Traduzir

Rádio Graciosa


30 setembro 2016

Importância do Ilhéu da Praia foi destaque na celebração do Dia Mundial do Mar

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou a “grande importância” do Ilhéu da Praia, na Graciosa, frisando que se trata do “mais emblemático santuário para aves marinhas dos Açores”, além de ser "a maior colónia da única ave marinha endémica da Região, o Paínho de Monteiro”.
Fausto Brito e Abreu, que visitou ontem o ilhéu, numa iniciativa para assinalar o Dia Mundial do Mar, salientou que “a Região tem sido pioneira na classificação de áreas marinhas protegidas, criando um dos primeiros parques marinhos oceânicos do mundo”.
O governante, recordando que este ano foram classificadas mais seis novas áreas marinhas protegidas, defendeu que os Açores “dão um bom exemplo a outras regiões sobre como desenvolver atividades económicas com respeito pela sustentabilidade ambiental”.
O Secretário Regional do Mar salientou também a importância da criação de áreas de reserva à pesca, como as três que foram criadas este ano ao largo da ilha Graciosa, uma das quais em redor do Ilhéu da Praia.
As três áreas de reserva à pesca da Graciosa, designadamente na Baixa do Ferreiro e nos ilhéus da Praia e de Baixo, que correspondem a 367 hectares, “foram criadas com a colaboração de pescadores e autarquias locais e representam uma mais valia para as pescas e para o turismo marinho”, afirmou.
Nesta visita ao Ilhéu da Praia, que também contou com um grupo de personalidades ligadas ao turismo local, Brito e Abreu destacou a importância dos trabalhos de monitorização de aves e de recuperação de habitats levados a cabo pelo Parque Natural de Ilha e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

"Foi graças a este trabalho que, em 2015, foi descoberta a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa no Ilhéu da Praia”, frisou.

Twitter Facebook Favorites More