Traduzir

Rádio Graciosa


09 outubro 2015

Resumo semanal de 5 a 9 de Outubro de 2015


Eleitos os 5 deputados que vão representar os Açores na Assembleia da República


Os portugueses foram às urnas escolher a nova constituição da Assembleia da República.
No Concelho de Santa Cruz da Graciosa venceu o PS com 49,75%, o PSD conseguiu 37,6% e o BE foi a terceira força mais votada com 2,7% dos votos.
De registar ainda 3,9% de votos em branco e 1% de votos nulos, com uma abstenção que chegou aos 55,3%.
Por freguesias, na Luz venceu o PS com 58,39%, em S. Mateus venceu o PS com 53,85%, na Freguesia de Guadalupe venceu o PSD com 54,60% e em Santa Cruz venceu o PS com 54,05%.
O PS foi a força partidária mais votada nos Açores, com 40,37 por cento e o PSD foi o segundo partido mais votado com 36,06 por cento dos votos, seguindo-se o BE (7,81%), CDS-PP/PPM (3,90%) e CDU (2,47%).
Assim ficaram eleitos 3 deputados pelo PS, são eles Carlos César, Lara Martinho e João  Castro.
Do PSD foram eleitos dois deputados, Berta Cabral e António Ventura.
No país, o vencedor foi o PSD em coligação com o PP, que vão formar governo sem maioria absoluta.

O PSD Graciosa emitiu um comunicado sobre as eleições do passado Domingo, referindo que “Portugal deu uma magnífica vitória a Pedro Passos Coelho.”
No comunicado, os sociais-democratas graciosenses referem que “o país percebeu que depois dos anos difíceis que atravessamos, não podíamos voltar para trás e voltar a ter governos que desbaratam o dinheiro dos contribuintes e que levaram Portugal à bancarrota.
Estávamos conscientes disso mas também das enormes dificuldades em conseguir demonstrar que o Governo liderado por Passos Coelho era também o melhor para os Açores.”

O PS Graciosa emitiu um comunicado registando “com satisfação a enorme vitória nas eleições do passado dia 4 de Outubro na Ilha Graciosa”, “atingiu os 49,8% dos votos entrados nas urnas, mais 12,2 que o PSD, e venceu em 3 das 4 freguesias da ilha, sendo o segundo melhor resultado atingido nos Açores. Este resultado expressa a confiança que o povo Graciosense deposita no Partido Socialista.”






Governo “insiste em criar dificuldades às IPSS”

O PSD/Açores considerou que o governo regional “insiste em criar dificuldades” às instituições particulares de solidariedade social (IPSS), como comprova o atraso no pagamento de apoios às valências de jardins-de-infância das IPSS.
“O governo regional, como é sua tradição e como o PSD/Açores vem denunciando, continua a dever dinheiro e a criar dificuldades às instituições que prestam apoio social. Este governo, que é o primeiro a apontar o dedo a algum problema relativo a apoios sociais na República, é o primeiro a falhar nas questões sociais nos Açores”, afirmou o deputado social-democrata João Bruto da Costa.
O parlamentar do PSD/Açores referia-se à denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) sobre os atrasos nos pagamentos da Secretaria Regional da Educação relativos às valências de jardins-de-infância de diversas IPSS da Região e que podem conduzir ao encerramento destas.
João Bruto da Costa salientou que a resposta do governo regional a esta denúncia do SINTAP demonstra a “forma vergonha como o Partido Socialista enfrenta os problemas sociais nos Açores”, sobretudo porque estão causa, referiu, apoios sociais relativos a crianças, “que são quem mais sofre com a crise que ainda atinge os Açores”.






Termas do Carapacho com novos horários

As termas do Carapacho não estão a funcionar com todas as valências, atendendo a que são necessárias obras urgentes para a substituição das canalizações.
A Rádio Graciosa soube através da Delegação de ilha da Secretaria Regional do Turismo e Transportes que se vão manter abertas, só com a piscina e o jacuzzi, mesmo quando se iniciarem as obras na parte posterior do edifício.
Quanto aos horários, entrou ontem em vigor o horário de Inverno:

2ªfeira - fechado para manutenção;
3ª e 6ª - das 13h às 18h
4ª e 5ª - das 13h às 19h
sab. e dom. - das 10h às 17h






Desembarques de passageiros desceram em Agosto

O Aeroporto de Santa Cruz da Graciosa movimentou nos meses de Janeiro a Agosto, um total de 27.687 passageiros.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que dos passageiros que passaram pelo aeroporto da ilha, 14.029 foram de desembarques e 13.685 embarques.
Nos desembarques verifica-se uma subida em Julho de 2.423 para 2.504 e uma descida em Agosto de 2.529 para 2.500, em comparação com os mesmos meses de 2014.
Nos embarques, houve aumentos em ambos os meses, nomeadamente de mais 106 desembarques em Julho e de 67 em Agosto, para 2.023 e 2.777, respectivamente.
Desde o início do ano, até ao final de Agosto, registou-se um aumento de 828 embarques e de mais 694 desembarques.
Nos primeiros 8 meses do ano escalaram a ilha Graciosa 340 aviões, sendo a segunda ilha do arquipélago com menor número de aviões, a seguir ao Corvo, com 186 aviões e antes das Flores, com 433 voos, no mesmo período de tempo.






Acidentes de viação estão a diminuir na Graciosa

Segundo o Serviço Regional de Estatística, até Agosto, ocorreram 17 acidentes de viação na Graciosa, uma redução de 12 acidentes, para os 29 que tinham sido registados no mesmo período de 2014.
Os meses em que se registou mais acidentes de viação foram Agosto e Junho, com 5 e 4 acidentes respectivamente. Nos restantes meses do ano houve uma oscilação de 1 e 2 acidentes por mês.
Destes acidentes resultaram 2 feridos graves, 3 feridos ligeiros e nenhuma vítima mortal.






Piscina municipal encerrou com mais de cinco mil banhistas

Quanto à frequência da piscina municipal de Santa Cruz da Graciosa, o número de entradas foi de 4.149, aos quais foi cobrado bilhete.
Não são contabilizadas, as crianças até aos 10 anos, que não pagam bilhete, nem os funcionários do Município, conforme consta do Regulamento da Piscina Municipal.






Redução de IMI aprovado em Santa Cruz da Graciosa

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa viram, na Quinta-feira, aprovadas as suas propostas para redução do imposto municipal sobre imóveis (IMI) às famílias e para a isenção daquele imposto às instituições sem fins lucrativos.
A proposta sobre o IMI Familiar encerrava "uma preocupação centrada nas famílias e nas dificuldades financeiras que elas atravessam, com uma especial atenção aos jovens casais e à necessidade de eles se fixarem no nosso concelho", referiu o vereador António Reis.
As reduções aprovadas visam "famílias com um ou mais filhos, podendo a redução atingir os 20% para casais com três filhos ou mais, mas partindo sempre de uma base de redução de 10%".
A isenção aprovada do IMI para as coletividades sem fins lucrativos, tem para os vereadores do PSD grande importância para “todas essas associações, clubes e filarmónicas têm na vida da nossa ilha, nomeadamente junto dos mais jovens, daí que seja um incentivo para que prossigam o trabalho desenvolvido em prol da sociedade da Graciosa".






Grupo de teatro graciosense A Semente irá em digressão pela Galiza

De 9 a 18 do corrente mês de Outubro, o grupo de teatro graciosense A Semente irá em digressão pela Galiza, Espanha e pelo Norte de Portugal Continental, onde vai apresentar três espetáculos com a comédia O gato, uma produção e encenação do grupo com a colaboração da atriz Dora Conde. O primeiro espetáculo será em Vigo, seguindo-se Vila do Conde e depois a Lousada, Porto.
No ano passado, A Semente completou 20 anos e ao longo da sua existência já encenou mais de uma dúzia de peças, privilegiando a comédia.





Twitter Facebook Favorites More