Traduzir

Rádio Graciosa


21 outubro 2016

Resumo Semanal de 17 a 21 de Outubro de 2016

PS venceu Eleições Legislativas 2016 e volta a eleger dois deputados pela Graciosa

A Assembleia Legislativa regional contará com 30 deputados do PS, 19 deputados do PSD, 4 deputados do CDS-PP, 2 do BE e o PCP-PEV e o PPM com um deputado cada.
O PS conseguiu 46,43% (43.266 votos) e o PSD obteve 30,89% (28.790 votos), tendo a abstenção atingido os 59,16%, a mais alta de sempre nas eleições regionais.
Os 57 deputados eleitos no domingo ao parlamento açoriano e os membros do novo Governo Regional dos Açores só deverão tomar posse em Novembro.

Na Graciosa o PS venceu com 54,5% dos votos, o PSD obteve 36,7% e o CDS-PP foi o terceiro partido mais votado, com 1,7% dos votos.
Por freguesias, o PSD venceu no Guadalupe, tendo o PS vencido em São Mateus, Luz e Santa Cruz, tendo sido em São Mateus a vitória mais expressiva com 65,5% dos votos.
A abstenção na Graciosa foi de 45,1%, uma das mais baixas dos Açores, pois votaram 2.418, dos 4.406 eleitores que estavam inscritos.
Com estes resultados a Graciosa volta a ter dois deputados do PS, com a reeleição de José Ávila e eleição de Manuel José Ramos.
O PSD perde um deputado, conseguindo a reeleição de João Costa.
De realçar ainda a reeleição de Ricardo Ramalho do PS, através do Circulo de Compensação.






PSD afirma que foram lançadas boas bases na Graciosa

O PSD saiu derrotado das eleições Legislativas Regionais, tendo na Graciosa perdido um deputado, dos dois que tinha conquistado há quatro anos.
O presidente da Comissão Politica de Ilha Graciosa do PSD disse que o partido vai continuar a apresentar propostas para melhorar a qualidade de vida dos açorianos e dos graciosenses em particular.
João Costa agradeceu a todos os Graciosenses que votaram e confiaram no projeto do PSD, numa campanha em que apresentaram um conjunto de candidatos que pudesse merecer os votos dos graciosenses, no entanto não conseguiram a maioria dos votos.
O líder do PSD na Graciosa afirma que lançaram boas bases para o futuro, com candidatos que podem dar muito de si à Graciosa e ao seu futuro. A campanha social-democrata na Graciosa foi pautada por seriedade, transparência, seriedade na politica e igualdade de oportunidades, porque entendem que a nossa ilha necessita de outro rumo, do que aquele que tem tido até agora.
João Costa foi reeleito para mais um mandato e assumiu logo a seguir às eleições, o papel de defesa intransigente do direito de todos os graciosenses, independentemente das suas opções politica e do partido em que votaram. Terminadas as eleições, o partido do deputado é agora a Graciosa, compromisso que é para honrar.




PS recuperou na Graciosa “eleitorado perdido há 4 anos”

O PS conseguiu, nas Eleições Legislativas, um resultado histórico na Graciosa ao conseguir eleger novamente dois deputados pelo nosso círculo eleitoral.
Avelar Santos, Secretário Coordenador do PS Graciosa, agradeceu a todos os Graciosenses pelo voto de confiança e por acreditarem que são os mais capazes, para resolverem os problemas da Graciosa.
José Ávila, reeleito como deputado socialista pela Graciosa, afirmou em declarações à Rádio Graciosa, que registou-se uma recuperação “do eleitorado perdido há quatro anos”.
O socialista diz que houve uma grande recuperação na Graciosa, pois a diferença para o PSD diminuiu.
Acompanhado de Manuel José Ramos e de Ricardo Ramalho, José Ávila afirma que a luta e objetivo é sempre defender a Graciosa, fazer mais e melhor pela nossa ilha e por quem cá vive.






Dormidas subiram 32,9% entre Janeiro e Agosto

Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que a Graciosa registou nos primeiros 8 meses do ano um total de 10.457 dormidas, mais 2.589 dormidas, do que as 7.868 registadas em igual período de 2015, representando um aumento de 32,9%. Estas dormidas renderam 438. 680 euros de proveitos totais e 353.864 euros de proveitos por aposento.
No entanto, analisando o mês de Agosto, verifica-se que a subida foi menor, fixando-se nos 10%. No mês das festas concelhias de Santa Cruz da Graciosa, os estabelecimentos hoteleiros da Graciosa registaram 2.226 dormidas, apenas mais 203 dormidas do que as registadas em Agosto do ano passado.
Em Agosto a taxa de ocupação-cama foi de 39,9%, com variação homóloga positiva de 3,6% e a estada média de 2,6 noites, com variação homóloga negativa de -4,3%.
De referir ainda que, dos turistas que visitam a Graciosa entre Janeiro e Agosto, 3.287 eram de nacionalidade portuguesa e 588 de nacionalidade estrangeira, na sua maioria de Estados Unidos, Alemanha e Brasil.





Grupo de Folclore de Guadalupe em digressão no Brasil

O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Guadalupe está desde o início desta semana em digressão no Brasil.
O grupo foi recebido pela comunidade luso-descendente de São Salvador da Bahia, onde terão uma série de atuações, em eventos de promoção da cultura açoriana.
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe foi constituído a 6 de Abril de 1978, com o objectivo de estudar e conhecer as canções do Povo Graciosense, desde as suas origens até aos nossos dias.
O Grupo já realizou ainda várias viagens às comunidades de emigrantes, em que se destaca os EUA e Canadá.




Piscina Termal do Carapacho entra em horário de Inverno

A piscina termal das Termas do Carapacho está a praticar um novo horário, desde o dia 1 de Outubro.
Segundo informação da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, a piscina está encerrada à Segunda-feira, para manutenção.
Às terças e quintas o horário de abertura é entre as 12 e as 17h30, às quartas e sextas, das 12 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas.






Pesca descarregada baixou 35.533 Kgs de Janeiro a Setembro

Os dados da pesca descarregada na Graciosa, revelam uma diminuição de cerca de 35 toneladas, entre Janeiro e Setembro.
Nos primeiros 9 meses deste ano, os nossos pescadores entregaram em lota 100.195 Kgs de peixe, uma redução de 35.533 kgs em comparação com o mesmo período de 2015.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que depois da subida em Julho e da ligeira descida em Agosto, em Setembro o decréscimo foi de cerca de 6 toneladas de peixe.
O ano de 2016 está assim a ser de dificuldade para um dos principais setores da nossa economia, que até ao final de Setembro rendeu cerca 883 mil euros à economia graciosense.




Valdemiro Vasconcelos despede-se do seu cargo de deputado regional

Valdemiro Vasconcelos, eleito em 2012 deputado do PSD pela Graciosa, enviou uma nota de despedida do cargo.
Refere o deputado cessante que durante estes quatro anos de funções entre 2012 e 2016 fez o seu trabalho “honrando sempre com honestidade e solidariedade o compromisso assumido pelo PSD, que era defender e pugnar pelos interesses da nossa ilha Graciosa.”
Na Assembleia Regional dos Açores, Valdemiro Vasconcelos foi eleito secretário de mesa, cargo que refere que muito o honrou e gratificou durante este mandato.
Ao terminar as minhas funções de deputado Regional, Valdemiro Vasconcelos  agradece “a todas as pessoas, às instituições e associações da ilha Graciosa a confiança, a colaboração e o empenho sempre manifestado ao longo destes quatro anos” em que serviu a Graciosa, desejando ainda “ bom sucesso aos deputados eleitos nas eleições de 16 de Outubro de 2016”.






PS Graciosa manifesta-se sobre eleições de Domingo

O Secretariado do Partido Socialista – Graciosa, ao analisar o período pré-eleitoral e eleitoral que terminou no passado domingo, com as Eleições Regionais, tornou público, em comunicado “a sua satisfação pelo resultado alcançado, que é o melhor de sempre em eleições deste tipo.”
Referem os socialistas graciosenses que, “cerca de 54,5% dos eleitores que votaram no passado dia 16, deram a sua confiança à lista do Partido Socialista e às propostas que esta apresentou aos Graciosenses, ao longo de duas semanas, em que o contato direto com a população foi o método privilegiado para transmitir o que foi feito e o que ainda falta fazer.”
Sobre o principal adversário, o PSD, os socialistas analisam que “obteve, por sua vez, o pior resultado de sempre em eleições regionais, atingindo apenas 36,7% das preferências dos eleitores Graciosenses. O CDS-PP, a terceira força política mais votada, não ultrapassou 1,7% das preferências dos eleitores.”

O Secretariado do Partido Socialista – Graciosa agradece no comunicado “aos Graciosenses a forma extremamente cordial, com que receberam todas as forças políticas” e regista “com agrado, a ausência de qualquer tipo de incidentes que pudesse perturbar este ato eleitoral.”      

Twitter Facebook Favorites More