Traduzir

Rádio Graciosa


04 novembro 2016

Resumo semanal de 31 de Outubro a 4 de Novembro de 2016

Rastreio do cancro colo-retal chega ainda este ano à Graciosa

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o Rastreio Organizado do Cancro do Colo e Reto dos Açores (ROCCRA) já permitiu rastrear cerca de 10.700 Açorianos, acrescentando que terá início ainda este ano nas ilhas Graciosa, Terceira e São Jorge.
Luís Cabral, que falava na abertura da reunião regional da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, destacou a importância dos rastreios organizados para uma deteção atempada da doença.
Segundo os dados do COA até 30 de setembro, foram inscritos para a primeira volta do ROCCRA cerca de 69.700 utentes, dos quais mais de 24.600 foram convidados a fazer o rastreio, que foi consentido por cerca de 10.700 utentes, o que representa uma percentagem de 43,4%.
Os dados disponibilizados indicam ainda que, através dos rastreios, foram detetados 28 cancros, o que representa 3,19% dos utentes rastreados, tendo sido realizadas até à data 434 colonoscopias.






Avelar Santos participou de reunião do Secretariado do PS

O Secretariado Regional do PS/Açores, reunido sábado, em Ponta Delgada, procedeu à análise dos resultados das Eleições Regionais do passado dia 16, congratulando-se com a expressiva renovação da confiança dos Açorianos no Partido Socialista e na sua capacidade de governar, com estabilidade e rigor.
Na conclusões da reunião daquele órgão, em que participou Avelar Santos, Secretário Coordenador do PS Graciosa, “a significativa vitória do PS nas últimas eleições Regionais, além de um reconhecimento do trajeto de superação e recuperação que fomos capazes de realizar em parceria com os Açorianos nos últimos quatro anos, é também uma responsabilidade acrescida para o futuro, que o Partido Socialista saberá respeitar, em diálogo com as oposições e na procura das soluções que melhor reflitam a vontade coletiva dos Açorianos.”






Unidade de Saúde promoveu campanha sobre sal iodado

Com a colaboração da Panificação Graciosense e Padaria Odorico e Santos, os utentes e funcionários da instituição puderam comprovar que a utilização de sal iodado na confeção dos alimentos não altera o seu sabor, sendo uma prática desejável na prevenção da carência alimentar de iodo na população.
Relembramos que o iodo é um micronutriente indispensável para a saúde, componente essencial na síntese de hormonas da tiroide, que tem de ser obtido através da alimentação pois o nosso organismo não o consegue sintetizar. A produção inadequada de hormonas da tiroide, pode levar ao bócio e ao hipotiroidismo, com implicações graves no crescimento e vida adulta.





Graciosa Futebol Clube e Mocidade Praiense comemoraram mais um aniversário

O Graciosa Futebol Clube, celebrou o seu 77º aniversário.
O clube amarelo e vermelho, de Santa Cruz da Graciosa, foi fundado a 13 de Agosto de 1939 e é tradição este dia ser comemorado com a realização de vários eventos.
O Mocidade Praiense, também comemora 77 anos, criado a 1 de Novembro de 1939 com vista a promoção da prática desportiva na Freguesia de São Mateus.





Orçamento da Câmara Municipal para 2017 aprovado com votos contra do PSD

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na última Segunda-feira, de forma extraordinária, encontro em que Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, apresentou o orçamento e as grandes opções do plano para 2017.
Como obras projetadas para 2017, o plano apresenta a rede de abastecimento de água e reservatório grotas II, cuja empreitada “está prestes a ter o seu início”, prosseguir com todo o processo do Parque Industrial, de modo a assegurar comparticipação. O Centro Histórico de Santa Cruz “terá o seu início no segundo semestre de 2017” e é a terceira das 3 grandes obras que o documento contempla.
O orçamento do Município para 2017 importa tanto na receita, como na despesa, um total de 5.581.410,00 euros, sendo a receita corrente de 3.645.304,00 euros, a despesa corrente de 3.130.588,00 euros, a receita de capital de 1.936.106,00 euros e despesa de capital de 2.450.822,00 euros.
O documento foi aprovado por maioria, com 3 votos a favor do PS e dois votos contra do PSD.
Na declaração de voto, os vereadores do PSD, referem que estes documentos servem para “confirmar que os Graciosenses e a Graciosa perderam mais 4 anos, uma vez que não se concretizaram, neste mandato, obras e benfeitorias que foram prometidas”.
Refere ainda a oposição que já era tempo de estar a concluir obras, mas foram “adiadas” e já estão a ser “empurradas” para o próximo mandato, alertando que se algumas não foram concretizadas, “outras já se perderam ao longo dos 8 anos de governação socialista”, como por exemplo o projeto Barra/Santa Catarina, prometida que seria a primeira a executar e o Moinho da Freguesia da Luz.
Os vereadores do PSD criticam ainda os socialistas de serem “despesistas” e dão como exemplo o fato do gabinete do presidente ter ao seu dispor 665.253,00 euros, quando a Divisão de Obras e Urbanismo “apenas pode gastar 432.259,00 euros.
São estas as razões para o voto contra do PSD.
A bancada socialista também apresentou uma declaração de voto, em que referem os atrasos na aprovação pelo novo quadro comunitário de apoio e pelo tribunal de Contas, como causa de atrasos de obras, como é o caso da rede de águas.
Referem os socialistas que, ao contrário de outros quadros comunitários, “este quadro é muito mais exigente e limitativo”, contudo pensam que “este plano e orçamento terá um impacto importante para a economia e qualidade de vida dos Graciosenses”.






Novo Governo regional é composto por 9 secretarias

O XII Governo dos Açores continuará a contar com Sérgio Ávila, na Vice-Presidência, Andreia Cardoso na Secretaria Regional da Solidariedade Social, Avelino Meneses na Secretaria Regional da Educação e Cultura e Vítor Fraga passa agora para a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.
As restantes secretarias serão ocupadas por Gui Menezes como Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Rui Luís será o Secretário Regional da Saúde, Marta Guerreiro é escolhida para Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, João Ponte é o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Berto Messias é o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares e Rui Bettencourt é o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.





Deputados eleitos pela Graciosa iniciaram funções

Os 57 deputados regionais reuniram quinta-feira, em sessão constitutiva, na sede Assembleia Legislativa da Região, na Horta.
Pelo Circulo Eleitoral da Graciosa foram eleitos pelo PS os deputados José Ávila e Manuel José Ramos, para além do graciosense Ricardo Ramalho, pelo circulo de compensação. De referir que Ricardo Ramalho, com 32 anos, é um dos três deputados mais jovens, nesta legislatura que se inicia.
Do PSD, João Costa cumpre mais um mandato.
Os deputados juraram “solenemente cumprir a Constituição e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores”.
A presidente do parlamento dos Açores, Ana Luís, foi reeleita para o cargo por indicação do PS, enquanto Luís Garcia, do PSD, e Dionísio Faria e Maia, também do PS, assumiram as duas vice-presidências da Assembleia Legislativa.
André Bradford foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores e como Vice-Presidentes Francisco César, Isabel Quinto e o deputado graciosense José Ávila.







Twitter Facebook Favorites More