Traduzir

Rádio Graciosa


08 março 2017

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.
 Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de Março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908).
O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa comemora o Dia Internacional da Mulher, num evento para todas as mulheres graciosenses, através de um convívio onde será exibido um filme e oferecido um lanche, pelas 14:30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa.

No Sábado, dia 11 de Março, realiza-se a já habitual “Caminhada Mistério”, com concentração às 11 horas, no Parque de Campismo do Pinheiro.

Twitter Facebook Favorites More