Traduzir

Rádio Graciosa


23 novembro 2016

Semana dos Resíduos prossegue com vários eventos até Sexta-feira

O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 19 e 27 de novembro, a realização da 7.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 8.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas por entidades públicas e privadas, tendo em vista sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha, dar a conhecer os destinos adequados para os que são produzidos no arquipélago e alertar para a prevenção de resíduos, com vista à minimização da sua produção diária.
Na Graciosa, depois de uma acção de limpeza da orla costeira, que decorreu na Segunda-feira, hoje a Biblioteca Municipal acolhe uma peça de teatro, em que as personagens serão Resíduos e Ecopontos. Esta apresentação contará com a participação e assistência das crianças do 1º ciclo que frequentam o CATL da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Pretende-se com esta ação ajudar a melhorar o comportamento de separação de resíduos bem como aumentar a sensibilização relativamente à necessidade de reduzir na origem a quantidade de resíduos produzidos.
Até Sexta-feira, decorrem ações de sensibilização junto das empresas graciosenses, com visita às empresas que fazem descargas, no Centro de Processamento de Residuos e aos funcionários delas explicar os diferentes tipos de embalagens que existem, que códigos usar nas guias de transporte para correctamente identifica-los, como separá-los e acondicioná-los.
Direcionado ao publico escolar, da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa, decorrerá a iniciativa  “Dar nova “vida” ao plástico – uma opção inteligente!”, em que os alunos irão recolher embalagens de plástico. Estas serão preparadas de forma a se transformarem em vasos, nos quais serão colocadas plantas endémicas dos Açores, devidamente identificadas. Os vasos ficarão suspensos, constituindo, assim, um jardim vertical que ficará num dos espaços exteriores da escola. O jardim será alvo de observação por parte de toda a comunidade escolar e ainda serão afixados no referido espaço cartazes alusivos à importância da redução e da reutilização de embalagens, sobretudo de plástico.
Alguns vasos serão colocados nas salas de aula.

Para o público em geral, a Biblioteca Municipal vai acolher o evento “reciclar o Natal”, queconsiste na reutilização de cápsulas de café para fazer árvores de natal e na reutilização dos copos brancos do café ou de beber sumos para fazer bonecos de neve, para enfeitar as casas no natal.

Twitter Facebook Favorites More