Traduzir

Rádio Graciosa


04 setembro 2015

Resumo Semanal de 31 de Agosto a 6 de Setembro de 2015

Vereadores PSD sugerem que autarquia contrate técnico na área da protecção civil

O executivo municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu a 27 de Agosto, na Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, com os vereadores António Lourenço e António Reis, Carlos Picanço e Eulália Aguiar substituíram Conceição Cordeiro e João Cunha, respectivamente.
No período antes da ordem do dia, o vereador do PSD António Reis perguntou quando será entregue o relatório da PRODIB sobre as festas concelhias e aconselhou que seja mais detalhado, embora se tenha notado que este ano foi gasto menos dinheiro. António Lourenço esclareceu que as festas terminaram há pouco tempo, ainda não foram feitos todos os pagamentos e por isso ainda não está pronto, mas será entregue logo que esteja concluído.
António Reis perguntou ainda se o município tem os planos de protecção civis actualizados e sugeriu a contratação de um técnico especialista na área para a sua revisão e apoio, tendo António Lourenço esclarecido que existe um plano em vigor e que estes documentos são realizados com o Serviço Regional de Protecção Civil.






Executivo camarário aprova apoios e empreitada do Parque Industrial

Na ordem de trabalhos, foi aprovado com dois votos do PS e duas abstenções do PSD, a compropriedade de um prédio rústico no Manuel Gaspar.
O executivo aprovou, por unanimidade, a realização de uma acção de sensibilização sobre protocolo, que a Vereadora Eulália Aguiar propôs que decorresse em horário pós-laboral.
A Fábrica Paroquial de Guadalupe receberá um apoio de 400 euros, para aquisição de um órgão litúrgico, 100 euros à Filarmónica de Guadalupe, para ajuda com despesas na deslocação a Faro e o mesmo valor à Filarmónica de Recreio dos Artistas pela deslocação a São Jorge e apoios às festas populares, nomeadamente 1.875 euros para as Festas da Luz, 1.125 euros à festa do Livramento e Santa Quitéria e 490 euros à Festa de São Miguel Arcanjo.
Um dos pontos da ordem de trabalhos era a denominação de ruas, o que gerou alguma discussão e a proposta acabou por ser aprovada por maioria, com abstenção dos membros do PSD, que justificaram a sua opção com o facto de concordarem com todos os que serão homenageados e recusaram-se a votar no nome da rua em será homenageado o médico Vasco Rodrigues, pois já foi aprovado em reuniões de câmara e de assembleia municipal, por isso entendem os vereadores que “ a Câmara terá que apenas dar seguimento à deliberação”.
Da reunião camarária destaca-se ainda a aprovação por maioria da proposta de empreitada do Parque Industrial, com a abstenção dos vereadores do PSD, devido a “toda a confusão e quem sabe algumas ilegalidades em que todo esse processo tem estado envolvido”, embora reconheçam a importância do investimento para a economia da ilha.





Autarca de Santa Cruz alerta para existência de pequenas lixeiras nas bermas das estradas

No período de intervenção do público, o autarca de Santa Cruz da Graciosa, Paulo Cunha, elogiou a autarquia pela excelente organização das festas concelhias e embelezamento da praça e agradeceu a colaboração do município na melhoria de condições nas zonas balneares da freguesia.
Paulo Cunha alertou para o aparecimento de pequenas lixeiras, com entulhos e animais mortos nas bermas de algumas estradas, especialmente na estrada do Barroso e alertou que a junta não tem meios financeiros e humanos para continuar a fazer este tipo de limpeza.
O vereador António Lourenço disse que a brigada do ambiente da GNR deve ser informada para fiscalização e que os infratores sejam autuados.
Paulo Cunha alertou ainda para algumas situações que se verificam no trânsito em Santa Cruz, nomeadamente a proximidades às curvas, das passadeiras das ruas do Mercado e do Marítimo, o que poderá provocar atropelamentos e sugeriu a sua alteração. Alertou também para alguns automobilistas não respeitarem o sinal de trânsito proibido na Rua D.Afonso Henriques, após o horário indicado, o que poderá acontecer devido à pouca visibilidade da placa indicativa da excepção.





Onze processos judiciais na sequência do surto hemorrágico em coelhos nos Açores

O secretário da Agricultura disse que entraram nos tribunais dos Açores 11 processos judiciais contra desconhecidos, por suspeita de crime no surto de Doença Hemorrágica Viral (DHV), que matou milhares de coelhos em oito ilhas, conforme noticia o Açoriano Oriental.
A ilha Graciosa foi a primeira das oito ilhas em que foi detetado o problema, tendo o Governo Regional interditado a caça na ilha a 11 de Dezembro de 2014.
Luís Neto Viveiros assegurou que o Governo Regional não está em condições de comprovar se houve ou não mão criminosa neste surto, mas reconheceu que esta é uma “tese em avaliação”.
“Havendo indícios, como algumas associações de caçadores entendem, que terá havido mão criminosa na disseminação da doença e introdução da mesma nos Açores, naturalmente que a secretaria estará disponível para colaborar na identificação desta questão. Comprovando-se, os seus responsáveis devem ser devidamente punidos”, sustentou o governante.
Neste momento, a proibição de caça ao coelho bravo mantém-se válida apenas nas ilhas das Flores e Santa Maria, porque segundo o governante o surto hemorrágico “foi mais forte e fez com que as densidades da espécie sofressem uma redução substancial”, prevendo-se que a caça só deva voltar a ser permitida nestas duas ilhas em 2016.
O primeiro surto de Doença Hemorrágica Viral ocorreu nos Açores em 1989.





Concurso do Matadouro da Graciosa será lançado até ao final do ano

Até ao final do ano será lançado o concurso para a empreitada a construção de um novo matadouro na Graciosa.
Esta empreitada insere-se nas políticas de dinamização da capacidade de exportação da Região, através da consolidação de estruturas de receção de animais, desmancha, transformação, preparação e valorização dos produtos da fileira da carne.
Recorde-se que o projecto do novo matadouro da Graciosa foi apresentado em Junho de 2012, um investimento de mais de 3,5 milhões de euros, quando era na altura Noé Rodrigues o secretário da agricultura.
Um investimento à muito esperado pelos agricultores graciosenses, pois trará melhores condições de abate, embalagem e expedição do produto final.






Conselho de Ilha vai apresentar preocupações recorrentes ao presidente do governo

O Governo Regional dos Açores chega à ilha Graciosa na próxima semana para a realização da visita estatutária de 20015.
Na agenda o destaque vai sempre para o encontro com o Conselho Ilha Graciosa, em que são debatidos os problemas da ilha.
Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, revelou, em entrevista à Rádio Graciosa, que aquele órgão considera urgente a realização de um estudo e de um plano que inverta a situação da Graciosa, a única ilha que apresenta números negativos no turismo, não acompanhando a tendência regional.
Medidas e obras já mencionadas recorrentemente, mas que continuam por concluir também estão nas preocupações dos conselheiros, como é o caso dos projectos da marina da Barra, do matadouro, Adega, Cais Novo da Calheta e da estrada Limeira-Porto Afonso.
A área social também está nas preocupações dos conselheiros, devido à necessidade de criação de uma valência de cuidados continuados, actualização dos contratos com as IPSS e ainda alguns casos de pessoas sem-abrigo na ilha e de individuos que perderam habitações para o estado, desejando o conselho que se crie um protocolo para dar condições a essas pessoas.
O Presidente do Conselho Ilha Graciosa afirma que “é preciso que o Governo ouça o Conselho de Ilha” e que não se ande em “Banho-Maria”, pois tem alertado para muitos problemas e não tem havido feedback por parte da tutela.
Carlos Brum afirma que o concelho de Santa Cruz da Graciosa tem estado um pouco esquecido por parte deste governo, mas é preciso que olhem para a ilha de uma maneira mais pragmática.





Marcelo Bett, Vasco Rodrigues e Machado Ávila dão nomes a ruas

Três ruas, do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, têm oficialmente novos nomes desde o passado dia 1 de Setembro.
A rua de acesso ao novo centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa chama-se Rua Doutor Vasco dos Reis Magos Rocha Rodrigues.
A estrada de acesso ao aeroporto denomina-se Manuel Machado Ávila e o caminho entre a Igreja de Guadalupe e o início do Caminho das Courelas, chama-se agora Engenheiro Marcelo Bettencourt.
Estas denominações foram deliberadas em reunião de Câmara de 27 de Agosto e visam homenagear três graciosenses ilustres.


Twitter Facebook Favorites More