Traduzir

Rádio Graciosa


30 outubro 2015

Resumo Semanal de 26 a 30 de Outubro de 2015

Quatro graciosenses evacuados em noite trágica na Graciosa

Ao início da noite de Sábado um jovem esfaqueou outro, na Praça Fontes Pereira de Melo, resultando em ferimentos graves. O ferido foi evacuado pelo Helicóptero da Força Aérea e na justiça prosseguem agora os trâmites legais, habituais neste tipo de crime.
Por volta das 5 da madrugada de Domingo, uma viatura ligeira com 3 ocupantes, despistou-se na estrada regional, no troço entre o aterro sanitário e o Farol da Ponta da Barca, saindo da estrada e acabando capotada num terreno. Deste acidente resultou 3 feridos graves, que foram evacuados ao início da tarde, 2 deles para o Hospital da Terceira e 1 para o Hospital de Ponta Delgada.






Autarquia aprovou por maioria o orçamento e grandes opções do plano para 2016

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz.
Na ordem de trabalhos destacou-se o orçamento e grande opções do plano para 2016, que importa tanto na receita, como na despesa um valor de 5 milhões e 659 mil euros, sendo a receita corrente de 3 milhões e 541 mil euros, a despesa corrente de 2 milhões e 643 mil euros e receita de capital de 2 milhões 118 euros.
O documento foi aprovado com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra do PSD.

António Reis e Eulália Aguiar justificaram o voto contra com uma declaração de voto, em que afirmam que esperavam muito mais deste documento, pois “numa altura em que o Governo Regional atira para o abandono a ilha Graciosa, com maus transportes e obras que teimam em não sair do papel, os vereadores do PSD esperavam da Câmara Municipal uma estratégia mais clara de combate à desertificação, fixação dos jovens na ilha e de melhoria das condições de vida de todos aqueles que cá vivem”. Os vereadores social democratas afirmam que a câmara imita o governo regional ao inscrever no plano para 2016 apenas 2 obras, as mesmas do plano anterior, pois acham que deviam estar previstos aumentos nos apoios à juntas de freguesia, à natalidade, uma 2ª fase de requalificação que inclua pauis, largo Paula Barcelos e rede viária do centro, requalificação do antigo edifício da Eda e melhoramento ou substituição da cobertura do Pavilhão Municipal. Os vereadores salientam ainda um aumento da receita, pela via dos impostos pagos pelos graciosenses, quando se prepara para diminuir o apoio à natalidade e manter “o valor diminuto” destinado ao Carnaval.

Dos vereadores do PS foi emitida uma declaração de voto afirmando que a proposta garante a execução de duas obras já assumidas em 2015, a rede de abastecimento de água Grotas II e o Parque Industrial, estando o inicio de execução da obra dependente da aprovação dos fundos comunitários.
Realçam ainda os socialistas que cerca de meio milhão de euros destina-se a apoios a atribuir a juntas de freguesia, coletividades, bolsas de estudo e auxílios financeiros a quem mais precisa. No âmbito social destacam-se os programas de apoio ao emprego e recuperação de habitações.
Para os socialistas trata-se de um orçamento realista, embora com a consciência de que “não especifica tudo o que gostaríamos de ver inscrito” sendo a missão do executivo “continuar a trabalhar para conseguir os objetivos... para o desenvolvimento e bem-estar da população”.






Reservatório de Água aberto à população

A Câmara Municipal informou que se encontra aberto à população o Reservatório de Água sito na Rua Eng. Manuel Rodrigues Miranda, na freguesia de Santa Cruz da Graciosa, de segunda a sexta-feira, das 13:30 horas às 17:00 horas.
O Reservatório de Água mostra a forma como a população conseguiu contornar o problema dos fracos recursos de água, criando assim estruturas que não são comuns nas restantes ilhas açorianas, justificando a sua importância como património e parte da história da Ilha Graciosa.





Coro da Matriz de Santa Cruz parte amanhã em digressão ao continente

Com o grande patrocínio do Coro e dos seus coralistas, na deslocação, o Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa está em viagen ao Continente português de 28 de Outubro a 2 de Novembro de 2015.
Segundo nota da direcção, o coro constituído por 35 elementos e com um repertório de canções do cancioneiro açoriano, vai realizar dois concertos, um em Lisboa  e o outro em Torres Vedras.
A deslocação do coro graciosense ao Continente, visa retribuir a visita que o Coro da Assembleia da República fez em Outubro de 2013 à ilha Branca.
 No caso de Torres Vedras, cujo concerto vai coincidir com as festas da Cidade, trata-se da primeira fase de um intercâmbio com o Coral Cant`Arte e de um convite da Câmara Municipal daquela cidade.





José Nascimento Ávila expõe em Torres Vedras

O fotógrafo José Nascimento Ávila leva a exposição “Encantos de Mar, Terra e Sonho” a Torres Vedras, para uma exposição integrada nas Festas da Cidade.
Esta exposição, cuja inauguração é às 18h00 de 31 de Outubro, Galeria Municipal de Torres Vedras, foi construída com registos de dias de encantamento, com o mar e a terra a convidar ao sonho.
A exposição estará patente de 31 de Outubro a 5 de Dezembro 2015.





Gaspar Cordeiro homenageado na comunidade emigrante nos EUA

Gaspar Cordeiro, mais conhecido como "Gasparinho", vai ser homenageado por um grupo de emigrantes residentes nos Estados Unidos da América.
O evento, que contará com a presença de membros da família do homenageado, decorrerá a 26 de Março de 2016.
Segundo a organização o objectivo é “ homenagear este grande homem e fazer um busto para que o seu serviço á nossa ilha Graciosa nunca seja esquecido”.





Intrusão salina e falha no sistema de desinfeção prejudicaram qualidade da água

O executivo Municipal de Santa Cruz da Graciosa publicou o resultado das análises à água, relativas ao 3º trimestre deste ano.
No relatório verifica-se que das análises efetuadas, 3 parâmetros não atingiram em 100% os valores previstos.
Cloretos com 0% e condutividades com 75%, foram os valores alterados devido à intrusão salina, que continua a afetar a qualidade da água.
Aparecem ainda das análises do 3º trimestre uma correspondência de 85,7% nas bactérias coliformes, com o relatório a mencionar uma falha no sistema de desinfeção para a alteração deste valor. A falha no sistema de desinfeção já foi entretanto resolvida, conforme indica o mesmo relatório.





Academia Musical reabre a 9 de Novembro

As inscrições ou matrículas para frequência da Escola de Musica da Academia Musical da Ilha Graciosa, decorrerão de 2 a 6 de Novembro, na Secretaria da Academia, todos os dias úteis, das 16H00 às 19H00.
As aulas iniciarão no dia 9 de Novembro.






Transportados menos 1.746 passageiros nos transportes públicos graciosenses de Janeiro a Agosto

A empresa de transportes públicos da Graciosa transportou 53 mil 822 passageiros nas carreiras urbanas, de Janeiro a Agosto deste ano.
Os dados do Serviço Regional de Estatística indicam que com excepção de Abril e Junho, registou-se uma diminuição em todos os restantes meses, pois foram transportados menos 1.746 passageiros do que no mesmo período de 2014.






Inventariação e salvaguarda das relheiras nos Açores

A proposta do Grupo Parlamentar do CDS-PP que visa a identificação e preservação das relheiras dos Açores e a sua potenciação como produto turístico específico da Região foi, esta quinta-feira, aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A Deputada Ana Espínola afirmou, na apresentação da iniciativa, que com “o Projeto de Resolução pretende-se dar um triplo contributo ao desenvolvimento dos Açores: cultural, ambiental e turístico”, salientando que o objetivo “é a possibilidade de proteção de marcas do nosso passado das quais ainda sobram vestígios importantes, em várias ilhas”.
As relheiras existentes em quase todas as ilhas dos Açores são constituídas por sulcos paralelos no basalto duro provocados, ao longo dos tempos, pelos cravos dos rodados dos carros de bois, com carretos diversos.

Na ilha Graciosa existem ainda em alguns lugares, como por exemplo na Baía do Filipe e no Bom Jesus.

Twitter Facebook Favorites More