Traduzir

Rádio Graciosa


30 setembro 2016

Campanha de vacinação gripal tem início a 1 de Outubro

A Direção Regional da Saúde enviou para as Unidades de Saúde da Região a circular normativa que recomenda a vacinação contra a gripe, especialmente para os grupos prioritários, para a época gripal 2016/2017.
A vacina contra a gripe é fortemente recomendada e gratuita no Serviço Regional de Saúde para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, faixa etária onde se pretende atingir uma taxa de vacinação de, pelo menos, 60%.
Esta vacina está disponível nos centros de saúde que integram as Unidades de Saúde de Ilha, não necessitando de receita médica ou guia de tratamento para ser administrada.
Para além do grupo etário com idade igual ou superior a 65 anos, esta vacina é ainda fortemente recomendada a doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, às grávidas e a profissionais de saúde, assim como a outros prestadores de cuidados.
Cada Centro de Saúde vai dispor, a partir do mês de outubro, de um serviço próprio para a vacinação contra a gripe com a vacina trivalente para a época 2016/2017 (gratuita ou não), que funcionará das 11h00 às 16h30 sem interrupção.
Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica e com comparticipação de 37%.
As receitas médicas nas quais seja prescrita exclusivamente a vacina contra a gripe para a época gripal 2016/2017, emitidas a partir de 1 de julho de 2016, são válidas até 31 de dezembro.
A Direção Regional da Saúde lembra que a gripe é uma doença contagiosa que, na maior parte das vezes, se cura espontaneamente, mas, apesar da sua benignidade, podem surgir complicações, particularmente nos grupos de risco. 
Por essa razão, é aconselhada a vacinação, uma vez que este é o melhor método de prevenção da gripe e das suas complicações.
 

Twitter Facebook Favorites More