Traduzir

Rádio Graciosa


14 outubro 2016

Resumo Semanal de 10 a 14 de Outubro 2016


Serrão Santos quer Comissão Europeia atenta ao atum nos Açores

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos questionou a Comissão Europeia sobre a estratégia para a gestão dos dispositivos de agregação de peixe (FAD - Fish Agregations Devices ) na pesca do atum. Estes dispositivos podem estar a reter os tunídeos noutras geografias, impedindo-os de chegar às costas das Regiões Ultraperiféricas.
No início deste ano, a propósito da discussão acerca do Plano plurianual de recuperação do atum-rabilho no Atlântico Este e no Mediterrâneo, Serrão Santos fez aprovar uma emenda que acentua a necessidade de combater os monopólios da pesca por grandes armadores. Naquele debate, o eurodeputado denunciou “a utilização excessiva de dispositivos de agregação de pescado sem que tenha havido um estudo de impacto ambiental sério”.





Governo contesta cortes na quota do goraz junto da Comissão Europeia

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou no Luxemburgo, que a posição dos Açores é "muito clara” sobre os cortes propostos pela Comissão Europeia para a quota de goraz para os anos de 2017 e 2018, frisando que o Executivo açoriano é “terminantemente contra mais cortes”.
Fausto Brito e Abreu afirmou que o Governo Regional entende que "as 507 toneladas que neste momento estão disponíveis para os pescadores Açorianos são insuficientes para as necessidades socioeconómicas”, acrescentando que “é preciso dar tempo para que as medidas que já estão em vigor tenham o seu resultado”.
Brito e Abreu salientou ainda que, “até ao fim do mês de outubro, o Governo Regional vai apresentar os resultados do cruzeiro científico de análise do estado da população de espécies demersais dos Açores”, frisando que já existem indicações de que “a população de goraz está a dar sinais de recuperação em praticamente todas as áreas que foram amostradas e que cobrem as nove ilhas do arquipélago”.






Acidentes de viação estão a aumentar

Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que de Janeiro a Agosto, foram registados 28 acidentes de viação na Graciosa, mais 11 do que os 17 registados no mesmo período de 2015.
O mês com registo de mais acidentes foi Agosto, com 6 ocorrências, seguindo-se Fevereiro, Março e Maio, com 5 acidentes em cada vez.
Apesar do aumento no número de acidentes não há a registar mortes ou feridos graves. Dos 28 acidentes resultaram 8 feridos ligeiros.






Conceição Cordeiro representará Câmara Municipal no convívio graciosense em Lowell

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa deliberou que o Município de Santa Cruz da Graciosa seria representado pela sua vice-presidente Conceição Cordeiro.
A autarquia apoiará a iniciativa, oferecendo produtos da gastronomia graciosense.






Desembarques aumentaram 17,5% em Setembro

Na Graciosa foram registados 2.066 desembarques em Setembro, um aumento de 17,5% em relação ao mesmo mês de 2015. No entanto o aumento nos embarques foi superior, na ordem dos 23,2%.
De Janeiro a Setembro, desembarcaram no aeroporto da Graciosa 18.567 passageiros, mais 2.780 do que os registados nos mesmos meses do ano passado.
Em Setembro, a Graciosa foi escalada por 58 aviões, que trouxeram cerca de 4 toneladas e carga e quase 3 toneladas de correio, tendo sido embarcado cerca de 11 toneladas de carga e pouco mais de 700 quilos de correio.





Patrícia Teixeira é a nova presidente da Filarmónica União Popular Luzense

No passado dia 2 de Outubro, os sócios da Filarmónica União Popular Luzense reuniram em Assembleia-geral, para votação de contas e eleição de novos corpos gerentes.
Patrícia Teixeira foi eleita presidente da Filarmónica da Luz, sucedendo a João Santos, tendo a nova direção tomado posse no passado Domingo.





Vindima na Adega registou quebra de 50%

A vindima, que se realizou entre o final de Agosto e o início do mês de Setembro, rendeu cerca de 3.500 kgs de uvas, pois este ano apenas 3 produtores entregaram uvas na Adega, registando-se uma redução na ordem dos 50%.
Uma vez que a adega está em obras, as uvas foram transportadas para uma adega do Pico, onde foram tratadas. Segundo a Rádio Graciosa conseguiu apurar junto de João Picanço, Presidente da instituição, o vinho virá para a Graciosa, já engarrafado, nos meses de Abril ou Maio.
Entretanto decorrem a bom ritmo as obras na Adega, desde o passado mês de Julho, sendo o prazo para o fim das obras a 31 de Março. As novas instalações deverão estar ao serviço dos associados, entre os meses de Março e Junho.




Projeto “Nascer e crescer saudável” também beneficiará graciosenses

A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), é um dos vencedores do concurso Missão Continente Sorriso e vai receber um apoio no valor de 15.158 euros, para a implementação do Projeto “Nascer e crescer saudável nos Açores”.
O Projeto “Nascer e crescer saudável” pretende contribuir para o rastreio, tratamento precoce e prevenção de sequelas da anemia e carência de ferro, que afetam 16% das crianças, causando atrasos no crescimento e dificuldades na aprendizagem.
 O apoio de 15.158€ da Missão Continente vai permitir à USIT a aquisição de equipamentos modernos de rastreamento, para servir as ilhas Terceira, Faial, São Jorge e Graciosa.






Proposta de aumento do POSEI aprovada na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu


A Eurodeputada Sofia Ribeiro viu ser aprovado, esta Quinta-feira, pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural a sua proposta de aumento do envelope financeiro do POSEI, tendo afirmado que “este é mais um passo muito importante para que a Agricultura dos Açores saia reforçada numa futura e possível revisão deste programa tão importante para os Açores”.

Twitter Facebook Favorites More