Traduzir

Rádio Graciosa


22 fevereiro 2017

Deputados Municipais alertaram para investimentos necessários no Concelho

No encontro da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, realizado na última Segunda-feira, os deputados municipais aproveitaram o período antes da ordem do dia, para colocar perguntas e alertar o executivo camarário para ações urgentes na ilha.
Marco Nuno Silva, da bancada PSD, mostrou preocupação com o derrame considerável que ocorre na Canada do Poço e quis saber para quando a sua resolução. Na resposta, Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a Tecnovia está a ultimar os preparativos para a obra, que vai arrancar no terreno, logo que o material chegue. No entanto, há a garantia de que a obra da rede de águas vai começar por aquela zona e que tudo será feito, para que as valas estejam abertas o mínimo de tempo possível. O autarca revelou também preocupação, pela água que está a ser desperdiçada com aquela situação.
Também da bancada PSD, Fernando Mesquita alertou para a situação da vedação do Municipal da Luz, que necessita de manutenção, antes do prejuízo ser maior, sugestão que foi bem aceite pelo executivo. O deputado social-democrata quis saber ainda qual o real ponto de situação do tanque de abastecimento à lavoura do Charco Velho, com Avelar Santos a explicar que está desativado há algum tempo e que agora é necessário dar outro aspeto à zona.
George Ortins, do PS, agradeceu colaboração do município na conclusão da obra na Canada da Gracinda e perguntou qual seria a disponibilidade de colaboração para arranjos nas piscinas do Carapacho. Avelar Santos disse que há disponibilidade total, para os trabalhos de preparação da época balnear. Paulo Cunha, juntou-se ao assunto, alertando para que se inicie o concurso de nadadores salvadores o mais cedo possível, tendo Avelar Santos informado que em Março começarão os procedimentos.
Paulo Cunha perguntou ainda qual o ponto de situação da substituição da cobertura do Pavilhão Municipal, tendo a vice-presidente Conceição Cordeiro informado que o município já tem o empréstimo, está a ultimar o projeto e a obra arrancará em breve.
O deputado socialista alertou ainda para as carências do relvado do Estádio Municipal, tendo Conceição Cordeiro informado que o relvado já foi visto por um técnico, de quem aguardam agora um relatório. No entanto, como o atual quadro comunitário não contempla sintéticos, a autarquia não tem capacidade financeira para custear uma obra dessa envergadura sozinha, apesar de reconhecer que seria uma mais valia. Conceição Cordeiro alertou que a haver intervenção no relvado, este não pode continuar a ter a carga de treinos que tem de momento, por isso terão que existir condições alternativas, o que passaria por um arranjo no campo de treinos, que possui as medidas mínimas exigíveis.
Marco Nuno da bancada PSD ainda voltou a pedir a palavra para saber se há ou não alguma “esperança”, para a Esperança Velha, com Avelar Santos a responder que a autarquia vai ter que fazer um trabalho semelhante ao que foi feito no Quitadouro, de modo a facilitar a mobilidade naquela canada, ainda para mais tendo em conta o investimento que está a ser feito por um particular, no fim daquela via.
O autarca de Guadalupe perguntou ainda porque se vai manter apenas Bandeira Azul no Barro Vermelho, quando outras zonas também já tiveram este galardão. José Gabriel Martins também pediu explicações sobre como decorre este processo de análises.O presidente da Câmara explicou que depois de haver uma análise menos boa à água, é preciso que se mantenha o valor de excelência, por 4 anos consecutivos, para voltar a ter o galardão.

Twitter Facebook Favorites More