Traduzir

Rádio Graciosa


05 fevereiro 2016

Resumo Semanal de 1 a 5 de Fevereiro de 2016


Posto de abastecimento de combustíveis do centro da vila deveria estar encerrado à 6 meses

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu na Junta de Freguesia da Luz, encontro liderado pela Vice-presidente Conceição Cordeiro.
No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis do PSD, perguntou sobre os resultados da hasta pública da última semana, tendo a vice-presidente esclarecido que a da viatura ficou deserta, mas que a peixaria do Mercado Municipal foi adjudicada à Cooperativa Piscatória.
João Cunha, também do PSD, perguntou quando seria encerrado o posto de combustível no centro da vila, que conforme deliberação camarária já deveria estar encerrado à 6 meses e quis saber quando entra em funcionamento a nova bomba de combustível das Covas. Conceição Cordeiro explicou que foi solicitado ao dono da obra um aditamento ao projeto de arquitetura e que só após análise desses documentos é que será aprovado, caso reúna os requisitos.
O vereador do PSD quis ainda saber se foram aplicadas coimas, tal como acontece com particulares que executam obras que não estão de acordo com o projeto, com Conceição Cordeiro a informar que não tem competência delegadas nesta matéria, mas que vai saber e informará a vereação.
Ainda sobre a reconstrução da cozinha da Casa do Povo de Guadalupe, foi conhecido que autarquia e tutela chegaram a acordo de que o município contribuiria com mão-de-obra.





Autarquia apoia gravação do desfile de Carnaval

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou o protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Guadalupe, para a manutenção de toda a estrutura desportiva do Sintético de Guadalupe, no valor de 4 mil euros, um aumento de cerca de mil euros, em relação ao último, faltando agora a sua aprovação em Assembleia Municipal.
Sobre a semana de Carnaval 2016, foi aprovada a colaboração do desfile de Carnaval das escolas da ilha, com a cedência de um lanche e a despesa de deslocação, estadia e alimentação de 2 técnicos da RTP Açores, para gravação do desfile de Carnaval do Domingo.
Ainda na ordem de trabalhos, foi aprovada a 1ª revisão orçamental, que tem como objetivo a construção de instalações sanitárias para homens e mulheres, zonas de duche e duas salas, na zona da Pesqueira, destinado a apoio a atividades de animação turística e cultural. Questionada pelos vereadores do PSD, Conceição Cordeiro disse não tratar-se da construção do Parque de Campismo, pois o apoio da Grater, não superior a 60 mil euros, não daria para tal investimento.





Junta de Guadalupe construiu chafariz no Tanque

O objetivo desta obra é facilitar o acesso à água potável da nascente próxima, nascente essa que era muito procurada pela população local devido à qualidade da sua água.





Governo está do lado dos pescadores graciosenses

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia esteve terça-feira na Graciosa, no âmbito das visitas regulares que efetua às ilhas, para encontros com as associações do setor das pescas.
Fausto Brito e Abreu reuniu com a Direção da Associação de Pescadores Graciosenses, para transmitir as medidas que estão a ser tomadas, para melhorar o rendimento dos pescadores.
O pagamento do Fundo Pesca relativo a Dezembro, que estará disponível na próxima semana e o pagamento do Posei Pescas atrasado desde 2014 e para o qual a Ministra do Mar mostrou sensibilidade, foram alguns dos temas abordados no encontro.
Fausto Brito e Abreu reconhece que os últimos dois anos têm sido duros para o setor na região, consequência de más safras de atum, quotas ao goraz impostas pela união europeia e o atraso no pagamento do Posei Pescas.
“O governo está do lado dos pescadores”, disse o Secretário Regional do Mar e a tratar de respostas, a curto prazo, que aumentem o rendimento dos pescadores, como por exemplo captação de novos mercados, reconhecimento do pescado, turismo, apanha de algas, etc. O objetivo é que mesmo pescando menos, se consiga manter o rendimento dos pescadores.






Escolas da Graciosa trouxeram “Mundo de Fantasia” a Santa Cruz

Na manhã de Sexta-feira realizou-se o desfile das Escolas pelas ruas de Santa Cruz, com crianças e professores a mostrarem o trabalho efectuado nas últimas duas semanas.
O tema escolhido para esta ano foi “Mundo da Fantasia”, resultando num desfile com muita cor e animação, com as personagens do mundo da banda desenhada e das histórias infantis a encherem de magia, as principais ruas da vila de Santa Cruz da Graciosa.
Para as crianças esta é uma altura de festa, tanto na preparação das fantasias, como no desfile em que se divertem com os colegas.





Twitter Facebook Favorites More