Traduzir

Rádio Graciosa


25 dezembro 2016

Hoje é dia de Natal

Hoje é dia de Natal, um dia aproveitado para a confraternização entre os homens e para o encontro com os familiares e amigos.
O Natal é uma festa cristã que marca uma Solidariedade Universal. Isso, porque foi no dia 25 de dezembro que nasceu Jesus Cristo, filho de Deus. Como toda festa religiosa, o Natal é cheio de símbolos.
O Presépio - os três Reis Magos: Gaspar, Belchior, e Baltazar foram guiados pela estrela de Belém, até chegarem ao local do nascimento de Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mira. A visita relatada no Evangelho de São Mateus, não traz tantos detalhes, mas, ao longo dos séculos, foi-se acrescendo a esse episódio uma série de dados que deram um perfil peculiar a essas três figuras. O presépio conta essa história e ainda ilustra o cenário bucólico do nascimento de Jesus.
A Árvore de Natal – extraída dos ritos pagãos, simboliza a chegada da primavera (o natal foi primordialmente comemorado no Hemisfério Norte, onde Dezembro é inverno). Do ponto de vista religioso, o verde da árvore simboliza esperança.
Do ponto de vista religioso, o verde da árvore simboliza esperança. Dizem também que sua forma triangular significa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Uma outra tradição do Natal que também se faz na ilha Graciosa é a decoração de casas, edifícios, elementos estáticos, árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal. Por vezes, existe até uma competição para ver qual casa, ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita.

Goze este Natal com a sua família ou com os seus amigos.

Twitter Facebook Favorites More