da Feira Taurina da Graciosa 2017

João Moura Júnior é o cabeça de cartaz da edição deste ano, que vai contar com a presença de Tiago e João Pamplona, nas corridas de 12 e 14 de Agosto.
O cavaleiro João Moura Júnior vem à Graciosa, pela segunda vez, no ano em que está a festejar 10 anos de alternativa.
A feira terá a participação de três grupos de forcados, os habituais grupos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, sendo convidado deste ano o Grupo de Forcados de Alter do Chão.
Vão correr toiros das ganadarias de engenheiro Luis Rocha, adquiridos por Valentim Santos e de Rego Botelho.
António Lourenço, membro da comissão taurina disse que a aposta em João Moura Júnior tem a haver com os excelentes espetáculos do cavaleiro em 2016.
A comissão desvaloriza o fato do cavaleiro também participar em corridas na Terceira, até porque não há espetáculos iguais e há uma oportunidade dos aficionados voltarem a ver mais duas corridas deste cavaleiro, mas também dos irmãos Pamplona que tem triunfado nas corridas na Graciosa.




Município aguarda que lhe seja cedida antiga casa dos magistrados

Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que é intenção da autarquia que as casas lhe sejam cedidas, a título gratuito, a fim de as recuperar e poder lá instalar diversas valências. Conceição Cordeiro disse que aquando da visita à ilha, da então Secretária de Estado Berta Cabral, o assunto foi abordado e posteriormente dado inicio ao processo, com troca de alguma correspondência entre ambas as partes e ainda da vice-presidência do governo regional. No entanto o edifício pertence a um instituto público, não tendo havido, até à data, qualquer decisão.
O presidente da Câmara disse que entrou na Assembleia da República uma proposta do PSD, que a ser aprovada, será benéfica para a cedência de edifícios do estado para as autarquias.




Empresários defendem que Graciosa deve ser incluída na Linha Lilás

Carlos Brum, presidente do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa recordou que a discussão começou há cerca de um ano, com uma proposta do PCP, que previa a inclusão da Graciosa na rota dos novos barcos que fazem as ligações no triângulo e que foi chumbada na Assembleia Legislativa Regional. Para o representante dos empresários, o governo mostrou nessa altura falta de vontade politica em resolver o assunto, por isso não é novidade que a Graciosa volte a ficar de fora da rota.
O assunto preocupa o Núcleo Empresarial, porque a ilha não tem todas as acessibilidades, necessárias ao seu desenvolvimento.
Sobre a justificação ouvida, de que não há facilidade na deslocação de carros para todos os portos, Carlos Brum, afirma que não será esse motivo que não trará pessoas à Graciosa.
Os empresários defendem que, foi a facilidade dos transportes que levou ao desenvolvimento do triângulo, oportunidades que a Graciosa não está a ter.
A facilidade na acessibilidade e também nos preços das passagens faz, para Carlos Brum toda a diferença, naquilo que se pretende para o desenvolvimento da Graciosa.






Associação de Pescadores participa em evento para promover qualidade do nosso peixe

No evento, a decorrer no próximo Domingo, a associação vai promover uma degustação de peixe seco e 
também será feita uma caldeirada de atum.
O objetivo desta iniciativa é valorizar o peixe dos Açores, no Festival Peixe em Lisboa 2017, que reúne este ano dez restaurantes e 40 expositores.
O Peixe em Lisboa, o mais emblemático dos eventos gastronómicos portugueses dedicado à gastronomia de mar, terá a sua 10.ª edição no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes, de 30 de março a 09 de Abril.






Pescadores defendem que escala da Linha Lilás seria benéfica

Os barcos poderiam servir a Graciosa, sendo que, para a Associação de Pescadores uma escala com a Terceira seria uma oportunidade de negócio, mais concretamente com Angra do Heroísmo, desde que fossem criadas as condições, com a construção de rampa Roll-On, Roll-Off.
Entretanto, os pescadores graciosenses estão satisfeitos com as alterações que têm sido registadas nos transportes aéreos. As reuniões que tem decorrido entre a Federação de Pescas e Sata, tem sido no sentido de melhorar os horários, com vista a exportação de pescado.
Falta ainda melhorar o atendimento no serviço de carga, no aeroporto, de modo a que esteja operacional, mesmo durante a escala do avião. Uma novidade para breve é a criação de uma linha telefónica, para que os armadores consigam fazer a reserva do pescado, antes da chegada ao aeroporto.





Nota de pesar pelo falecimento de Aristides Silva

Aristides Silva, um dos dois mais antigos colaboradores da Rádio Graciosa, faleceu no fim-de-semana, aos 57 anos de idade.
Aristides Silva e Hélder Medina eram os responsáveis pelo programa Hoje é Domingo, o programa mais antigo, realizado em direto na Rádio Graciosa, durante mais de 20 anos.
Era ainda um grande defensor e promotor da música popular graciosense e dos conjuntos locais.



Twitter Facebook Favorites More