Traduzir

Rádio Graciosa


11 fevereiro 2016

Aprovadas propostas para não discriminação de Açorianos no acesso a cuidados saúde no continente

O Governo dos Açores aprovou duas propostas que garantem a não discriminação dos Açorianos no acesso aos cuidados médicos prestados no continente e que consagram a reciprocidade entre o Serviço Regional de Saúde (SRS) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A medida foi anunciada pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do comunicado do Conselho do Governo, que reuniu quinta-feira em Angra do Heroísmo.
A Anteproposta de Lei estabelece que não são cobrados pelo SNS ou entidades nele integradas aos utentes ou unidades de saúde da Região os cuidados de saúde prestados aos utentes do SRS.
A Proposta de Decreto Legislativo Regional estabelece que não são cobrados pelo SRS ou entidades nele integradas os cuidados de saúde prestados aos utentes do SNS.

“Estas duas iniciativas”, salientou Isabel Rodrigues, “ao consagrarem o princípio da reciprocidade na prestação de cuidados de saúde, conforme acordo alcançado entre o Presidente do Governo Regional e o Primeiro-Ministro aquando da audiência realizada a 6 de janeiro, colocam em igualdade de circunstâncias os utentes de ambos os sistemas mediante uma solução respeitadora da respetiva complementaridade e que garante a não discriminação dos Açorianos no acesso a cuidados médicos prestados no continente”.

Twitter Facebook Favorites More