Traduzir

Rádio Graciosa


28 julho 2016

Bom momento do turismo regional deve ser encarado como ponto de partida para afirmação do destino

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que o facto de o setor do turismo viver um novo período de desenvolvimento não deve ser encarado como um ponto de chegada, mas como um ponto de partida para os Açores se destacarem na oferta de turismo a nível global.


“Os indicadores mais recentes continuam a demonstrar que estamos numa trajetória de consolidação que visa a sustentabilidade do setor”, afirmou Vítor Fraga, destacando o crescimento de 36,0% nas dormidas de janeiro a maio de 2016, três vezes superior à média nacional e que injetou diretamente mais cerca de 5,5 milhões de euros na economia regional.
Vítor Fraga, que falava na apresentação do 28.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, frisou que o turismo dos Açores "vive um novo momento, um novo período de desenvolvimento”, reafirmando que 2015 foi “o melhor ano de sempre do turismo na Região”.
O titular da pasta do Turismo salientou, no entanto que “tudo isto não deve ser encarado como um ponto de chegada, mas sim como um ponto de partida”.
Na sua intervenção, apontou que, ao nível da hotelaria, “há que vender a experiência para além do alojamento, ou seja, uma experiência única, que reflita a essência dos Açores enquanto destino turístico, isto é, claramente identificada com o património natural, edificado e cultural”.

O Secretário Regional relembrou que o principal produto turístico regional é o turismo de natureza, apelando à associação de conceitos da cultura e tradições locais com o conforto que as novas soluções de construção e arquitetura permitem, e que obedeçam aos padrões internacionais de construções 'verdes'.

Twitter Facebook Favorites More