Traduzir

Rádio Graciosa


01 julho 2016

Resumo semanal de 27 de Junho a 1 de Julho de 2016

 PSD Graciosa diz que visita estatutária foi uma "desilusão"

A Comissão Política da Ilha Graciosa do PSD lamentou em comunicado, "a desilusão que foi a visita estatutária do Governo Regional à ilha Graciosa."
Refere o PSD Graciosa que "basta comparar o memorando do Conselho de Ilha com os compromissos assumidos pelo PS na Graciosa e com os resultados desta visita para perceber que a Graciosa foi abandonada e continua adiada pelos Governos do PS. O isolamento e a desertificação da ilha Graciosa são os seus maiores problemas e, depois de mais esta visita, irão continuar sem resposta e sem empenho na sua resolução por parte do actual Governo Regional", refere o PSD em comunicado.
Como exemplos o PSD Graciosa diz que o governo socialista "em final de mandato veio dizer aos graciosenses foi que nos transportes conformem-se com o que têm, pois não vão existir alterações. Na crise da lavoura, aguentem-se porque primeiro há outros assuntos mais importantes para tratar. Na crise das pescas, esperem dias melhores e dediquem-se à apanha de algas para não passarem fome!"
"Sobre a saúde o Governo veio à Graciosa fazer propaganda com questões informáticas. Para um Graciosense só é relevante que num hospital da região possam aceder às suas análises se esse graciosense tiver acesso a consultas de especialidade e sobre isso o Governo diz continua sem querer resolver os problemas."
Conclui ainda do PSD que "quanto ao resto este Governo limitou-se a dizer que tem projectos para tudo e mais alguma coisa…”.
Sobre as Termas do Carapacho, referem os social democratas graciosenses que "este Governo nem teve coragem de incluir uma ida ao local dos responsáveis pelo descalabro daquela infraestrutura e limita-se a adiar, mais uma vez, a sua recuperação."
"Esta visita de campanha só serviu para apresentar projectos e adiar soluções, provando que os últimos 4 anos foram de total ausência de acção do Governo. Quem perde com isso, como sempre, é a ilha Graciosa".






Baixa do Ferreiro, Ilhéus da Praia e de Baixo interditos à pesca

A portaria nº 55/2016 publicada a 21 de Junho, regulamenta o exercício da pesca em zonas marinhas em torno da ilha Graciosa.
Refere o documento que, “em cumprimento com a Política Comum das Pescas, o Governo Regional tem vindo a tomar medidas que visam a conservação dos recursos biológicos marinhos e uma gestão das pescas orientada para eles, assegurando, ao mesmo tempo, que as atividades piscícolas contribuam para a sustentabilidade ambiental, económica e social a longo prazo.”
Conscientes desta necessidade, as associações de pescadores, empresas marítimo-turísticas, entidades municipais, bem como o Clube Naval da ilha Graciosa, entre outros, constituíram um grupo de trabalho com o objetivo de propor regras específicas de acesso e exercício da atividade da pesca em determinadas áreas da ilha Graciosa.
Na Baixa do Ferreiro e no Ilhéu de Baixo é proibido o exercício da pesca comercial e lúdica, com exceção da pesca por arte de salto e vara e corrico, bem como da captura de isco vivo das espécies sardinha (Sardina pilchardus) e chicharro (Trachurus picturatus).
No caso do Ilhéu da Praia, fica interdito o fundeio de embarcações de pesca.
Em todas as zonas è proibido capturar, manter a bordo, transbordar, desembarcar, transportar, armazenar, expor, colocar à venda ou vender outros organismos marinhos para além dos capturados com arte de salto e vara e corrico, bem como o isco vivo, sendo obrigatória, em caso de captura acessória de outras espécies que não aquelas, a respetiva devolução ao mar.






Pedro Araújo sagrou-se Bicampeão Regional de Santo Huberto

O caçador graciosense, acompanhado do Braco Alemão de nome Pluto, foi a única representação da Associação de Cinegeticófilos da Ilha Branca, na prova de apuramento regional, que decorreu na ilha Terceira, integrada nas Festas Sanjoaninas.
A dupla graciosense vai agora representar os Açores no Campeonato Nacional de Santo Huberto, que vai decorrer nos dias 16 e 17 de Julho, em Vieira do Minho.






Assembleia Municipal aprova voto de protesto por Graciosa continuar de fora da rota dos barcos do Grupo Central

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu de forma ordinária, na noite de Segunda-feira, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, a bancada PSD apresentou um voto de protesto por a Graciosa continuar de fora das rotas dos barcos do Grupo Central. Entendem os deputados municipais do PSD que não é aceitável que a Graciosa continue de fora das rotas daqueles barcos, sendo que o Governo não muda a sua posição sobre este assunto. O voto de protesto foi aprovado por maioria, com 7 votos a favor do PSD e 12 abstenções do PS.
A bancada PS declarou que apesar de desejar que a rota passe pela Graciosa, reconhece que os horários da Atlanticoline estão melhores este ano, para além da garantia do Governo que os horários serão ajustados sempre que necessário, daí terem optado pela abstenção.
Nos pontos da ordem de trabalhos, sobre o relatório de atividades e situação financeira da Câmara Municipal, não houve pedido de esclarecimentos.
O ponto dois tinha a haver com a 4ª revisão orçamental, que constou de reforços na receita de 34 mil 359 euros, mais concretamente nas rubricas para juros do empréstimo bancário e investimento nos bairros sociais da ilha.





PS Graciosa satisfeito com resultados da visita do Governo

O Secretariado do Partido Socialista da Ilha Graciosa regozijou-se, em comunicado, pelos resultados obtidos na visita estatutária do Governo dos Açores a esta ilha, realçando "as medidas tomadas em Conselho de Governo especificamente para a Graciosa."
Os apoios às instituições particulares de solidariedade social, quer para desenvolvimento de projetos, como o “Envelhecer com Dignidade” ou aumento do valor para a creche “O Balão”, quer a atribuição de apoio para recuperação de habitações da Junta de Freguesia de Guadalupe e da Junta de Freguesia de Santa Cruz, passando pelo apoio para o funcionamento do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, são destacados pelo PS Graciosa.
Releva-se também o apoio à Casa do Povo de Guadalupe para a reconstrução de parte da sua sede danificada por um incêndio, o início dos procedimentos para projetar diversas obras na rede viária regional e intervenções em diversos caminhos agrícolas, destacando-se ainda a RIAC em Guadalupe e assim completou a rede deste importante serviço com um posto por freguesia, situação única nos Açores.
No comunicado, o PS Graciosa destaca ainda as reuniões com os agricultores e pescadores, "em que o Governo ouviu as dificuldades por que passam e deu a conhecer as medidas que já tomou e que irá tomar de modo a minimizar os impactos negativos da crise nestes setores."
A terminar o comunicado, os socialistas graciosenses acusam o PSD de ter estado "ausente nesta visita, mas de longe desferiu, mais uma vez, as críticas do costume para confundir as pessoas, mas, novamente, sem qualquer sentido".
A terminar, referem que "enquanto o PSD se entretém a deitar abaixo, o Partido Socialista canaliza todos os seus esforços para dar trabalho aos que não têm emprego, a dotar de condições as habitações degradadas e a apoiar os que mais precisam."






PS explica sentido de voto e afirma que “transportes estão bons, os melhores até à data”

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reunida na noite de Segunda-feira, aprovou um voto de protesto, apresentado pelo PSD, por a Graciosa continuar de fora das rotas dos barcos do Grupo Central. O voto de protesto foi aprovado por maioria, com 7 votos a favor do PSD e 12 abstenções do PS.
No dia seguinte a bancada socialista deu a conhecer uma declaração de sentido de voto, em que explica que “optaram pela abstenção uma vez que não concordamos na íntegra com o Voto de Protesto, mas sim no fundamental, que seria a integração da Ilha Graciosa na referida rota.”
Salientam os deputados municipais do PS “o esforço por parte do Governo Regional no aumento do número de toques programados pelos navios da Atlânticoline para 2016 e a disponibilidade por parte da empresa em resolver algumas situações pontuais. As ligações aéreas e os horários melhoraram substancialmente, provocando uma melhor mobilidade e diminuindo o isolamento. “
A terminar afirmam que “os transportes estão bons, os melhores até à data, mas como representantes do Povo temos de lutar pela constante melhoria das acessibilidades como a integração na linha lilás, melhores transportes de carga, nomeadamente um triângulo entre as Ilhas de São Jorge, Graciosa e Terceira, fazendo com que os nossos produtos cheguem às Ilhas do Grupo Central com a rapidez necessárias para a sua comercialização com o mínimo de perdas.”
Com o sentido de voto nesta matéria afirma a bancada socialista que ficou demonstrado que “a Graciosa está acima de quaisquer interesses partidários ou pessoais, lutamos pela Ilha que nos elegeu e assim continuaremos.”






Água dos pauis está verde

Trata-se de uma situação que acontece algumas vezes, devido aos problemas de oxigenação da água, o que leva à criação de lodo e como já aconteceu por duas vezes, à morte de alguns peixes.
Uma situação que urge ser resolvida, pois trata-se da zona de Santa Cruz que necessita reabilitação, havendo já um projeto pronto, que o município aguarda para candidatar a fundos comunitários.






Presidente da República convoca eleições nos Açores para 16 de outubro

O Presidente da República decidiu convocar as eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores para 16 de outubro, depois de ter ouvido os partidos representados no parlamento regional.
De acordo com a lei eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, "o Presidente da República marca a data das eleições dos deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com a antecedência mínima de 60 dias", em caso de eleições ordinárias, como serão as próximas.
"As eleições realizam-se, normalmente, entre o dia 28 de setembro e o dia 28 de outubro do ano correspondente ao termo da legislatura", diz ainda a legislação.






Estacionamento em Santa Cruz, obras e época balnear são preocupações dos deputados municipais

Na reunião desta semana da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, os deputados municipais aproveitaram para falar de alguns assuntos que entendem importantes para o concelho.
Fernando Mesquita, do PSD, quis saber que intervenções pretende o município ainda efectuar no Bairro do Alto do Sul, tendo o presidente da câmara concordado que há casas que necessitam de intervenção, mas que de momento é impossível intervir em todas as habitações. Sobre as casas do Carapacho, a câmara não pretende alterar a situação de cedência às Santa Casa de Santa Cruz.
O deputado social-democrata falou ainda do estacionamento na vila de Santa Cruz, em particular na Rua Infante D.Henrique, tendo o Avelar santos esclarecido que de momento não é uma prioridade da câmara e que em questões de estacionamento, Santa Cruz está bem.
Paulo Cunha, da bancada PS, juntou-se a discussão para dar a sua opinião de que desde que houve as alterações naquela artéria, a Praça Fontes Pereira de Melo está mais segura para as crianças e que o número de lugares naquela rua são tão poucos, que não se justifica que se volte a permitir o estacionamento.
João Costa, da bancada PSD, mostrou preocupação por Santa Cruz “estar mais vazia ao fim de semana”, com os próprios comerciantes e empresários a queixarem-se.
Manuel José Ramos, autarca de São Mateus, disse que mais importante é a situação dos cruzamentos à saída de Santa Cruz, como por exemplo no Largo da Misericórdia. Sobre a falta de animação que traga as pessoas para a rua ao fim de semana em Santa Cruz, o deputado socialista disse que todas as freguesias devem dinamizar os seus centros.
Marco Nuno, do PSD, alertou para a necessidade de colocar um espelho, no cruzamento das Almas com o Caminho Novo. O autarca de Guadalupe perguntou para quando as obras tão esperadas no Tanque, nas Casas de Lavadeiras, com Avelar santos a informar que agora no período de Verão não vai ser possível, devido ao trabalho extra com as festas de Verão, mas que até o final do ano será feita a intervenção.
George Ortins, do PS, pediu que fosse colocado, pelo menos 1, nadador salvador ou vigilante no Carapacho, tendo recebido informação de que no concurso de nadadores salvadores não conseguiram suficientes e que esses serão colocados na Piscina e Barro Vermelho, com colocação de vigilantes nas outras zonas balneares.
O autarca da Luz sugeriu a colocação de um contentor aberto na freguesia, para colocação de resíduos, sugestão que foi bem acolhida pelo presidente do município, com a garantia de que vão encontrar uma solução.






Patrícia Picanço é a nova diretora da Academia Musical

No passado dia 20 de junho de 2016, os sócios da Academia Musical da Ilha Graciosa reuniram em assembleia-geral, com vista a renova cão de toda a Direção, tendo sido eleita a lista única levada a sufrágio.
Patrícia Picanço, ex-aluna da Escola de Musica da AMIG, até ao 4º Grau é agora a nova presidente da direção.
Como vice-presidente, o jurista e advogado-estagiário Tiago Santos e o secretário, o bancário Júlio Espínola.
A Mesa da Assembleia Geral ficou constituída por Mercês Coelho, Fábio Mendes e Ilídia Silva.
Por sua vez, os sócios Norberto Santos, Tatiana Silva e Fernando Rui Aguiar integram o Conselho Fiscal.






PCP leva problema das ligações marítimas com a Graciosa ao Parlamento Regional

Na apresentação das conclusões da visita à Graciosa, Aníbal Pires referiu que “a Graciosa é vítima de um progressivo e continuado esvaziamento da sua base económica, não apenas do sector produtivo, agricultura e pescas, mas também dos serviços e do turismo. Estas dificuldades são agravadas pelas opções políticas centralizadoras, que continuam a deixar, ano após ano, muitos investimentos e equipamentos indispensáveis para o desenvolvimento da ilha no campo fantasioso das promessas eleitorais, sem nenhuma concretização na realidade” e dá como exemplo a construção do matadouro, Adega Cooperativa e Marina da Barra, “apenas para dar alguns exemplos, que, neste ano eleitoral parecem apresentar alguns avanços e progressos, mas cuja conclusão se encontra ainda muito longe, apesar de serem prometidos e reprometidos aos graciosenses há muitos, muitos anos.”
“As insuficiências dos sistemas de transportes agravam as dificuldades da ilha e não lhe permitem superar o isolamento, o que também contribui para estrangular cada vez mais
criação de emprego, tornando a ilha incapaz de atrair e fixar população.”
A exclusão da Graciosa da linha lilás da Atlânticoline, “que permitiria ligações marítimas frequentes, rápidas e acessíveis com as ilhas Terceira e São Jorge, é mais um exemplo das políticas centralizadoras erradas do Governo Regional, que prejudicam seriamente as ilhas de menor dimensão. O lamentável silêncio dos Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Graciosa demonstra bem a necessidade dos graciosenses apostarem em vozes alternativas, que com maior independência e mais determinação, defendam os seus interesses”, referiu Aníbal Pires em conferência de imprensa.
“Uma vez que se trata apenas de uma opção política e não de qualquer dificuldade técnica” a Representação Parlamentar do PCP deu entrada com um Projecto de Resolução, “a ser discutido com urgência, já na próxima sessão do Parlamento Regional, para que o trajecto da linha lilás da empresa Atlânticoline seja alterada tão rapidamente quanto possível, de forma ainda a poder aproveitar a corrente época de Verão.”
À Rádio Graciosa o deputado do PCP refere que é inadmissível que a Graciosa continue a ser excluída “do serviço dos ferries que foram adquiridos com fundos públicos que pertencem a todos os açorianos”.
Quanto à situação da agricultura, o PCP destaca a “difícil situação dos produtores graciosenses, que recebem dos valores mais baixos de toda a Região pelo leite que produzem”, as “alterações ao subsídio à vaca leiteira levaram também a que fossem comparativamente prejudicados, uma vez que deixa de existir diferenciação para os compensar dos custos acrescidos específicos por produzirem na ilha Graciosa”.
Sobre situação social da ilha Anibal Pires diz que “continua a agravar-se, agora também por via dos múltiplos programas ocupacionais que contribuem para que não haja criação de emprego real e mantêm muitos graciosenses desempregados numa situação de precariedade permanente, sem direitos e com baixíssimos salários e sem qualquer perspectiva de emprego no futuro.”
Para o PCP “outra questão estrutural da ilha Graciosa que continua sem resposta suficiente, prende-se com a captação e distribuição de água para consumo humano e para a actividade agrícola”, em que “o Governo Regional não se pode demitir das suas responsabilidades e tem de auxiliar de forma mais intensa e directa o Município a encontrar soluções e alternativas, como podem ser as modernas tecnologias de dessalinização em unidades de pequena dimensão, bem como a modernizar a rede
de distribuição, evitando as elevadas perdas que ocorrem actualmente.”
Nesta visita de três dias à Graciosa, o PCP registou como positivo “algum crescimento do sector da vinha”.






PS Graciosa enaltece conclusão da rede Riac da Graciosa

No passado dia 21 de junho de 2016, o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, inaugurou um posto RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão) na freguesia de Guadalupe.
Refere o PS Graciosa em comunicado que “é com muito orgulho que o Partido Socialista vê, assim, completar a rede destes postos na Ilha Graciosa que vem aproximar a Administração das pessoas, oferecendo também à Freguesia de Guadalupe uma série de serviços com rapidez e qualidade, quer aos residentes quer aos emigrantes que nos visitam e que necessitam de tratar dos seus assuntos legais.”

Os socialistas graciosenses referem que “esta era uma promessa eleitoral do Partido Socialista, inscrita no seu manifesto 2012-2016, que o Governo cumpriu agora e que vem enriquecer a Freguesia de Guadalupe dotando-a de uma rede inovadora destinada a apoiar os cidadãos.”

Twitter Facebook Favorites More