Traduzir

Rádio Graciosa


29 dezembro 2016

Resumo do 3º trimestre de 2016

A Rádio Graciosa apresenta nos últimos dias de 2016, um resumo daquilo que foram as noticias que mais se destacaram ao longo do ano.
Hoje apresentamos um resumo do terceiro trimestre do ano.

Em Julho, começou a ser permitida a pesagem de algas em seco e a organização mantinha a data do 8º Rali Ilha Graciosa, que se realizou nos dias 22 e 23, tendo sido vencedor o piloto graciosense Cláudio Bettencourt.
O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores foi apresentado na Graciosa e elegia a ilha como destino de Sol e Mar, Saúde e Bem-Estar.
O Dia da Defesa Nacional decorreu a 26 e 27 de Julho, com a presença de 55 jovens graciosenses e a Inspeção Regional das Pescas declarou ter realizado 38 inspeções na  Graciosa, no primeiro semestre.
O Curso de Bordados da Graciosa ficou concluído com 14 mulheres formadas, Manuel de Jesus Silva foi eleito presidente do Grupo Desportivo Luzense e o município conseguia aprovação dos empréstimos ao Banco Santander Totta e dava os primeiros passos para candidatura do projeto dos pauis a fundos comunitários.
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar visitou a falésia dos Fenais e anunciou a obra apenas para 2017.
Ainda em Julho, foi laçado o livro “Uma Viagem pela Vida” de Padre Norberto Pacheco e jovens da Diáspora Açoriana estiveram na Graciosa entre os dias 15 e 21
Na Assembleia Legislativa Regional, Socialistas chumbaram propostas para incluir a Graciosa na linha lilás da Atlânticoline, incluindo os deputados graciosenses José Ávila e Ricardo Ramalho, que votaram contra. Esta atitude foi muito criticada, mas Vítor Fraga assegurou que o alargamento da Linha Lilás à Graciosa criaria duplicação de oferta.
Foi em Julho que o graciosense César Bettencourt bateu recorde nacional com 70 metros em apneia, o Bote São João ficou em 3º lugar no 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros e Valdemiro Vasconcelos tornava publica a decisão de não se recandidatar a deputado regional.
Bruno Silveira foi conhecido como o segundo da lista do PSD pela Graciosa e o Graciosense Fernando Mesquita foi reconduzido no cargo de Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ponta Delgada
Nos últimos dias de Julho, a deputada Lara Martinho esteve na Graciosa a conhecer a realidade da ilha e Raimundo Dores foi eleito primeiro presidente da Associação Casa da ilha Graciosa na Terceira.


Em Agosto, os Clubes da Graciosa uniram-se e conseguiram reativar o futebol sénior, a autarquia deixou de utilizar herbicidas, o Bote São João ficou em 4º lugar em prova de remo do Cais de Agosto e análises comprovavam que as águas balneares estavam aptas para banhos.
José Ávila e Manuel José Ramos eram conhecidos como os dois primeiros nomes da lista do PS pela Graciosa e era noticia que o leite entregue em fábrica estava a subir ligeiramente.
Nas Festas Concelhias de 2016, o balanço da organização foi positivo, tendo se destacado durante os 5 dias de festa, a procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com participação de milhares de pessoas e o festival taurino em que a segunda corrida foi prejudicada pela chuva. O Festival Ilha Branca correu bem, com execpção do último dia, em que devido às condições do tempo o concerto de João Pedro Pais foi cancelado e reagendado para 13 de Agosto de 2017. Ainda durante as festas foi lançada a 3ª edição do livro “A Graciosa Ilha” de Vítor Rui Dores e José Nascimento Ávila  e uma obra de José Ávila, sobre pessoas da Graciosa.
Ainda em Agosto, foi descerrado um busto de homenagem ao graciosense Gaspar Cordeiro, Moisés Quadros foi reeleito presidente do Graciosa Futebol Club e a 18 de Agosto o Museu acolheu «Conversas - Património, Cultura e Acessibilidade».
 Foi ainda em Agosto que o Município aprovou taxa mínima de IMI e isenção de derrama para 2017,  foi inaugurada a  Empresa FRPCunha, do jovem graciosense Fernando Cunha, com serviços na área de carpintaria e venda de materiais de construção e o PSD apresentou candidatos pela Graciosa como João Costa, como cabeça de lista.


Em Setembro, os partidos com representação ma Graciosa realizaram diversas ações no âmbito da pré e da campanha eleitoral.
Painho-de-monteiro reuniu especialistas na ilha Graciosa, o Grupo Desportivo Luzense comemorou 24 anos e Fábrica Queijadas da Graciosa festejou 25 anos de atividade.
O autarca de Guadalupe denunciou que a Esperança Velha é uma das canadas habitadas em pior estado da ilha, entidades graciosenses recolhem ajuda para enviar para os afetados do sismo de Itália, a Câmara Municipal apoiou a Academia com mais 15 mil euros, com protesto dos vereadores do PSD e o município deliberou que o Dr Álvaro Gregório receberá o título de cidadão honorário de Santa Cruz da Graciosa.
No mês Setembro, decorreu a Noite Graciosense no Faial, foi lançada a 1.ª pedra da obra de construção do Matadouro da Graciosa, a PSP identificou autores de furto num estabelecimento comercial e o Dia Mundial do Mar assinalado com visita ao ilhéu da Praia.




Twitter Facebook Favorites More