Traduzir

24 março 2017

Resumo Semanal de 20 a 24 de Março de 2017


Avelar Santos candidata-se a um terceiro mandato na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

A Comissão Regional do PS/Açores, reunida na noite de sexta-feira, na cidade da Horta, procedeu à análise da situação política regional e à análise e conclusão do processo de preparação para as próximas eleições autárquicas, apresentando-se o Partido Socialista “pronto para o desafio” com a definição dos nomes que vão liderar as candidaturas às Câmaras Municipais da Região.
Na lista de candidatos aos concelhos dos Açores, é confirmada a recandidatura de Manuel Avelar Santos à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, cargo que exerceu nos últimos dois mandatos.




Bombeiros da Graciosa celebraram 36º aniversário

A Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa celebrou, no Sábado, a passagem do 36º aniversário da sua fundação.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, fundada a 17 de Março de 1981, tem a missão de apoiar a população prestando-lhe serviços de proteção e segurança e por outro lado, tem uma missão formativa, ensinando a população na prevenção e comportamentos em casos de sinistro.
A data foi lembrada com hastear das bandeiras, uma demonstração de salvamento em grande ângulo, na Praça Fontes Pereira de Melo, um desfile de viaturas, missa na Igreja Matriz e ao final do dia formatura com entrega de medalhas de assiduidade e no final um jantar convívio.
José Bettencourt, presidente da Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, lembrou o serviço que a instituição presta à população, com um corpo de 37 bombeiros e 13 estagiários.
As necessidades passam sobretudo pela requalificação e ampliação do quartel e manutenção das viaturas, para além de um pronto-socorro ligeiro.
A reestruturação da carreira de bombeiros tem sido também tema de alertas por parte da atual direção.
O Tenente-Coronel Carlos Neves, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na sua primeira vinda à Graciosa, mostrou total disponibilidade para ajudar as associações de bombeiros.
Sobre o orçamento para este ano, deixou a intenção de que a manutenção de equipamentos e manutenção de viaturas será uma prioridade.





Carros abandonados continuam a surgir

Numa ilha, onde existe uma série de mecanismos ao dispor dos cidadãos, para recolha dos “monstros” e veículos em fim de vida, não é compreensível que ainda se assista a veículos abandonados, em algumas zonas da ilha.
A última denuncia que nos chegou, é de uma viatura, abandonada num espaço baldio, mesmo no interior da vila de Santa Cruz da Graciosa.
Uma imagem que demonstra que a população graciosense deve colaborar mais na limpeza da sua ilha.





Dados de medição de pH comprovam qualidade das carcaças de bovinos abatidos na Graciosa

Em janeiro e fevereiro deste ano, foram aprovadas 8.894 cabeças de gado, a maioria destinada à exportação, sendo que 95,8% das carcaças rastreadas apresentaram valores de pH inferiores a 6.
A percentagem atingiu mesmo 100% no mês de fevereiro nos matadouros de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Faial e Flores.
Assim sendo, a totalidade das carcaças rastreadas nesse período, tanto para consumo como para exportação, cumpriu os parâmetros internacionais de qualidade.





Câmara Municipal defende período experimental de passagem da Linha Lilás pela Graciosa

Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, defende que, pelo período de um ano, a linha lilás devia tocar a Graciosa 2 vezes por semana, tocando todas as ilhas do Grupo Central, em sentido circular, à semelhança do que fazia o Ponta Delgada. Avelar Santos afirma que só testando esta possibilidade é que se pode averiguar a sua viabilidade, sem a qual o governo não pode continuar a alegar razões económicas para não o fazer, considerando que todas as outras ilhas do grupo são escaladas.
Quanto aos horários da Linha Amarela, Avelar Santos afirma que os horários estão de acordo com o pretendido, ou seja, assegurar viagens no período das principais festas da ilha e do rali, sendo que poderá ainda haver alguns ajustes.





Regime que enquadra vinhos licorosos com denominação de origem “Graciosa” foi publicado

Este regime considera que, no contexto do setor vitivinícola nacional, a especificidade destes vinhos requer que se definam e prevejam em regulamentação regional as menções tradicionais que lhes são próprias, a par de um conjunto de procedimentos administrativos e de regras específicas de utilização e de caraterização.
Além disso, a disciplina da rotulagem deve ser adequada à legislação em vigor e ter em conta a experiência do organismo certificador e as necessidades de adaptação do setor às exigências do mercado.
A nova legislação regional é de extrema importância para manter a identidade de uma tradição acumulada, que impõe estabelecer uma eficaz individualização dos vinhos com denominação de origem (DO) “Graciosa”, “Biscoitos” e “Pico” perante os consumidores num quadro de concorrência.





Capturadas pouco mais de 7 toneladas de peixe em Fevereiro

Dados do Serviço Regional de Estatística, revelam que em Fevereiro foram 7. 335 Kgs de peixe capturado e entregue em lota na Graciosa. Apesar de ser um valor baixo, verifica-se um aumento de 1.960 Kgs em comparação com o mesmo mês de 2016.
O peixe descarregado em lota, no mês de Fevereiro, atingiu o valor comercial de 84.263 euros.




Época Balnear de 15 de Junho a 15 de Setembro com quatro zonas identificadas na Graciosa

Na Graciosa, estão identificadas as zonas balneares de Barro Vermelho, Piscina do Carapacho, Praia de São Mateus e Calheta, na Vila de Santa Cruz da Graciosa.
A época balnear vai decorrer de 15 de Junho a 15 de Setembro, no entanto, a partir de Maio, inicia-se mais um programa de monitorização das águas balneares, com recolha e a análise dessas águas.





Marco Nuno Silva continuará na Junta de Guadalupe se for vontade dos guadalupenses

O presidente da maior freguesia da ilha, afirma que tem conseguido concretizar alguns projetos importantes para a freguesia, destacando-se a implementação de um multibanco, manutenção do campo de jogos, criação de parque infantil, requalificação dos poços de retenção de água da Ribeirinha, protocolo com a Casa do Povo e ainda o alargamento de várias canadas.
Neste momento decorre o alargamento da Canada Jorge Gomes, obras no cemitério da localidade de Guadalupe, e projetos para recuperação de uma habitação degrada e para material de escritório na Junta. Quanto ao projeto para o jardim no Largo de Guadalupe, aguarda-se a aprovação pela Grater, para ser executado com ajuda de fundos comunitários.
O autarca de Guadalupe destacou ainda o trabalho, em parceria, realizado com várias entidades da ilha, destacando a Secretaria das Obras Públicas e Câmara Municipal.
Marco Nuno Silva diz que a haver apoio do partido, irá se candidatar para mais 4 anos na Junta de Guadalupe, sendo que já tem sentido apoio dos guadalupenses para uma recandidatura.
O mais jovem autarca da Graciosa afirma que é preciso gostar, para ocupar um cargo daqueles e que se sente realizado pessoalmente, por poder trabalhar a favor da sua freguesia.





Câmara Municipal abriu concursos para Cantoneiros e Nadadores Salvadores

A autarquia pretende contratar 5 nadadores salvadores, para num contrato de 120 dias, trabalharem nas zonas balneares do concelho.
O outro concurso é para contratação de 3 cantoneiros de limpeza, com contrato de um ano, renovável, por períodos de igual tempo.
O prazo de apresentação de candidaturas, a estes dois concursos, decorre em 10 dias úteis, já a contar desde o dia 21 de Março.






Presidente da Câmara marcou presença na BTL

A BTL decorreu de 15 a 19 de março na FIL - Centro de Exposições e Congressos de Lisboa e a Graciosa esteve representada no pavilhão dedicado aos Açores. A ART - Associação Regional de Turismo foi mais uma vez a responsável pela organização deste espaço destinado à mostra e promoção de produtos regionais.
Segundo informação do município, ainda durante a sua deslocação a Lisboa, o presidente do executivo assistiu ao lançamento do programa "Praia Acessível - Praia para Todos" 2017 e à cerimónia da entrega do prémio "Praia + Acessível" 2016, que teve lugar no dia 17 de Março, na Feira Internacional de Lisboa.
Uma vez que preenche todos os requisitos necessários, a Câmara Municipal voltou a candidatar este ano, a zona balnear da Praia (São Mateus) à obtenção deste galardão.





José Ávila satisfeito com bons resultados na SATA

A afirmação da SATA num mercado mais competitivo, e com bons resultados, é motivo de congratulação para o Grupo Parlamentar do PS Açores, que apoia a recondução de Paulo Menezes na administração da companhia aérea açoriana.
O deputado Graciosense José Ávila, vice-presidente do grupo, concluiu que “o Engenheiro Paulo Menezes deu provas durante este tempo que esteve à frente da SATA do excelente trabalho que acabou por fazer na Região. Os números vão dizer isso mesmo”.
O deputado socialista, que falava à saída da reunião da Comissão de Economia, onde o Presidente do Conselho de Administração da Azores Airlines foi ouvido, confirmou que as receitas em 2016 cresceram, devido ao aumento da venda de bilhetes em 25%. As contas do ano passado também revelam que dos dois milhões de lugares oferecidos pela companhia, 900 mil foram entre as ilhas do arquipélago.






Brigada do Amarelo passou pelas escolas do 1º ciclo da Graciosa

Trata-se de uma campanha de sensibilização para a reciclagem e na recolha de embalagens nas escolas, com o objetivo que os resíduos de embalagens produzidos nas casas dos alunos e na própria escola sejam devidamente encaminhados para o ecoponto amarelo.
No âmbito deste programa, na semana de 13 a 17 de março, as Técnicas da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa visitaram as escolas do 1.º Ciclo do nosso concelho, bem como a creche "O Balão", a fim de sensibilizarem e esclarecerem algumas dúvidas sobre a reciclagem.
Com esta ação, a Câmara Municipal continua a aposta na formação dos mais jovens, por serem ótimos transmissores de informação no seio familiar.





Twitter Facebook Favorites More