Traduzir

Rádio Graciosa


13 novembro 2015

Resumo Semanal de 9 13 de Novembro de 2015

Associação de Armadores da Graciosa foi criada a 16 de Outubro

Um grupo de armadores da ilha Graciosa fundou, no passado dia 16 de Outubro, a Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Graciosa.
Os primeiros órgãos directivos desta recém constituída associação, são: na Assembleia-geral, Paulo Jorge Silva, como presidente, Emanuel Silva, vice-presidente, e Fernando Melo como secretário.
 Na direcção é presidente Ana Maria Mendonça, vice-presidente João Manuel Ataíde e como secretários Manuel Leonardo Bettencourt e Paulo Alexandre Silva.
O Conselho Fiscal é constituído por Belchior Bettencourt, Leonardo Melo e Lígia Silva.
O objectivo da associação é o benefício e reapresentação dos armadores da ilha Graciosa, sendo uma das poucas ilhas onde não existia até à data um organismo representativo dos armadores.





Obra da estrada Limeira-Porto Afonso já decorre entre Canadão da Serra e a Limeira

Foi consignada à empresa Tecnovia Açores, por cerca de 980 mil euros, a empreitada de reabilitação e beneficiação do troço da Estrada Regional N.º 1-2.ª, entre a Limeira e Afonso do Porto, na ilha Graciosa.
Os trabalhos da primeira fase já estão a decorrer e a Delegação de Ilha da Secretaria Regional do Turismo e Transporte, informou “que os trabalhos estão em execução, numa primeira fase entre o caminho florestal Canadão da Serra e a Limeira, pelo que a circulação está condicionada e deve ser feita com o máximo cuidado devido à movimentação de máquinas e camiões. Apelamos para que seja respeitada a sinalização temporária existente.”
A empreitada, que abrange cerca de 10 quilómetros de estrada, vai decorrer em três fases, abrangendo a primeira o troço compreendido entre a Serra Branca e a Limeira, enquanto a segunda terá lugar entre a Serra Branca e a rotunda da Ribeirinha e a terceira fase decorrerá entre esta rotunda e o Porto Afonso.





Identificados dois indivíduos por consumo de estupefacientes

A Esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa efetuou uma operação de fiscalização rodoviária e a estabelecimentos, no passado Sábado.
Segundo nota do Comando regional, foram fiscalizados 03 estabelecimentos de diversão noturna e 30 veículos; sendo detetada uma infração de natureza contraordenacional, em estabelecimento de diversão noturna, nomeadamente por possuir espaço de dança sem ter sistema de videovigilância; foram identificados dois indivíduos do sexo masculino por consumo de estupefacientes.
Na fiscalização rodoviária foram detetadas 05 infrações de natureza contraordenacional, por falta de inspeção periódica obrigatória do veículo; condução de veículo sem fazer uso de acessório de segurança obrigatório (cinto); falta de colete refletor; irregularidade na iluminação do veículo e estacionamento irregular.





Obras de requalificação do exterior da matriz

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa está a proceder a obras de melhoramento no exterior da Igreja Matriz.
Nos trabalhos que decorrem nos passeios, nota-se que a antiga pedra lavrada está a ser substituída por pedra serrada, uma situação que está a deixar descontentes alguns cidadãos, pois a pedra antiga tem um valor histórico.
Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse no espaço de comentários da Rádio Graciosa, que estão a usar a mesma pedra, só que devido à sua degradação estão a cortá-la.
Está a ser colocada calçada nos passeios circundantes à Igreja Matriz, com um desenho em calcário, semelhante ao do átrio da Matriz.






Nova tabela de taxas e licenças municipais está em discussão pública

A vice-presidente Conceição Cordeiro falou à Rádio Graciosa sobre a nova tabela de taxas municipais.
Em causa estão taxas, que não eram mexidas desde 2002, relativas a cemitérios, recolha de resíduos, execução de ramais de água e urbanismo e edificações.
A vice-presidente afirma que não serão aumentos consideráveis, pois na maioria dos casos trata-se de um aumento de apenas cêntimos, sendo um desses casos a taxa do lixo doméstico, com um aumento de 50 cêntimos, que passa a ser de 1,25 euros para domésticos e IPSS e de 3 euros para o comércio.
Conceição Cordeiro afirma que nunca é boa altura para se aumentar os encargos das pessoas, mas que não se traduzirão num aumento “muito significativo” e considera-as necessárias, “tendo em conta os encargos da Câmara Municipal”.
Afirma ainda que continuam a ser taxas baixas, quando comparadas com outros municípios.
A novidade é a criação de uma tabela de taxas para a legalização de obras particulares, uma vez que até agora quem fazia obras ilegais ficava em vantagem, relativamente a quem inicia uma construção legal.
Esta nova tabela está no período de discussão pública e depois de cumpridos todos os passos legais, deverá entrar em vigor no início de 2016.





Formação em ‘Limpeza e higienização de reservatórios e condutas para abastecimento de água’

Está a decorrer, em Angra do Heroísmo, uma ação de formação em ‘Limpeza e higienização de reservatórios e condutas para abastecimento de água’, ministrada pela EPAL – Grupo Águas de Portugal.
Nesta iniciativa participam os Serviços Municipalizados de Santa Cruz da Graciosa Angra do Heroísmo, as câmaras municipais de Lagoa, Horta, S. Roque do Pico e a empresa municipal Praia Ambiente.
No âmbito do plano de formação da ERSARA para este ano, decorreu também, na cidade da Horta, uma ação de formação em ‘Planos de Segurança da Água’, ministrada pela ERSARA e dirigida a entidades gestoras dos Açores e da Madeira.
Esta formação enquadra-se no projeto piloto que está a ser desenvolvido pela ERSARA ao nível dos Planos de Segurança da Água e vai realizar-se em mais ilhas durante o próximo ano.
Estas ações de formação visam contribuir para a valorização dos recursos humanos das entidades gestoras reguladas pela ERSARA, numa aposta desta entidade na melhoria da qualidade da água para consumo humano.
Os dados mais recentes sobre a qualidade da água nos Açores, publicados no Relatório Anual da Qualidade da Água, revelam que mais de 98% da água consumida no arquipélago é de boa qualidade.




Manuela Duarte é a nova directora dos Serviços de Desenvolvimento Agrário

Manuela Susana Dias Duarte é a nova directora dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Santa Cruz da Graciosa.
Após um concurso público, foi encontrada a nova diretora destes serviços, que sucede a Ana Carina Coimbra, que se afastou do cargo para se dedicar à sua carreira de médica veterinária.
Contamos em breve fazer uma entrevista a esta nova chefia daqueles serviços.



Twitter Facebook Favorites More