Traduzir

Rádio Graciosa


25 setembro 2015

Abertura do 24º Congresso da Lusofonia na Graciosa

 
Santa Cruz da Graciosa está a acolher, pela primeira vez, até 27 de Setembro a AICL e os Colóquios da Lusofonia na sua 24ª edição.
Cinco autores açorianos deslocam-se a Santa Cruz para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana, haverá, para além das sessões científicas – recitais de Poesia, recitais do Cancioneiro Açoriano e de poetas açorianos.
O evento começou com o Hino da Lusofonia, seguindo-se os discursos de abertura.
O Presidente da Associação Internacional Congressos da Lusofonia, Chrys Crystello, deu a conhecer a história da Graciosa e falou de alguns locais e obras de grande riqueza cultural, que vão hoje ser vistas pelos participantes no congresso.
A Directora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa em Cabo Verde, Marisa Mendonça, disse que a sua participação mais não é do que uma demonstração de respeito por todos os que se envolvem na promoção da língua portuguesa.
O prémio Nobel da Paz, D.Ximenes Belo, mostrou-se satisfeito por participar neste evento e visitar uma ilha que desconhecia até agora, pois conhece muito pouco dos Açores.
O bispo disse esperar solidariedade e apoio para com o povo de Timor-leste, que celebra este ano 500 anos de contacto com o povo português. “500 anos de luta, de guerrilhas, de amizade”, mas continua união pela língua, cultura e religião.

Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, mostrou a satisfação do município com a aproximação destes eventos aos graciosenses.

São sete dezenas de inscritos, que estão esta Sexta-feira a conhecer a ilha, para no Sábado e Domingo decorrerem as sessões culturais no Graciosa Hotel, a que pode assistir qualquer pessoa interessada.
Nesta sessão de abertura destaque ainda para a homenagem à ilustre graciosense Palmira Mendes Enes, por Mercês Coelho e Zilda Morais e apresentação da obra “Sahar, a rapariga do véu", de Susana Margarido, por Manuel Jorge Lobão.









Twitter Facebook Favorites More