Traduzir

Rádio Graciosa


03 maio 2016

Números do Turismo “não devem ser um fator de deslumbramento”

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou no Faial, que é importante ter presente que os números do turismo “não devem ser um fator de deslumbramento”, frisando que as estatísticas são um instrumento importante, mas “para quem trabalha o setor", ajudando a orientar o trabalho e a tomar decisões.
Vítor Fraga, que falava na inauguração do empreendimento de turismo rural 'Pátio Lodge', nos Cedros, salientou que, “no âmbito do Turismo em Espaço Rural (TER), onde se integra este empreendimento, em três anos, ou seja, nesta legislatura, no primeiro Governo liderado por Vasco Cordeiro, tivemos um crescimento de 62%”.
O titular da pasta do Turismo acrescentou que, segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores, “a projeção deste crescimento nos primeiros dois meses do ano é de cerca de 150%”.
Vítor Fraga frisou, no entanto, que “não nos podemos deslumbrar com os resultados obtidos até agora, porque o que interessa, acima de tudo, é o futuro" e foi nesse sentido que o Governo dos Açores lançou o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), que considerou ser “o plano mais abrangente de sempre, ao nível da sua elaboração".
O Secretário Regional acrescentou que, agora com o documento em fase de implementação, torna-se necessário ter presentes os quatro grandes objetivos do PEMTA.

"O turismo dos Açores só é bom se for bom para quem cá vive e é isto que nós temos que perceber. O desenvolvimento deste setor faz-se com objetivos claros, por um lado, gerar riqueza, tornar a nossa economia mais forte e, por outro, preservar e criar postos de trabalho”, frisou Vítor Fraga.

Twitter Facebook Favorites More