Traduzir

Rádio Graciosa


13 maio 2016

Resumo Semanal de 9 a 13 de Maio de 2016

Plano de Ação para a Regeneração Urbana prevê investimento de mais de 5 milhões de euros na zona classificada

Os PARU têm com objetivo constituírem-se como o indispensável suporte de base para o apoio aos projetos que venham a ser apresentados, no âmbito da prioridade de investimento PI 6.5, pois o acesso a financiamento comunitário referente a esta PI será precedido pela apresentação, por parte dos municípios, deste documento, com propostas de regeneração urbana sustentável, onde deverão estar indicadas as grandes linhas de orientação das intervenções a desenvolver neste novo Quadro Comunitário de Apoio.
O município de Santa Cruz da Graciosa já terminou o documento relativo à zona classificada da vila, que prevê investimentos nos próximos quatro anos, de 5 milhões e 800 mil euros, com uma comparticipação de 85 % da União Europeia e 15% de investimento da autarquia.
Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, revelou numa entrevista à Rádio Graciosa os projetos e investimentos que pretendem executar.
Os projetos de maior volume são os de requalificação dos pauis, já pronto a candidatar mal abra o aviso, e o da Pesqueira, com construção de passeios até ao Forte de Santa Catarina. Conceição Cordeiro afirma que o objetivo é virar Santa Cruz para o mar, estando o projeto já a ser elaborado.
Outros investimentos, que o município prevê candidatar a fundos comunitários são a requalificação da antiga central elétrica, nova sinalética, modernização e remodelação da cobertura do Mercado Municipal, requalificação do Pavilhão Municipal ao nível de energias renováveis, requalificação do Bairro Conde Simas, elaboração do plano de salvaguarda de Santa Cruz, construção de uma central de camionagem, acessibilidades aos edifícios públicos, ampliação do cemitério de Santa Cruz e ações de sensibilização da população.
O objetivo é aproveitar ao máximo os fundos comunitários disponíveis neste novo quadro, tal como nos disse Conceição Cordeiro.





Executivo camarário demonstra novamente preocupação sobre situação das Termas

O assunto surgiu pelo Vereador João Cunha, que perguntou que pressão tem feito a câmara junto do governo, para que as termas comecem a funcionar com todas as suas valências e disse que entende-se de todo o processo que o Diretor Regional “não tem solução técnica para as termas”. O vereador do PSD afirma que não se justifica que esta obra importante não avance e quis saber se o município foi informado de quando entrarão em funcionamento.
Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a obra não correu bem, não foi devidamente fiscalizada e lamentou o estado em que se encontram as termas. A vice-presidente do município lamentou ainda que o processo de recuperação não esteja a correr bem e não haver previsão de quando estarão novamente a funcionar em pleno, “uma vez que o Governo já avançou com várias datas que não se concretizaram”.
Sobre este assunto ainda interveio o vereador António Reis, para concluir que “além de andarem a enganar os graciosenses, enganaram também a Câmara Municipal”.





Censo de Garajaus começa a 25 de Maio

A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria e com o apoio dos Serviços de Ambiente e dos Parques Naturais de Ilha, vai promover a realização do Censo de Garajaus, entre 25 de maio e 10 de junho.
Este recenseamento, segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, tem como objetivo “quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam nos Açores", nomeadamente o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougali).
No arquipélago dos Açores, as principais colónias de garajaus rosados (75 a 80%) concentram-se nas ilhas Graciosa, Flores e Santa Maria.
No ilhéu da Praia, na Graciosa, encontra-se a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa.





Câmara Municipal abre concurso para 7 nadadores salvadores

Por unanimidade foi aprovada a abertura de concurso para contratação de 7 nadadores salvadores, tendo o vereador João Cunha sugerido a contratação de um vigilante para as zonas balneares de Calheta e Carapacho.
Foi deliberado um apoio de 3 mil 551 euros à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, com vista a recuperação da cúpula do moinho situado no Pico das Mentiras, bem como cedência, à Direção Regional dos Transportes, de uma área de 6.332 metros quadrados, na zona do Bairro, para construção de reservatório de água de abastecimento ao Aeródromo da Graciosa.
A autarquia deliberou colaborar com o Oceanário de Lisboa, para ação de promoção de profissões relacionadas com os oceanos, aprovou apoios à natalidade, bem como autorização de mobilidade de um funcionário.




Movimento no aeroporto da Graciosa aumentou 20% em Abril

Dados do Serviço Regional de Estatística indicam que, no mês transato, desembarcaram na Graciosa 1.832 passageiros, mais 365 do que os registados em Abril de 2015.
Nos primeiros 4 meses deste ano desembarcaram na Graciosa 6.540 passageiros, mais 886 dos que os registados no mesmo período de 2015. No entanto, o aumento é maior nos embarques, com mais 1.029, fixando nos 6.673 embarques no período em causa.
Em Abril, a Graciosa foi escalada por 49 aviões, que trouxera, para a ilha mais de 4 toneladas e meia de carga, cerca de 3 toneladas de correio e levaram mais de 6 toneladas de carga e 824 quilos de correio.





Graciosa promovida na exposição fotográfica Crónicas da Atlântida

António Luís Campos expõe imagens inéditas das suas múltiplas visitas aos Açores, desvendando os bastidores e as estórias que mais o tocaram nas dezenas de viagens que fez ao arquipélago, numa exposição inaugurada Domingo em Lisboa.
Para este projecto documental, o fotojornalista da National Geographic percorreu durante dois anos os Açores, tendo estado na Graciosa em Setembro de 2015.
Continental apaixonado pelo território insular, recorreu à fotografia, escrita de viagem e multimedia, captando o pulsar quotidiano das nossas gentes numa jornada visual pelas nove ilhas e tendo a viagem pelo dia-a-dia dos seus habitantes como fio condutor.
Uma visão muito pessoal da diversidade cultural açoriana, focada sobretudo nas pessoas, muito mais do que nas paisagens.





Equipa da SPEA esteve na Graciosa a estudar o painho-de-monteiro

Nos dias 27 de Abril a 2 de Maio, uma equipa da SPEA deslocou-se ao o ilhéu da Praia, na Graciosa, para mais trabalho de campo com o painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi, no âmbito do Projecto LIFE EuroSAP.
Os trabalhos de anilhagem com recurso a redes permitiram capturar 136 painhos-de-monteiro e recapturar 114 indivíduos anteriormente anilhados.
Foram ainda capturados 16 frulhos Puffinus Iherminieri baroli e recapturados outros tantos que se encontram em plena azáfama a alimentar as crias que no final de Maio abandonarão o ninho e explorarão as águas dos Açores.






João Costa questionou governo sobre o acesso a medicamentos na Graciosa

O PSD/Açores, através do deputado graciosense, João Bruto da Costa, questionou na Quarta-feira o Governo Regional sobre a dispensa de medicamentos na Ilha Graciosa, de modo a saber "quantas farmácias estão a prestar esse serviço à população, cumprindo o dever legalmente imposto".
O social democrata recorda que, "no passado dia 25 de Abril, foi inaugurada uma farmácia na ilha Graciosa", sublinhando que a questão da dispensa de medicamentos foi, "como se sabe, um assunto que preocupou os cidadãos residentes na Graciosa durante os últimos anos".
Assim, João Bruto da Costa reforça o facto do Decreto Legislativo Regional n.º 6/2011/A, de 10 de março "estabelecer, no seu artigo 6.º, que as farmácias têm o dever de dispensar medicamentos nas condições legalmente previstas".
O deputado do PSD/Açores acrescenta que o quadro legislativo vigente "assegura que a ilha Graciosa possa ter em funcionamento mais do que uma farmácia, cumprindo as prerrogativas de dispensa de medicamentos à população. Exigindo especial atenção à questão dos doentes crónicos, das crianças e da população idosa muito dependente em questões de saúde".





Adjudicada obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, adjudicou a obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa, pelo valor global de cerca de meio milhão de euros, à Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A..
Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 240 dias e prevê diversas intervenções de consolidação das infraestruturas do porto.





Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola para Manuel Barcelos

Nas celebrações do Dia dos Açores há este ano um nome graciosense entre os condecorados.
Manuel Barcelos Silveira Bettencourt, vai ser condecorado a título póstumo, com a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, pela sua vida marcada por uma visão de futuro e um enorme espírito empreendedor, de que resultou a construção da mais moderna fábrica de conservas de peixe dos Açores. Este graciosense é reconhecido não só pelas grandes capacidades empreendedoras, mas também por um invulgar sentido de justiça social.




Gala do Desporto Açoriano homenageia dirigentes e atletas graciosenses

Os homenageados deste ano são, na Categoria Personalidades, Jorge Cunha e José Ávila.

Na Categoria Resultados e Classificações Nacionais do Desporto Escolar, a atleta graciosense Mainara Rodrigues é mais uma vez condecorada.

Twitter Facebook Favorites More